"NOVENA A NOSSA SENHORA
 A "FLOR DO CARMELO" MÃE, IRMÃ E MESTRA DAS CARMELITAS
 
 

I. Roteiro para cada dia:
 1 - Canto ao Espírito Santo (enquanto se acende a vela) à escolha.
 2 - Oração Inicial.
 3 - Introdução ao Tema do Dia.
 4 - Palavra de Deus (Leituras)
 5 - A Palavra na vida (Reflexão das leituras, intenções, preces espontâneas, oferta, canto...).
 6 - Ladainha ou 7 Ave Marias e Glória.
 7 - Oração Final: o Pai Nosso e canto "Flor do Carmelo".
 8 - Canto final.

II. ORAÇÃO INICIAL
 Ó Deus, nosso Pai, que nos criastes por amor: louvamos vossa imensa bondade por fazerdes aliança conosco, mesmo sabendo que somos pecadores.
 Agradecemos vossa misericórdia nos enviando Jesus, vosso Filho para nos libertar do pecado, reafirmando vossa fidelidade e nos ensinando que o vosso Projeto, o Vosso Reino é de Vida, Justiça, Fraternidade.
 Nós nos alegramos por Maria, Virgem e Mãe Imaculada, que com seu acolhimento à Palavra, abriu o caminho para que Jesus fosse gerado pelo Espírito Santo em seu seio. E, ao se tornar uma fiel seguidora de seu Filho, ela ensinou-nos a "viver em obséquio de Jesus Cristo" pela atenção constante à Palavra, pela disponibilidade para o serviço e entrega total à vossa Vontade.
 Queremos, nestes dias, unidos aos irmãos e irmãs Carmelitas, descobrir, de novo, na antiga saudação à doce "Flor do Carmelo", o segredo da Espiritualidade Carmelitana. E assim, de coração puro viveremos intensamente na Vossa Presença.
 Queremos estar, cada vez mais identificadas a Jesus, vosso Filho, nosso Irmão e Salvador. A exemplo de Maria, com o zelo de Elias, desejamos entregar nossa vida para que todos os nossos irmãos participem convosco na alegria do Reino, sustentados pela força do Espírito Santo, experimentando a ternura do vosso amor. Amém!

III. INTRODUÇÃO AO TEMA DE CADA DIA

 1º. Dia
"FLOR DO CARMELO"
 No Carmelo, o povo de Israel, ajudado pela palavra, ação e oração de Elias, proclama a Vitória de Deus sobre Baal. É Javé que é DEUS!"
 Em Nazaré, Deus realiza sua mais prodigiosa comunicação com as criaturas: encarna-se! Torna-se humano! Maria é a Flor da Raiz de Jessé, da qual brotou a Salvação - JESUS!
 Aprendemos com Elias a nos convertermos dos falsos deuses (egoísmo, poder, prazer e bens materiais) para o único e verdadeiro Deus. Que Maria nos ensine a FÉ incondicional neste Deus único, para nos entregarmos totalmente a seu serviço.

- O que está impedindo, no mundo, em nós, a Vitória total de Deus?
- Já somos capazes de dizer com a inteireza do ser: Eis aqui a Serva do Senhor?

2º. Dia
      "VIDEIRA FLORIDA"
 Na Bíblia, o Livro dos Cânticos, proclama a alegria do Amado na esperança de possuir o amor daquela que tomou posse de seu coração. Para expressar isso aproveite as imagens da natureza que, na Primavera se prepara para os frutos, desabrochando em flores. Contemplar Maria, Videira florida alimenta nossa ESPERANÇA! Ela é amada por Deus! Nós também! Deus a cumulou de graças. Nós também dele recebemos muitos dons, que podemos fazer frutificar. Ela nos deu Jesus.

- E nós? Como o entregamos aos nossos irmãos?
- Expressamos nossa alegria de sermos amados por Deus?
- Confiamos, esperamos nele, em sua Providência?
- Como podemos ser a mão da Providencia para nossos irmãos?
 

 
Anunciação
3º. DIA
 "ESPLENDOR DO CÉU"
 
Limites da Cidade da Judéia com Samaria
 Ao acolher a Palavra de Deus e se entregar como Serva, Maria gerou Jesus - a Luz. Agora, Ei-la subindo, apressada as Montanhas da Judéia para partilhar essa Luz. Vai visitar Isabel. O encontro e a partilha fraterna da experiência de Deus na vida uma da outra santificam João, no seio materno, convertem Zacarias e o fazem acolher a ação de Deus. Na fraternidade partilhamos a luz da presença de Deus que ilumina nossa vida. É assim, pela partilha, pelo serviço fraterno que se propaga a luz do Reino de Deus, o serviço da justiça e o seu fruto: a paz.

- O que podemos aprender da partilha fraterna de Maria e Isabel?
- O que temos partilhado?
- Que luz esperam de nós os nossos irmãos que sofrem a treva da dor, do sofrimento,  da marginalidade? Não somos a luz, mas podemos trazê-la conosco. E como, Maria, Esplendor do Céu, espelhar essa luz, projetando-a no coração de nossos irmãos pela FRATERNIDADE.
 
 
 
Estrela de 14 pontas. “Aqui nasceu da Virgem Maria, Jesus Cristo.”
4º. DIA
"VIRGEM FECUNDA, SINGULAR!"
 
Belém: oliveiras e terraços - campo dos pastores.
 Atendendo a uma ordem do Imperador Romano, José provoca a realização de uma importante profecia: o nascimento do Messias na cidade de Belém. Acompanhando José, na sua dupla POBREZA:

 - despojamento interior e carência material,
 - Maria dá à luz seu Filho. Ele nasce onde estão os animais. Estes, acolhem o seu Senhor, que "veio para os seus e os seus não o receberam"! Mas Maria não só acolhe as conseqüências da pobreza, a rejeição, a marginalidade, o desconforto. Ela acolhe ainda outros pobres marginalizados: os pastores. Os pobres também reconhecem, no recém nascido, o Salvador. E o acolhem com alegria! Maria, a Mãe Virgem - Virgo puérpera - "Virgem que dá à luz", que está junto, conservando e meditando todos esses acontecimentos em seu coração pobre e humilde!
- Acolho as situações, de despojamento, de pobreza?
- Já descobri que é na minha pobreza que Jesus nasce?
- E os pobres, como os acolho? Reparto a presença de Jesus com eles? Como? