Harry Patterson

 

A Permuta de Valhalla
Título Original
The Valhalla Exchange

Lançamento
1977

Editora
Record
(Brasil)

Páginas
232


 
 
Na madrugada de 30 de abril de 1945, um radar russo registrou a existência de um avião pequeno deixando as vizinhanças do Tiergartem, em Berlim. Mas quem estava a bordo e para onde ia o avião? Berlim era um holocausto. Os russos avançavam inexoravelmente para o bunker de Hitler e dos remanescentes do governo nazista. Naquele mundo subterrâneo irremediavelmente condenado, apenas um homem permanecia calmo. Era o Reichsleiter Martin Bormann, secretário de Adolf Hitler e eminência parda do regime.

Longe dali, para sudoeste, no Schloss Arlberg, junto ao rio Inn, cinco prisioneiros preeminentes de guerra aguardavam inquietos seu próprio destino. Seriam libertados pelas tropas aliadas que avançavam rapidamente ou seriam antes exterminados, num ato final da loucura nazista? Bormann tinha planos pessoais para esses prisioneiros: transformá-los em reféns. Para ajudá-lo a relaizar tais planos, convocou o major Karl Ritter, da SS, um soldado extraordinário, que aprendera o ofício pelo caminho mais árduo e que era ao mesmo tempo um alemão leal e um homem honrado.

A Permuta de Valhalla é a história de um plano audacioso para assegurar a sobrevivência do nazismo, que oferece solução para uma qeustão que vem atormentando o mundo inteiro há mais de trinta anos.

 

Harry Patterson