Ciclador


Bom, efetue a soldagem de todos os componentes usando os diagramas esquemáticos para confirmar a posição dos mesmos.
Confira esta imagem com transparência para dar algumas dicas. Veja que não soldei nem as chaves nem os leds, preferi usar cabinhos e soldá-los aos componentes que estão no painel da caixa:

 

...a imagem da montagem...


 

...e o lado da solda:

 

 Segue agora, uma tradução livre do documento original do projetista sobre o ciclador e como calibrar o circuito:

Notas técnicas:

Este ciclador é baseado no componente Motorola TL 431 (ILP)(dispositivo referencial de voltagem de precisão). O ponto de gatilho
(ajustável com o trimpot) pode ser setado para 4.4 volts para o pack do receptor e 8.8 volts para o pack do transmissor ou qualquer outra voltagem próxima que você ache melhor. O TL431 funciona como um sensor da voltagem selecionada e disparará o relê quando esta voltagem de controle for alcançada, acionando automaticamente o carregador.

Os resistores usados no circuito provêm uma taxa de descarga de aproximadamente 250Ma. Como o circuito depende do próprio pack de baterias para seu funcionamento, mais uns 50Ma adicionais são gastos no processo. O relê é configurado como uma "trava", de forma que quando a unidade dispara de modo "descarga" para "carga", os packs não podem ser mais reciclados, a não ser que seja pressionada a chave de início novamente.

Os valores dos componentes que configuram os valores de descarga e de disparo podem ser ajustados para descarregar/carregar baterias com até 30 volts, que é a tensão máxima de operação do TL431. (N. do T.: claro que você precisa conhecer um pouco mais de eletrônica para calcular os valores corretos para tal modificação...o que não é o meu caso, hehe...). Lembre-se que a voltagem da bobina do relê precisará ser levada em conta durante uma mudança na tensão de operação do circuito.

Se você perceber que seus packs estão descarregando rápido demais, pode ser uma dica de que algo está errado com seu pack, e uma olhada de perto ou talvez a troca do mesmo possa ser necessária.

Calibração
 

Após completar a montagem do seu ciclador, volte atrás e cheque se TODAS AS CONEXÕES FORAM BEM SOLDADAS E FEITAS DE FORMA CORRETA. CHEQUE A PINAGEM E TUDO QUE VOCÊ MONTOU. Quando terminar de checar, CHEQUE MAIS UMA VEZ... =)

Caso algo tenha sido montado errado você poderá "fritar" seus TL431.... Cheque toda a fiação também e a polaridade dos conectores de entrada/saída das baterias. Lembre-se que a última coisa que você vai querer é "torrar" seu ciclador, hehe...

Para calibrar seu ciclador você vai precisar de SEIS PILHAS PEQUENAS COMUNS NOVAS. Pilhas tipo Níquel Cádmio não vão funcionar. O autor do circuito preferiu usar uma fonte de alimentação regulável no lugar das pilhas, de forma que ele podia diminuir a tensão da fonte simulando uma descarga das pilhas (até o ponto onde o relê comutava de descarga para carga). Como eu não tinha fonte regulável na época, preferi usar as pilhas mesmo.

O objetivo da calibração é ajustar o trimpot do ciclador de forma que a unidade mude do modo 'descarga' para o modo de 'carga' quando a voltagem cair para 1.1v por célula do pack. No pack de baterias do receptor isto corresponderá a 4.4 volts. No pack do transmissor, 8.8 volts.
Ajuste a regulagem do trimpot totalmente para um dos lados. Se você obteve um trimpot de 30 ou de 10 voltas, terá esse número de voltas para girar de um lado a outro, e se vc usar um potenciômetro comum....hehe, vai ser quase impossível de ajustar o ciclador. Um trimpot multivoltas é absolutamente necessário.
 

Calibrando o Lado do Ciclador RX:

Bom, conecte 3 (três) das pilhas novas normais em série, o que dará 4.5 volts. Isto é ligeiramente acima da voltagem necessária para o ciclador mudar de 'ciclar' para 'carregar'. Conecte essa combinação de pilhas secas no conector do Pack RX de entrada do ciclador.

Dê um toque no botão de início. Se o led acender e ficar aceso, gire o trimpot completamente para o outro lado e repita o passo acima. Agora gire 1/8 de volta do trimpot na direção oposta que você girou até que o LED apague. Pressione e solte o botão novamente. Se o LED continuar aceso, a parte do RX está calibrada. Se o LED apagar, gire o trimpot 1/8 de volta para trás. Entendeu? Na verdade estamos procurando mais ou menos os "4.4 volts" que é quando o carregador deverá entrar em ação.

