Fitas Posição correta de se armazenar fitas -na verticalde vídeo

By: Risnik , D. M. - - Index

Quando bem conservadas , as fitas de vídeo podem proporcionar reprodução satisfatoria durante decadas. Porém alguns agentes externos e mesmo o mau trato com certeza abreviam este período. Vou descrever nesta matéria como proceder para realizar pequenos reparos nestas peliculas magnéticas tão frágeis.

ATAQUES A FITA

Dentre os agentes mais danosos a pelicula podemos citar: a temperatura , a umidade e o ataque mecânico. A fita de vídeo (e áudio também) é constituida por uma fina película de composto magnético (particulas de óxido) depositada sobre uma base plástica ( acetato ). Esta face recoberta pelo óxido é que atua como elemento de armazenagem do sinal , a face oposta é inativa. Aqueles que já deram uma espiadinha nas matérias sobre vídeo em nosso index , já sabem que a gravação de vídeo é de alta densidade , isto quer dizer , existe muita informação em espaço reduzido! O vídeo cassete deve ser capaz de lêr estas informações com precisão (pista da ordem de microns) para a reprodução de uma boa qualidade de imagem. O pior que pode acontecer a uma fita é sofre DEFORMAÇÃO MECÂNICA - ou seja , por qualquer tipo de agente externo , a pelicula ser esticada ou amassada ... pronto esta decretada a falência do sinal neste ponto!

Todo cuidado é pouco - desde a armazenagem até a inserção da fita no VCR.

ARMAZENAGEM & CUIDADOS

Evite ambientes quentes (sol direto nem pensar) e com excesso de umidade: o bolor é um agente altamente danoso tanto a fita como ao VCR . Atenção: fitas com manchas visíveis na superfície e/ou na caixa não devem ser inseridas no vídeo sob o risco de se danficar as cabeças.

Armazene-as em posição vertical (nunca deitadas) pois a borda da fita pode ser danificada, principalmente se for por períodos longos (meses/anos). Para se evitar o mofo , a fita deve ser arejada períodicamente. Nunca toque a parte ativa da fita (óxido) diretamente com os dedos - o ácido e a gordura da péle podem contaminar a pelicula.

DICAS

Mesmo tomando-se todos os cuidados , sabemos que a durabilidade de uma fita é limitada , principalmente se considerarmos: 1) a sua marca e 2) horas de utilização. É sempre recomendado que se façam cópias das fitas que nos são mais preciosas, como : recordações , eventos especiais etc.

DESMONTANDO & MONTANDO

O cartucho VHS não foi criado para se desmontar , mas em condicões de extrema necessidade , quando este é o último recurso para se salvar uma fita , veja a seguir os procedimentos e cuidados que se deve obedecer:

CAPA FRONTAL DE PROTEÇÃO

Para abrir a capa frontal , pressione a travinha lateral e para mantê-la aberta utilize um durex. A face da fita que se torna exposta já representa o lado ativo , portanto evite toca-la diretamente com os dedos. Mesmo aberta , a fita ainda não pode ser retirada para fora do cartucho pois uma segunda trava mantém os carreteis imóveis.

Para liberar a tampa frontal pressione a travinha laterallevante a tampa para ter
acesso a fita

Observando o cartucho por baixo , podemos visualizar duas aberturas: a maior (próxima ao frontal) é utilizada pelo VCR para sensoriar a entrada e saída da fita(TAS = tape Start e TAE = tape End) atravéz de um feixe ótico (lúz emitida por um Led IR) . Podemos observar estes orifícios que dão passagem a lúz pelas laterais , quando levantamos a capa frontal do cartucho. O outro orifício é utilizado pelo VCR para liberar as travas internas que mantém os carreteis imóveis.Esta trava pode ser liberada utilizando por exemplo um palito.Depois de liberado os carreteis , a fita pode ser extraida (com cuidado) para fora do cartucho para melhor inspeção. Evite torções , dobras e esforços mecanicos : a fita fora do cartucho deve ser manuseada com todo cuidado.

Vista inferior do cartuchoPressione esta trava para liberar o movimento dos carreteisAqui você observa o sistema interno de trava dos carreteis

Existem casos em que será necessário abrir o cartucho para manutenção dos carreteis. Utilizando uma chave philips pequena , retire os 5 parafusos da tampa inferior. Vire e posicione normalmente o cartucho sobre uma mesa e levante com cuidado a tampa superior , para que os carrteis e roletes permaneçam na base. Retire os componentes com atenção , para remontá-los na sequencia inversa. Com os carretéis fora do cartucho é mais cômodo fazer uma limpeza , utilizando um pano ou algodão macio levemente umedecido. Evite o uso de solventes. Para secar utilize um soprador ou secador de cabelos , sempre em temperaturas moderadas. Depois de limpo , não toque a fita diretamente com os dedos.

Retirando os parafusos da tampa inferior para abertura do cartucho Limpeza da fita com um pedaço de algodão macio

Remontado o cartucho , certifique-se de que os carreteis e a fita não ficaram presos ou mau centrados. Insira a fita no VCR e acione repetidamente os processos de FF (avanço rápido) e RW (retrocesso) , para acomodação completa.

São Paulo-SP/ Brasil

This page hosted by Get your ownFree Home Page

Matéria Nova!

Você está sendo o visitante de número: