Esta página é dirigida a técnicos , engenheiros , estudantes e hobystas da área de elêtronica. Obrigado pela visita e , agradeço sugestões a este site.

Eng Risnik ,David M

Consultrônica

Foto acima = BALUN - transformador adaptador de impedancias . . . . . Foto ao lado = cabo coaxial de 75 ohm , para descida de sinal da antena (RF)

Index Sonorização para autos (I)

ANTENAS de TV

Introdução Características Instalação

 

As antenas receptoras de sinais para TV , assim como os demais tipos de antenas , reúnem uma série de características básicas que são fundamentais para o perfeito desempenho de suas funções : qual seja a de CAPTAR o sinal de RF (rádio freqüência) que esta presente no "ar" e encaminhá-lo ( fio de descida) ao receptor de TV .

A intensidade deste sinal de RF presente no ar pode apresentar-se com variações extremas em função do LOCAL , isto porque estas ondas de sinais eletromagnéticos sofrem bloqueios em função dos anteparos que encontram em sua trajetória : como por exemplo prédios , montanhas , etc. Assim é perfeitamente possível termos locais onde a penetração destes sinais torne-se de extrema dificuldade ou até mesmo bloqueada ! Nestes casos , ao contrário do que muitos podem imaginar , não é substituindo-se a ANTENA que se resolve o problema , mas sim instalando-a em outro local - normalmente mais "alto" e melhor posicionado com relação ao transmissor ! Lembre-se : as antenas somente conseguem captar os sinais que estiverem presentes no "ar" , e caso eles não existam ali ou estiverem com intensidade muito baixa , por melhor que sejam , as antenas NADA poderão fazer ! Isto justifica a idéia de que um bom posicionamento é FUNDAMENTAL para a recepção de sinais .

Um outro fator que "desgasta" os sinais de RF é a distancia , ou seja quanto mais afastado for a localidade da antena transmissora , tanto menor (menos intenso) será este sinal.

A antena e a sua correta instalação (posicionamento) são os maiores responsáveis pela qualidade da recepção . Para cumprir com esta função , as antenas são DIMENSIONADAS dentro de critérios técnicos rígidos , como por exemplo

  • dimensionamento das varetas (função do comprimento de onda do sinal)
  • varetas diretoras e refletoras (função do ângulo de recepção exigido)

Como terceiro fator podemos lembrar a importância do sistema de descida do sinal , ou seja o cabo elétrico que transporta o fraco (ou fraquíssimo) sinal colhido pela antena , até a entrada do receptor de TV. Basicamente estão disponíveis dois tipo de cabo de antena :

O fio paralelo de 300 ohms ( também chamado de balanceado)

O cabo coaxial de 75 ohms ( também chamado de desbalanceado) - Vide foto

Como lembrete final , importante salientar sobre o perfeito casamento de impedancias do sistema de descida : assim devemos atentar para três itens : a impedância de saída da antena - a impedancia do fio de descida - e a impedancia do sistema de entrada de sinal do receptor . Estes três valores devem ser iguais (= casados). Existem componentes auxiliares que servem para "ajustar" a união entre sistemas com impedancias diferentes - são os chamados BALUN. Vide foto

O termo balun (matching transformer) vem de "balanced to unbalanced" , que corresponde a transformadores casadores de impedancia que adaptam sistemas balanceados (300 ohms) a sistemas desbalanceados (75 ohms) , ou vice-versa.

 

São Paulo-SP/ Brasil

This page hosted by Get your ownFree Home Page

Obrigado pela visita !