Tira Duvidas - procure aqui a resposta aquela dúvida ...ou envie um mail relatando sua questão Tire suas dúvidas aqui !

 Eng David Marco Risnik

 

 

 

 dmrsp@terra.com.br                                                                    

Reuni nesta página algumas das perguntas mais frequentes que tenho recebido , confira !

1 - A imagem da minha TV está  fraca e as cores com pouca vida . Qual o diagnóstico mais provável ?

R - Normalmente essas características são decorrentes de um cinescópio esgotado . Isto ocorre pelo desgaste do elemento que reveste o "catodo" responsável pela emissão do feixe de elétrons . O tempo de vida útil de um cinescópio  em média pode ser estimado em 10 anos , desde que sejam obedecidas suas características básicas.

2 - Um cinescópio pode ser "recondicionado" ? Ele vai ser igual a um novo ?

R - Existem maneiras de se "recondicionar" o tubo de imagem , porém só em determinados casos ele será vantajoso . No recondicionamento , somente o "canhão" que gera o feixe eletrônico é substituído ou "recondicionado" , sendo que a carcaça (vidro) e a tela (recoberta por fósforo) permanecem inalteradas . Assim , manchas e riscos muito comuns nos cinescopios "velhos"   irão permanecer visíveis . A durabilidade de um cinescópio recondicionado também é menor , pois o "processo" de fabricação (bomba de vácuo , ambiente esterilizado ) nunca será o mesmo . Um outro problema será o alinhamento do feixe , que vai exigir um bom trabalho técnico sobre o  yoke , mas nunca será igual ao de um novo . 

3 - É normal o aquecimento da tampa traseira de um TV ?

R - Sim  ‚ é normal este aquecimento . O principal responsável por este aquecimento é o filamento do cinescópio .A tampa traseira dos TVs possuem aletas de ventilação para facilitar a troca de calor com o meio ambiente , evitando que o interior do TV atinja temperaturas muito  altas . Para prolongar a vida de um receptor é muito importante mantê-lo trabalhando em temperaturas amenas , para isto jamais obstrua as aletas de ventilação , nem posicione o TV em local ou estantes que obstruam uma ventilação adequada.

4 - O que poderá  acontecer se por descuido for derramado água (ou liquido) sobre uma TV ?

R - Vamos analisar duas situações distintas : se a TV estiver "ligada" ou "quente" (desligada recentemente) , o liquido que escorrer pelo circuito (entrar pelas ranhuras da tampa traseira) poderá provocar um "belo" estrago e até mesmo "a trinca do pescoço do tubo" inutilizando-o ! Portanto NUNCA deixe copos ,  jarras , garrafas , etc , sobre a Tv (ou outro qualquer outro aparelho eletrônico) . Segundo caso : se a TV estiver "fria" (desligada a um bom tempo) o vidro do cinescópio não corre perigo ! Quanto ao circuito ,  o liquido derramado "poderá" vir a causar problemas quando o receptor for "ligado" , seja criando "fugas" ou provocando outras anomalias , como a queima de componentes . Dependendo da quantidade derramada é altamente aconselhável: 1) não ligar o aparelho nestas condições 2) abrir e verificar o "estrago"  e se possível tentar "seca-lo" com papel absorvente , depois com secador térmico . Se não dispuser destes recursos , uma boa dica será deixa-lo "tomar sol" por algumas horas ... sem a tampa . 

5 - O fusível de minha TV queimou depois de uma tempestade .Ele foi substituído por outro de mesma amperagem , mas voltou a queimar . Porque ?

R - Observe que o fusível é um dispositivo de PROTEÇÃO do seu aparelho , e não um componente que deva ser substituido pura e simplesmente. Sempre a queima de um fusivel nos indica alguma anormalidade que deve ser pesquisada : por exemplo algum curto-circuito interno nos retificadores , ou na fonte de alimentação. No seu caso , a queima do fusivel substituido indica que o problema persiste e deve ser sanado antes da troca do fus¡vel . Jamais substitua fusíveis por outros de maior amperagem , que poderão causar problemas mais sérios ao Tv.

6 - Como se mede a "amperagem" de um fusível ? O que é fusível com retardo ?

R - Um fusível é constituído por um "condutor" (fio) que é previsto para se romper (excesso de aquecimento)  quando um corrente elétrica que o atravessa ultrapassar um determinado limite (exemplo: fusivel de 1A) Obviamente que é IMPOSSÍVEL medir a amperagem de um fusível ... Só podemos testar se ele esta perfeito (circuito fechado = curto) ou aberto (queimado) . Pela prática , você conseguira distinguir um fusível de alta amperagem (ex: 10A = fio espesso) de um fusível de baixa amperagem  (mili-amperes = fio capilar ou muito fino)  . Os testes de fusão a determinadas correntes só são feitos pelo fabricante , portanto é uma boa prática adquirir sempre  fusíveis de marcas conhecidas ... Além da amperagem , normalmente o fabricante especifica a máxima VOLTAGEM de trabalho . Isto refere-se a "isolação" entre seus terminais , que nos casos de queima do fusível , a voltagem do circuito agora aplicada sobre ele , não irá provocar "arcos" nem fuga . Nunca substitua um fusível por um pedaço de fio (curto circuito) , pois isto poderá não causar problema algum , ou ... "torrar" todo um circuito ! Os fusíveis com retardo , são aqueles que "suportam" uma determinada corrente por pequena duração , mesmo que ela ultrapasse o valor nominal . Estes fusíveis só se rompem se esta corrente permanecer alta por um tempo maior (normalmente segundos).

7 - Como saber se um problema de "imagem" está  no canal de luminância ou de crominância ?

R - Para esclarecer sua dúvida , deixe-me antes explicar como é formada a imagem na tela: toda imagem pode ser dividida basicamente nas duas componentes principais: a Luminancia (ou simplesmente Luma) e a Crominancia (ou simplesmente Croma) . Como o próprio nome sugere , a luminancia é a componente da imagem que só contem as informações de brilho (tons de cinza) , ou seja entre o  preto e o branco. Podemos dizer que a luminancia é a principal componente de uma imagem , que lhe distingue por sua NITIDEZ e qualidade. A crominancia é a componente que agrega as cores a uma imagem . A crominancia ou croma de uma imagem confere o colorido , sem acrescentar entretando maior riqueza nos detalhes que já  devem estar representados pela luminância. O sinal de croma possue menos largura de faixa do que o sinal de luminância. Na sua TV , para observar o sinal de luminancia basta reduzir por completo o ajuste de saturação ! O que restar será  puramente o sinal de luminancia. Agora isto responde a sua pergunta inicial: um problema nos estágios de croma , afetam somente o colorido da imagem , enquanto que um problema nos estágios de luminancia normalmente tem um comportamento mais drástico, podendo até mesmo fazer a tela ficar totalmente clara ou escura.

8 - Estou concluindo meu curso técnico , e gostaria de saber quais os instrumentos básicos de que irei necessitar para montar minha oficina ?

R - Para qualquer serviço em eletrônica é absolutamente necessário um MULTITESTE . Saber utiliza-lo corretamente  também é um requisito básico na pesquisa e detecção de defeitos . Para o reparo de TVs preto e branco e a cores , além do  multiteste , será de boa valia um bom gerador de sinais (áudio e vídeo) e por ultimo , o "estetoscópio" do eletrônico :um  osciloscópio . Ele é um instrumento "caro" , e muitas vezes inacessível a pequena oficina , porém sua contribuição na oficina logo será compensada . No inicio dos trabalhos pode ser dificil adquirir todos os instrumentos necessários , mas será  prudente providencia-los ao longo do desenvolvimento , tendo em vista a grande ajuda que eles proporcionam .

9 - Não entendi direito porque o transformador de saída horizontal é mais conhecido por  flyback ?

R -  O transformador de saída horizontal , é o responsável pela deflexão do feixe na tela  no sentido horizontal , ou seja da esquerda pra direita . Este sinal é do tipo pulsado (pulsos horizontais) que pelo efeito da indutância do yoke gera uma forma de onda de CORRENTE chamada "dente de serra" . O nome fly-back  (do ingles  FLY = VOAR e BACK = RETORNO) é mais um "apelido" que este componente ganhou por realizar o RETORNO do feixe horizontal muito rápido , dai a idéia de RETORNAR VOANDO  .

10 - Sempre ouvi dizer que o fly-back é o componente mais fácil de queimar . Isto é verdade ? porque ?

R - Veja , sempre é difícil analisarmos um componente quanto a sua falha ao longo de sua vida útil . O que podemos afirmar é que o fly-back , por ser um componente que opera com tensões elevadas e que por isto necessita de isolações adequadas é  um componente que exige em seu processo de manufatura , cuidados específicos . Qualquer falha neste processo , por menor que seja (por exemplo uma bolha de ar na camada do isolante - resinação falha) irá  reduzir a sua vida útil. Como maior índice de falhas nestes componentes podemos citar a perda de isolação , seja entre espiras (camada de verniz do fio) ou entre camadas (elemento dielétrico) . Um curto circuito entre espiras , já pode ser  o suficiente para provocar um super aquecimento do componente que o levara a auto- destruição ! É importante salientar que o "ambiente" onde o TV esta instalado é também um fator importante para sua vida !  Ambientes excessivamente úmidos  ou salinizados (ex litoral) também devem ser "analisados"  pois aceleram com certeza o processo destrutivo de "todos" componentes .

11 - Possuo uma pequena oficina e sempre tive problemas em fornecer um orçamento correto aos meus clientes . Como devo proceder ?

R - Antes de mais nada , procure localizar com exatidão o componente defeituoso , e consulte o custo (peças de reposição) nas casas de eletrônica da sua cidade. Não se esqueça que outros componentes menores poderão também estar danificados e que exigirão substituição . Portando um orçamento básico preliminar deve considerar todos estes fatores , acrescido evidentemente do seu lucro no serviço ! Lembre-se de que a melhor forma para um bom atendimento é sempre a seriedade no trabalho e sobretudo um orçamento bem feito ! Um cliente bem atendido retorna e recomenda a seus amigos . Caso não tenha absoluta certeza sobre os gastos de material em um concerto , esclareça esta posição ao cliente ANTES de iniciar seus trabalhos !

12 - Os receptores mais atuais operam sempre com microprocessadores e chips dedicados . Pouco conheço sobre estes componentes . Como posso me atualizar ?

R - Em primeiro lugar procure sempre obter as documentações originais de cada fabricante . Um esquema elétrico e manual de oficina sempre representam a seriedade do trabalho . Caso disponha de tempo e condições , existem bons cursos de eletronica dedicados aos microprocessadores . A leitura de livros e manuais também irá  axiliá-lo bastante . Porém , como costumo dizer , a melhor teoria é a prática ! Procure nas horas de folga "brincar" e pesquisar sobre algum aparelho que disponha . De uma "espiada" nas matérias sobre microcontroladores que coloquei em minha pagina inicial (index), inclusive com exemplos de criação de rotinas simples . Cada pino de um micro , recebe ou emite uma informação . Lembre-se de que esta informação é  digital :  0 volts ou 5 volts. Este sinal de controle é quem : libera , bloqueia , ativa , inibe , liga , desliga , ou realiza qualquer outra função no aparelho . Mas cuidado: "brinque" com cautela e conhecimento , caso contrário irá  ganhar uma bela dor de cabeça depois ...

13 - Possuo uma antena externa mas a imagem de alguns canais em minha região ainda são ruins . Isto é problema da antena , do receptor ou da instalação ?

R - Uma vez que o seu receptor reproduz boa imagem para alguns canais , podemos assumir em princípio que êle está  normal. Dependendo da região os sinais de diferentes emissoras podem chegar ao ponto de captação (antena) através de diferentes posições , daí a diferença entre os níveis dos sinais captados. Isto é mais ou menos comum , pois as torres de transmissão nem sempre são localizadas num mesmo ponto. Orientar uma antena para uma boa recepção de alguns canais , pode prejudicar outros , não estranhe , isto é normal .  A solução deste problema pode estar em se agregar mais de uma antena num mesmo sistema de descida , orientando-as conforme a necessidade . O sinal deve ser misturado (misturador) para descer por um cabo . Atenção: este é um serviço bastante "técnico" que não deve ser tentado pelo usuário leigo no assunto , pois não obterá resultados satisfatórios apesar do gasto redobrado.

14 - Minha TV apresenta bastante ruído no canal 4 de minha região . Levei para testar em casa de um amigo onde o sinal do 4 ‚ razoável , mas ela continuou apresentando ruído ?

R - Este é sempre o melhor teste para se tirar as duvidas ! No seu caso ele indica que o "tunner" de sua TV tem menor sensibilidade (ganho de RF) . Este também é um problema típico entre aparelhos de marcas diferentes ou até mesmo entre receptores de mesma marca e modelos diferentes . O tunner (sintonizador de canais) é o componente principal na definição da sensibilidade dos receptores . Com sinal forte , a sensibilidade do receptor não pode ser observada . Ela só vai ser percebida exatamente com o teste que você relatou .

15 - Quando desligo minha TV , sempre continua aceso um led vermelho , que me disseram ser de stand-by . Isto não gasta lúz ? Devo desligar da tomada sempre ?

R - As fontes de alimentação dos modernos Tvs são do tipo chaveada e possuem o modo StandBy , isto é repouso , permitindo que algumas funções do TV (por exemplo controle remoto) continuem operando mesmo com o TV desligado . O consumo neste estágio é mínimo e em nada prejudica o aparelho , portanto não há  necessidade de desliga-lo da tomada , a não ser quando o usuário vai se ausentar da casa por um período prolongado , nestes casos é recomendado manter o aparelho desligado  .

16 - Sempre ouvi falar que durante as tempestades é prudente desligar os aparelhos eletrônicos  inclusive da tomada . Isto é verdade ? Qual a razão  ? O que poderá acontecer ?

R - Durante as tempestades  a ocorrência de descargas atmosféricas (raios) é grande . Essas descargas ocorrem entre as nuvens (carregadas de estatica)  e a terra , e sempre optam pelo caminho mais fácil (pontos mais curtos/menores distancias) ! Em regiões onde existam os para-raios , o circuito (percurso) é fechado por ai . Porém essas descargas podem ocorrer entre qualquer outro caminho que se apresente disponível no instante da descarga: por exemplo redes elétricas , redes telefônicas , cabos de antena , ... e a sua TV ! ! ! . Estas descargas são instantaneas ( micro ou mili-segundos) porém de altíssima voltagem (kilo volts) o suficiente para atravessar sem problemas inclusive circuitos isolados (pistas elétricas distantes de até milimetros) . Dai a recomendação de se desplugar os aparelhos da rêde elétrica , e sempre que possível , cabos de antena , e entradas de linha telefonica (especialmente se vc  tiver MODEM no computador) ! Este cuidado deve ser observado em todos os locais , mas especialmente em locais abertos ( campos e sítios) .

17 - Gostaria de perguntar sobre as possíveis causas de um problema que ocorreu com minha Tv/Vcr : uma fita de vídeo ficou presa no aparelho , e ao acionar o  eject houve-se um barulho de motor girando e nada acontece ?

R - Alguns componentes podem vir a causar este problema , dentre eles os de maior probabilidade é a  correia do motor partida ( frouxa ou  box do mecanismo empenado) . Em qualquer caso será  necessário abrir o Tv para um  diagnóstico mais correto . Correias partidas (ressecadas pelo calor) devem ser substituídas por novas de mesmo tamanho e elasticidade !

18 -Tenho duvidas sobre a emissão de raio-x pela  TV . Ela existe ? é prejudicial ao ser humano ?

R - Sempre que um "meio" (superfície interna do cinescópio) é bombardeado por um feixe de elétrons , existira a emissão de radiações , dentre elas  a conhecida por RAIO-X . Obviamente que seus efeitos no organismo dependem de dois fatores: a INTENSIDADE , e a PERMANÊNCIA da exposição.  A intensidade de raio-x emitida por um cinescópio de TV bem ajustado pode-se afirmar que é MUITO PEQUENA (mas ela existe sim) . Por outro lado , é uma boa prática manter-se sempre a "distancia" do cinescópio , especialmente se vc vai permanecer nesta posição por "longos períodos" (idem para o monitor do computador) , pois além da "exposição" as emissões , o "stress" visual pode também ser prejudicial .  

19 -Pretendo ligar caixas de som externas ao da TV  , mas meu aparelho não dispõe de conector para isto . Como posso realizar isto ?

R - Em primeiro lugar você precisa definir se vai conectar somente os FALANTES externos  , ou vai conectar um "amplificador de som" mais as caixas externas . No primeiro caso é mais simples: basta desligar a conexão interna do falante embutido , e traze-la até as caixas de som . Utilize fios (par) normais . Assegure-se para que uma boa isolação não venha a provocar curtos . Sempre trabalhe com o receptor DESLIGADO .  Observe que se o aparelho for stéreo , dois pares de fios (canal esquerdo , canal direito) deverão ser trazidos as caixas .  Observe também que "nem sempre" um dos lados do falante é aterrado ! Estágios de saída tipo "ponte" , tem os dois fios "suspensos" do terra do aparelho . Para conectar a um amplificador de áudio externo , você deverá retirar o SINAL de áudio e não mais o par de fios que se conecta ao falante . O sinal de áudio (baixo nível) pode ser localizado logo após o detector de som (acompanhe pelo esquema elétrico da TV ,  para melhor orientação). Por ser de baixa amplitude e alta impedância , evite a captação de ruídos  utilizando "cabo blindado" ou cabinho de microfone. Para ficar um serviço mais profissional , instale na tampa traseira  conectores RCA que facilitaram as interligações externas , não ficando nenhum fio "pedurado" . 

 

 

Obrigado pela visita !

 

[Index]