Manual do homem moderno: como cuidar de uma casa

Experiências (frustradas ou não) de um pobre coitado

(última atualização: 11/07/03)

O que e onde comprar

O que e onde não comprar

Coisas que não podem faltar na sua casa

O que nunca fazer?

Nunca abaixe a tampa do fogão com a boca acesa

Se você fizer isso, a tampa de vidro vai esquentar e, depois de um tempo, ela vai "estourar" e se desfazer em milhares de pedacinhos pequenininhos. Além do susto, dá um trabalhão para varrer tudo depois....

Nunca confie no chuveiro do antigo morador

Se ele for vagabundinho, pode pegar fogo de repente.
Se você tiver tomando banho e sentir um cheiro de queimado, pare o banho imediatamente (desligue a água) e chame o zelador.
Se você demorar um pouquinho para desligar, o chuveiro pode pegar fogo. Nesse caso, saia de baixo, desligue a água e desligue a força no quadro de luz (na dúvida, vá no disjuntor maior que tiver). DEPOIS que você desligar a luz toda (e nunca antes disso), jogue um pouco de água no chuveiro, para apagar o fogo. Feito isso, se vista, vá comprar um chuveiro novo e chame o zelador para trocar para você.

Nunca tente arrancar os armários velhos da cozinha sozinho

A maioria das empresas que vendem cozinha usam chaves de fenda elétricas (ou uma furadeira com bico de chave de fenda) para fazer a instalação. Assim, ao menos que vc tenha feito um intensivo de 10 anos seguidos de musculação, vc não vai conseguir desparafusar os armários sozinho e com uma simples chave de fenda comprada numa loja de 1,99.

Não utilize lâmpadas de 150W

Apesar de deixarem a casa bem mais clara, as lâmpadas de 150W e de 120W gastam muita energia (muita mesmo). Você pode utilizar as tradicionais (e baratas) lâmpadas de 60W sem muitos problemas, além do que você vai economizar pelo menos uns 10 reais de conta de luz.

Receitas fáceis

Como temperar frango

Sugiro colocar o frango em um pratinho e jogar em cima bastante limão e um pouco de tempero pronto (aquele da Arisco com cebola e alho). Deixe descansando por alguns minutinhos (uns 10, mais ou menos) e pronto.

Como fazer macarrão

Coloque uma panela com água, sal e um fio de óleo para ferver.
Quando a água estiver fervendo, coloque macarrão na quantidade que te parece suficiente (cuidado, pois o macarrão costuma render bastante) e deixe ferver.
De tempos em tempos, vá ver se o macarrão está com cara de que está cozido. Se ele arecer que está bom, pegue um pouqunho e esperimente para ver se está macio. Depois, é só jogar em um daqueles coadores de macarrão.
Para maior comodidade, eu normalmente jogo o macarrão na panela que tem o molho, mas se vc tiver visita, é mais chique colocar o macarrão em uma travessa e jogar o molho por cima.

Variações incríveis com Miojo

Basta adicionar o referido ingrediente no miojo, logo após jogar o temperinho, e deixar mais um ou 2 minitos cozinhando. No caso de ser um ingrediente congelado, deixe mais uns 4 minutos.
CUIDADO: no caso da receita com salsicha, não tenha a brilhante idéia de usar a água da salsicha para temperar o miojo. Dizem que nessa água amarelinha fica toda a química da dita cuja. Ou seja, não é bom.

Como fazer arroz

Escolha e lave o arroz (enchague com água umas duas ou trêz vezes para tirar o "pó" ou sei-lá-o-que-é-aquilo.
Coloque a panela ao fogo com um pouco de óleo. Jogue alho e cebola e mecha-os até dourar.
Jogue o arroz e deixe-o "fritar" um pouquinho. Mecha bastante. Depois, jogue água (cerca de o dobor de água para o que teve de arroz (ex: 1 copo de arroz = 2 copos d´água). Deixe a panela semi-tampada em fogo brando, até a água evaporar e o arroz ficar fofinho.
Enfie a colher até o fundo para saber se ficou pronto. O fundo deve estar um poucp seco e, de preferência, não deve ter queimado.
Uma dica é, quando estiver quase seco, desligar o fogo e deixar a panela tampada, para o arroz terminar de cozinhar "no bafo".

Variações maravilhosas com Arroz

Como fazer arroz "papa"

Esta receita é excelente. Basta você ter a maravilhosa e inovadora idéia de, quando o arroz estiver quase pronto, mecher ele com a colher. Afinal, nada melhor para evitar que ele queime o fundo e garantir que ele vai secar por inteiro... Pena que, assim, o arroz vira um bloco único e inseparável...

Glossário

  • Fio de óleo: levante a lata de óleo e despeije um pouquinho, o suficiente para formar um fio entre a panela e a lata.
  • Amido: é a boa e velha Maizena. Quando você ver, em alguma receita, o amido na lista de ingredientes, não se desespere. Não vá ao mercado procurando por "amido". Simplesmente compre e use a Maizena. Lembre-se: Amido = Maizena. Amido = Maizena. Amido = Maizena.

Curiosidades Incríveis

  • Sifão: Essa pecinha, que vive enfurnada embaixo das pias, serve para acumular água de forma a impedir que o cheiro do esgoto saia pela pia. E, acredite, sem ele fica bem fedido.

Página principal -> Quem sou eu -> Manual do Homem Moderno