CONTRÔLE REMOTO - TELEFONE SEM FIO

By: Risnik , D. M. - Index

Teclado de um controle remoto AIWATeclado de um telefone sem fio - GE

As teclas de seu telefone sem fio já não obedecem mais ? (aperta - aperta - aperta e .. nada !) e o contrôle remoto de sua TV - também está dando trabalho ? Já substituio as pilhas e não resolveu ?

Então leia esta matéria .

Você pode estar achando estranho o fato de eu ter incluido num mesmo tema dois aparelhos distintos: a razão é uma só: em 80% dos casos esses dispositivos tem como causa comum de defeito um só responsável - o sistema de teclado. Vou fazer uma breve descrição deste sistema para auxilia-lo a resolver boa parte desses "probleminhas" .

Por uma questão de praticidade e principalmente "custo", os teclados numéricos desses dispositivos são constituidos por uma membrana de borracha conhecida por MANTA. Trata-se de uma mistura de borracha sintética grafitada que apresenta uma certa condutibilidade elétrica. Podemos lêr a resistência ohmica entre dois pontos (próximos) da ordem de algumas centenas de ohms . Abaixo desta membrana está uma placa de circuito impresso (PCI) com as conexões ao circuito integrado. Nesta placa , além das pistas normais de cobre , existem as pistas de grafite (um composto condutor) que atuam como contatos a serem fechados ( unidos pela resistência da manta) pela tecla pressionada. O CI vai lêr esta informação e processar o comando necessário.

Agora vamos aos problemas:

Membrana de teclado vista por dentro - a seta aponta para a borracha condutora que da contato com a PCI quando pressionadaPlaca de circuito impresso abaixo da membrana, com pistas de grafite que se remontam para facilitar o contato com a tecla da manta

1) com o passar do tempo dois processos ocorrem simultaneamente - a manta de borracha condutora vai se tornando mais rígida e recoberta por depósitos de impurezas que vão elevando a sua resistividade - e com isto a resistencia normal de algumas centenas de ohms passa para valores maiores que poderão não mais ser identificados pelo CI. Por outro lado a placa de circuito impresso , nas áreas de pressão das teclas , vão se contaminando com o grafite da manta e passam a oferecer fuga (resistividade) mesmo sem a pressão da tecla - gerando êrros de interpretação ou até o bloqueio do CI - que por reconhecer várias teclas pressionadas simultaneamente , inibe o sistema. Um terceiro problema que poderá ocorrer é o da perda de contato entre as pistas de grafite e as pistas de cobre da placa , seja pelo envelhecimento ou trincas na placa.

O QUE PODEMOS FAZER ?

Com relação a manta de borracha - uma limpeza é mais simples e pode ser executada da seguinte forma: desmonte com bastante cuidado o aparelho até liberar a manta , que normalmente se encaixa somente por pinos guias. Retire-a , e pelo lado dos contatos (lado inverso das teclas - vide foto) passe uma lixa bem fina (180 ou 220) retirando uma fina camada de borracha que pode estar impermeabilizada. Se você dispuser de um ohmimetro , faça uma medida antes e depois da limpeza e perceba a diferença !

Com relação a placa de circuito impresso - os cuidados na limpeza devem ser maiores para não se agravar mais ainda o problema. Utilizando um papel absorvente - umedecido com água e alcool , deslize suavemente sobre as áreas de contato . Evite esforços mais profundos para não destruir as pistas de grafite. Elimine os fiapos e com um soprador térmico (pode ser um secador de cabelos) aplique um aquecimento (moderado!) na placa para eliminar toda umidade.

Remonte cuidadosamente o conjunto , observando para que nenhum cabo (flat cable) ou fio tenha se interrompido. O contrôle remoto opera com um único CI e um elemento ressonador (cerâmico) para o clock - verifique sua perfeita conexão ao circuito. Proceda também a uma limpeza dos contados das pilhas. Em casos mais raros , o led emissor de IR (infra-red) ou o seu driver (normalmente um BC337 ou BC327) podem estar queimados. Nestes casos só um técnico habilitado poderá verificar o problema.

ATENÇÃO: a lúz emitida por este Led não é visível - VOCÊ NUNCA VAI VÊ-LO ACENDER!!

São Paulo-SP/ Brasil

This page hosted by Get your ownFree Home Page

Sua visita muito me honra !