Autor: Eng Risnik , David. M. E-mail: dmrsp@terra.com.br

* 2006 *

*

CAD - Conversor Analógo Digital

A esquerda um sinal analógico , a direita um sinal digital

Assim como na vida tudo é passageiro , em eletrônica podemos afirmar que tudo na natureza é ANALÓGICO menos o microcomputador ! Voce sabe diferenciar o que é analógico e o que é digital ? Bem , vamos la então inciar pelo inicio: até bem pouco tempo atrás , pouco se ouvia falar em sinais digitais , hoje quase que o reverso é verdadeiro . É mais facil entender o que é um sinal digital pois ele possue somente dois estados ou dois niveis de tensão: nivel ZERO (ou zero volts) e nivel UM (ou na maioria das vezes 5Volts , pois é um valor padrão para os CIs TTL) . Um sinal ANALÓGICO , é o oposto do digital , ou seja possuem INFINITOS niveis de tensão ,  podendo assumir qualquer valor dentro de uma faixa de voltagem ! . Um sinal de audio , uma onda senoidal , uma fonte de alimentação com saida ajustável , são alguns dos bons exemplos de sinais ANALÓGICOS.

Apesar de tudo muito bonitinho , hoje o panorama tecnologico esta mudado. Manipular um sinal ANALÓGICO (sinais que o ser humano pode interpretar pela visão , audição , etc) representa a PIOR condição para um circuito ! Pior ? por que pior ? Simples , a evolução  vem atingindo niveis de QUALIDADE que exigem uma ESTABILIDADE maior dos sinais , caracteristica que os sinais ANALOGICOS não possuem !!  Os microprocessadores possuem velocidade extraordinaria para manipular com NUMEROS BINARIOS (sinais digitais) , a ponto de nós , simples seres humanos "lerdos em processar informações" , se quer percebemos as "emendas" e interrupções que um processador de CD , por exemplo , processa a velocidades incriveis , e nos entrega uma reprodução de áudio "limpa" e nítida - pelo menos aos nossos ouvidos ...rs , mas sabemos que ela esta toda "remendada" após atravessar circuitos e mais circuitos de correção ! Os microprocessadores nos ENGANAM , e graças a Deus nem percebemos ....rs

Um a zero aos sinais digitais ! Mas como então manipular a grande parte das informações que nos rodeiam e que são de origem ANALÓGICA ? Simples: utilizando os conversores A-D . Simples ? ....rs....nem tanto assim . Uma série de problemas são "embutidos" nesta conversão ! So pra citar uma deles: substituimos os ruidos analógicos pelo ruído de quantização ! . Quantizar um sinal significa defini-lo em níveis PRÉ-DETERMINADOS . 

Em sintese é isto que faz um CAD (conversor AD) . A cada nivel predeterminado , ele atribue um VALOR numerico - digital . Assim , CONVERTEMOS um sinal senoidal , por exemplo , em uma série de NUMEROS digitais , cada um correspondendo a uma voltagem .

Hoje já se dispoe de CI´s ultra pequenos (8 pinos DIP!) que realizam até conversões AD em 12 bits (valores quantizados em até 4.000 steps). Quem quiser obter maiores detalhes técnicos desta maravilha , pode por exemplo procurar o site da Linear Technology e se deslumbrar por exemplo com o LTC 1291 - um CAD serial de 12 bits . 

www.linear.com

 

 

São Paulo-SP