Agora o LED deverá ficar aceso quando o botão de início for pressionado. Se isto não ocorrer ou o relê começar a "zumbir" quando você pressiona a chave de início, cheque as conexões...algo pode estar errado...

Calibrando o Lado do Ciclador TX:

Para a parte do pack TX use o mesmo método de calibração conforme descrito acima, só que desta vez USE TODAS AS SEIS PILHAS AA novas. Com 1.5 volts por célula, isto nos dará 9 volts, e novamente, está um pouco acima do ponto de comutação do relê que deverá ser de 8.8 volts. Daí a necessidade de ajustar o trimpot.

Conforme for mexendo para calibrar você vai começar a entender como o ciclador funciona....tenha paciência e verá... =)


ATENÇÃO:  não conecte o seu carregador durante o procedimento de calibração! Ele SEMPRE deve ser conectado ao ciclador DEPOIS DE QUE OS PACKS ESTEJAM CONECTADOS!


Depois de completar os ajustes conecte seus packs RX/TX completamente carregados ao ciclador. Plugue seu carregador na tomada e na entrada do ciclador. Os LEDS do SEU CARREGADOR deverão acender indicando que os packs estão sendo carregados (sim, eu sei que seus pack estão completamente carregados, mas os ledzinhos do carregador vão acender, hehe). SE os LEDS do carregador não acenderem, CHEQUE NOVAMENTE A FIAÇÃO DO CICLADOR...

Agora, pressione os botões de início do ciclador. Após o "clique" do relê, os LEDS do ciclador deverão acender e os LEDS do seu carregador deverão APAGAR. Este estado indica que seus packs de bateria estão sendo descarregados. Quando os LEDS do carregador acenderem, indicam que as baterias estarão sendo carregadas (hehe, meio óbvio né...mas é bom explicar).

Usando seu carregador normal, cerca de 12 horas depois de que o ciclador mudou de descarga para carga, suas baterias estarão prontas para o uso. Lembre-se que você DEVE permitir com que as baterias sejam carregadas completamente antes de voar. Não preciso nem lembrar que também é bom checar a voltagem das baterias com um multímetro, ANTES de cada vôo, hehe...o seguro morreu de velho e tal...

Cabe notar que os ajustes são um pouquinho complicados até você alcançar a configuração ideal, ainda mais na parte do ciclador RX e especialmente se você usou um relê de 5v. Um relê de 3v é muito mais fácil de ajustar. Então, aproveite o tempo e tenha PACIÊNCIA, hehe...

Nota pessoal do AUTOR: se você tiver problemas com a atuação do relê (parte do RX), tente um relê diferente, como o de 3v sugerido. Meu ajuste pessoal para o corte de descarga é de 3.8 volts para o RX e de 7.6 volts para o TX, o que dá cerca de 0.95 volt por célula do pack. Gosto de ciclar "profundamente" as baterias. Porquê? Pela simples razão de que, assim que este limite é atingido o ciclo de carga já é iniciado, então não há nenhum dano para as baterias. Usei este ciclador por 8 anos e combinei os dois circuitos numa caixa plástica suficiente para armazenar a placa e as conexões. Ciclo minhas baterias uma vez por mês, voando ou não.

A caixa que usei para armazenar meu ciclador foi comprada em lojas de eletrônica, existem vários modelos. Preferi uma caixinha plástica de 7.3 x 9.8 x 3.9cm. Fica ao seu critério. Ah sim, e durante o processo de descarga dos packs, é NORMAL o ciclador esquentar, afinal, os resistores dissipam a energia das baterias transformando-a em CALOR. Na minha caixinha fiz umas ranhuras com uma Dremel para ajudar na refrigeração. Mas isso só é necessário se você quiser. AH, e também não esqueça de colocar "legendas" para as entradas/saídas, botões...no meu eu vivo conectado coisas erradas por causa da preguiça de fazer um painel melhor...o pior é ligar o carregador no lugar do pack....TORRARIA o ciclador!

Ciclando um pack RX

Bom pessoal, espero que as dicas sejam de ajuda suficiente para que vocês consigam montar seus próprios cicladores. Caso tenham alguma dúvida, dêem um grito!

[ ]s,

Jeffo.

Página inicial

Voltar

 

 

última atualização: 12/01/2003 15:21