Voltímetro "HOTCHECK"


...Faça a soldagem com calma, aquecendo a pista de cobre e o terminal do componente ao mesmo tempo e só então usando a solda, para que ela se espalhe de maneira uniforme. Após a soldagem, corte o excesso de terminal com o alicate de corte.

Depois de soldado um terminal, você pode dar um "toquinho" com o ferro de soldar no topo da "perninha" do componente (a que vc já soldou e está cortada). Isto faz com que o calor "puxe" a solda para cima deixando a soldagem com uma boa aparência e fixação.

CONFIRA AS POLARIDADES....é um saco soldar tudo invertido e ter que usar o sugador de solda para remover o componente e soldar tudo de novo, hehe....entenda bem a última figura da página anterior antes de soldar os componentes.

Sua placa com tudo soldado deve estar assim:

e o lado da solda, assim:

CONFIRA todos os pontos de solda e as ilhas PRÓXIMAS que recebem solda. MUITO FREQÜENTEMENTE pega um pouquinho de solda na ilha adjacente, o que pode fazer com que o circuito não funcione adequadamente. ISTO É MAIS COMUM DO QUE VOCÊ IMAGINA, portanto, cheque bem as pistas antes de ligar e se for o caso, remova o traços errôneos de solda com a ajuda de um punção ou de um estilete (raspando a solda indesejada)

MEDINDO....

 Para testar o funcionamento do circuito, basta conectar um pack de baterias de receptor. Os leds deverão acender imediatamente.

O JUMPER ( J1) da placa serve para você poder selecionar o tipo de comportamento que os leds terão, durante a monitoração. Se você conseguiu o conector para soldar ali, ótimo, daí você usara um jumperzinho de plástico (destes de placas de computadores) para fechar o conector e selecionar o modo de visualização. Se você quiser pode deixar aberto e soldar um fio depois.

Veja a aparência do Hotcheck SEM o JUMPER - acende um led por vez, mostrando em que ponto está a carga da bateria:

Com o Jumper J1 ligado (ou soldado) os leds acendem "em barra", ou seja, acenderá o total de leds necessário até o ponto de carga existente:

PARA QUÊ SERVE A CHAVE SE O "TRECO" JÁ LIGA QUANDO EU CONECTO A BATERIA?

A micro-chave SW1 serve para simular uma carga de 330 miliampères na bateria, enquanto mede a voltagem.

Ao ligar a bateria, e sem usar a chave, o circuito mede a tensão da bateria. A tensão "pura". Ao apertar a chave, você coloca uma carga em cima da bateria, que SIMULA um pack sendo utilizado pelo receptor, servos, etc do seu aeromodelo. Aí sim você terá uma idéia real da carga da bateria, que sob utilização com certeza tende a diminuir. O nome do circuito, HOTCHECK (Checagem QUENTE) vem do fato de que os resistores e o transístor 2N2222 esquentarem durante o uso da chave (o projetista recomenda usar a chave por no máximo 20 ou 30 segundos no máximo). Estes componentes esquentam pq dissipam a energia da bateria transformando-a em calor durante o teste de carga.

 

FINALIZANDO.......

Depois de tudo certinho você pode dar um acabamento no lado soldado da placa, para evitar que ele OXIDE com a ação do tempo e mesmo com o suor das suas mãos.

Limpe bem a superfície com um pincel seco e, agora sim, tava curioso pra saber o que fazer com o esmalte de unha, hehe? Pois é, aplique uma camada de esmalte incolor (tipo "base") no lado da solda, para proteger as pistas cobreadas. O esmalte é como aquele "lado verde" das placas de computador, o que nada mais é do que um verniz protetor colorido.

DICA DE GRAÇA: quer fazer bonito? Use um pincel da largura da placa para aplicar o esmalte, um pincel que dê para você aplicar todo o esmalte necessário em UMA PASSADA APENAS. Penei até descobrir isto, hehehe...com um pincel menor, você aplica uma "faixa" de esmalte na placa e ao aplicar a próxima, a anterior já secou, "engruvinhando" o esmalte e deixando o treco feio....Veja as fotos da placa com o esmalte aplicado:

                   

Que coisa mais linda! E foi você quem fez!!! =O)

 

Idéia para usar em campo: um chaveirinho velho de alarme de carro:

 

Falou!...

[ ]s, Jeffo.

Voltar

Página principal

 

 

última atualização: 12/01/2003 15:20