Antenas interna - obtendo melhores rendimentos

Autor: Eng Risnik , David. M. - - E-mail: dmrsp@terra.com.br  

terça-feira, 15 de julho de 2003 22:06

 

Por mais avançada que esteja a tecnologia , os recursos e as técnicas , a velha e prática antena interna para Tv dificilmente vai ser condenada a extinção . Um aparelho no quartinho dos fundos , na oficina de trabalho , na loja , no escritório , ou mesmo no refeitório , onde por ironia , o fio da antena externa ou da Tv a cabo não alcança !

O que fazer ? apelar para o par de varetas ... Chuviscos e chiados vão dominar sua fúria , que desesperadamente procura pela melhor posição da antena , se é que ela existe . Vira , fecha , estica , abre , e consegue enfim melhorar "um pouquinho" a imagem. Sei como é , já passei por isto em varias ocasiões , por isto ofereço algumas dicas (não se iluda , nada de mágicas).

REGRA número UM 

    Na maiorias das vezes , a antena interna "par de varetas" só coopera com 50% da captação do sinal , estando o restante por conta do "fio" que a liga aos bornes da tampa da Tv ! Enquanto uma capta o sinal , a outra o deteriora ! ! !  O fio 300 ohms , como é chamado (cabo paralelo balanceado) é "péssimo" para acoplar o debil sinal captado pela antena de varetas a entrada do "tuner" (sintonizador da TV) . Esta conexão (cabo) deve servir tão somente a "conduzir" o sinal e nunca ter efeito de captação por menor que seja . Assim estaremos assegurando que a melhor posição localizada para a antena seja 'INDEPENDENTE DA POSIÇÃO DO CABO" , o que na grande maioria das vezes não ocorre. 

COMO FAZER ?

As receptores de Tv mais atuais já dispõe de tomada de antena em conexão desbalanceada = 75 ohms , com conector tipo RCA ou de rosca . Este é o sistema que assegura o melhor acloplamento de sinal . Nestes casos o fio de antena utilizado é o cabo coaxial (com blindagem) 75R . A antena , seja ela externa ou interna , para assegurar a melhor transferência de sinal deve ter sua impedância "casada"  com a do cabo . Antenas internas (todas) são do tipo BALANCEADAS - (duas varetas no ar) - que devem captar o sinal em " simetria " e entrega-lo eficientemente ao cabo de 75R através de um "balun" - adaptador 75/300 , muito comum no comercio eletrônico .

ADAPTANDO A ANTENA INTERNA

Vamos proceder a algumas adaptaçoes na antena interna. Primeiro substituir o cabo 300 pelo cabo blindado 75R  mais o balun .  Este balun deverá estar o mais próximo fisicamente da antena de varetas (alguns centimetros) e preso a base com firmeza , para que o cabo de conexão não opere também como um elemento captador de sinais . Utilizando cabo coaxial de boa qualidade , as perdas serão bem reduzidas , então procure deixar um comprimento razoável (alguns metros) , para que se tenha mobilidade em posicionar a antena interna , procurando por locais de melhor recepção . Particularmente deixei com 4 metros .  A "diferença" na qualidade da imagem é de surpreender. Observem bem , eu não me refiro a "milagres" , pois em locais difíceis e "baixos" a penetraçaõ de um sinal de VHF é bem prejudicada , e "repleta" de sinais refletidos que geram os chamados "fantasmas" . Mas uma antena interna bem "balanceada" e criteriosamente posicionada (lembrem - as varetas devem captar os sinais em simetria) vai render resultados bem satisfatórios , palavra de quem já o FEZ .Por outro lado , qdo o sinal é fraco , o seletor de canais opera em ganho máximo (AGC) e fica muito suceptivel a "regenerações" , especialmente se sua TV já completou muitos aninhos de vida ..., cujo principal elemento provocador deste desastre ... é o cabo da antena . Vamos então dar um fim nele !

Caso a sua TV não disponha da tomada de antena em 75R (desbalanceada) , a solução vai dar um pouquinho mais de trabalho sendo recomendada somente àqueles que já trabalham na área técnica de TV . 

Reconfigurando a tomada de antena do receptor

Retire a tampa da Tv , e localize o "tuner" (seletor de canais) . Procure pelo "balun" que deve estar acoplado a sua entrada de sinal. Em alguns modelos este balun esta colocado junto a própria tampa da TV , na caixa de bornes de antena de 300 ohms . Este componente deve ser "desativado" (fora do circuito) e sua nova conexão vai interligar "diretamente" a entrada de sinais do "tuner" de 75R (via cabo coaxial) a tampa da TV , onde será instalado um conector apropriado , ou se preferir , este cabo já pode ser prolongado externamente até a antena interna (via balun como ja expliquei).

CUIDADO - ATENÇÃO - IMPORTANTE - LEIA ISTO ! ! ! !

    Quando vc fizer a ADAPTAÇÃO sugerida acima , LEMBRE-SE de que o TERRA do receptor estará presente na MALHA DO CABO COAXIAL  ! ! ! 

ISOLE  C-O-M-P-L-E-T-A-M-E-N-T-E  A MALHA DO CABO COAXIAL JUNTO AO BALLUN e SOMENTE UTILIZE BALUNS COM ACOPLAMENTO CAPACITIVO a antena , para evitar CHOQUES ELETRICOS e ou curtos ! !  Qualquer "malha" do cabo que permanecer sem isolação , ao tocar em partes metálicas ou pessoas , poderá vir a causar "choques elétricos" ou curto circuito se o TV não for do tipo isolado . A melhor sugestão é providenciar a inclusão do TRANSFORMADOR DE ISOLACÃO na tomada da rede elétrica do Receptor .

REGRA número DOIS

O comprimento das varetas deve ser INVERSAMENTE proporcional ao numero do canal . Assim , para os chamados canais baixos (2 a 5) , deixe as varetas totalmente esticadas (maior comprimento possível) . Para sintonizar os canais altos (7 a 13) reduza o comprimento das varetas , isto melhora a recepção das frequências mais elevadas.  

    REGRA número TRÊS

Algumas "crenças" sugerem que a inclusão de palhas de aço nas varetas da antena melhoram a recepção . Desconheço qualquer fundamento nisto , pois para vc alterar a característica da antena , basta posiciona-la corretamente , e ajustar o comprimento das varetas , nada mais . Varetas quebradas , com mal contado , ou parafusos da base soltos , são sim condições que prejudicam a recepção .

    ULTIMA REGRA

Nunca conseguiremos pescar em rios que não tenham peixes ... assim como nunca conseguiremos obter boa recepção em "meios" que impedem a penetração dos sinais . Em outras palavras , se vc deseja mesmo ter uma boa recepção , procure pela instalação de uma antena EXTERNA , onde ela terá condições de CAPTAR os sinais que ali EXISTAM.

boa sorte !

São Paulo-SP

This page hosted by Get your ownFree Home Page