LogicWorks

 

Página Principal

Programas de simulação

Projetos eletrônicos

Download e links

Reflexões

Tae Kwon do


Página Anterior

    Desenhando e simulando um circuito digital:

            Como exemplo vamos fazer a simulação de um circuito digital de um contador binário de dois dígitos e um decodificador para termos uma saída sequêncial para acionar por exemplo um motor  de  passo.  Este  exemplo  foi  tirado  do   livro  de  Herbert  Taub,  Circuitos  Digitais    e Microprocessadores, conhecido pela maior parte dos estudantes de circuitos digitais.
            Inicializado o programa, aparece a janela Schematic onde será feito o circuito, a janela Parts deve se abrir também, caso não na opção Schematic escolhe-se LiblO. Para se fazer o circuito desejado precisamos usar os seguintes componentes, Portas And com ou sem inversores como os mostrados, um Inversor, uma porta Or, dois flip flops tipos D, um interruptor lógico (Binary Switch), um clock. Para se poder observar o resultado no próprio desenho pode se colocar  displays lógicos ( Binary Probe). Todos os componentes são encontrados nas bibliotecas de Parts, primgate, primlogi, primio.  Encontrado os componentes se dá duplo click nele agora ele estará anexado ao cursor, leva-se ao lugar desejado e se dá um click, para tirá-lo do cursor se dá dois clicks com o botão direito do mouse.
            Os componentes podem ser arrastados simplesmente pressionando o botão esquerdo do mouse sobre ele e o levando ao ponto desejado, quando um componente esta negritado ele pode ser apagado apertando a tecla Delete. O Sentido do componente pode ser mudado pressionando o botão direito do mouse sobre ele, lá se tem as opções Rotate Left / Right e Flip Vertical/Horizontal, experimente as opções, no final o resultado deverá ficar parecido com a próxima figura.

circuito1.jpg (20607 bytes)

            Os nomes dos flip flops serão mudados para FF1 e FF2, para isso se da duplo click com o botão esquerdo do mouse nos nomes DEV2, troca-se o nome pelo desejado e pressiona OK.
            Para se ligar os compontentes pode-se pressionar o botão esquerdo em um terminal, aparecerá uma linha ligado ao cursor, leva-a até ao terminal ou linha desejado e a solta, pode-se levar uma linha até um certo ponto e depois partindo do outro terminal se encontrar com a outra linha, outra maneira é pressionar a cruzinha (+) na janela Palette, escolha a cruz fina, e se faz as ligações desejadas, para apagar uma linha ou compontente se pressiona o raiozinho e se aperta sobre a linha ou componente. Para se manipular os componentes precisa-se tornar o cursor novamente uma setinha, para tanto basta dar duplo click com o botão direito.Caso a janela Palette não esteja aparecendo pressione a opcão Edit em Schematic e escolha Show Tool Palette
            O desenho deve ficar parecido com a próxima figura:

circuito2.jpg (24456 bytes)

            Pode se perceber que no desenho o nome do segundo Flip Flop ficou perto demais da linha, ele pode ser arrastado como um componente como descrito anteriormente, aliás, se algum compontente for arrastado agora as linhas continuarão atadas a ele. Pode se mudar o estado do interruptor dando um click sobre ele, percebe-se que os pinos S (Set) dos Flip Flops não estão ligados a nada, precisa-se colocar um nivel lógico alto nele, para isso se pressiona o T na janela Palette, então se clica na estremidade não conectada, vai surgir uma pequena janela, da o valor lógico 1, mude o estado do interruptor de reset ( R )  para 1. Foi esquecido no desenho a linha que que liga o terminal C do FF1 no clock, acrescente-a.
           Esta tecla T é muito importante, com ele damos nomes aos terminais dos compontentes, chamaremos de ck o terminal do Clock, Z0 o terminal do FF2, Z1 o terminal do FF1 e D0, D1, D2, D3 as linhas de saída dos terminais das quatro portas AND ,

circuito3.jpg (26875 bytes)

            Cada vez que é nomeado um terminal o seu nome e sinal aparece na janela Timing.

Timing2.jpg (27952 bytes)

            Para se poder controlar a simulação se pressiona na barra principal o menu Tools e a opção Simulator:

Simulator.jpg (7395 bytes)

            Caso algum display lógico esteja aparecendo um valor X aperte a tecla Clear X, onde está escrito Idle aparecera um número referente ao número de períodos, as outras teclas são:
            Reset : Limpa o Timing;
             Run : Aciona o início dos períodos zerados pelo Reset;
             Step : Roda um período por vez;
             Setas < = > : diminui ou aumenta a escala  dos períodos na janela Timing, o "=" deixa a                                     escala na distância padrão novamente.
            Pesquise as opções em Speed para se ter diferentes velocidades de plotagem.
            Experimente pressionar na janela Palette a lupa com um sinal de interrogação, o cursor se tornará a lupa, então pressione o botão esquerdo sobre uma linha, aparecerá seu nível lógico (0/1) no momento.

            Só para constar, os Flip Flops são para se registrar os estados, as portas lógicas acima deles são responsáveis por indicar nos terminais de entrada o estado seguinte de contagem, e as quatro portas and com seus inversores é o decodificador do circuito.
            Uma coisa interessante que pode ser feita é colocar nomes nos terminais das porta logicas discretas, no gráfico Timing é possível verificar o atraso sofrido pelo sinal nas portas e seu efeito, o que pode ser muito útil pra se perceber estados lógicos indesejáveis nos circuitos.
            Para  salvar   o  circuito  vá  na  janela  Schematic  em  file   e  pressione Save Design as, mantenha o terminação .CCT pois ela não será criada pelo programa e depois na hora de abrir ele só será mostrado se colocar em  file a opção "All Files".

Página Anterior

        Este é um pequeno trabalho que acredito que seja útil àqueles que precisem lidar com  tais circuitos, o programa pode ser encontrado nesta Home Page em Download_e_links, para saber mais sobre esse simulador aconselho a aquisição do livro LogicWorks que vem inclusive com uma vesão mais recente desse  Software.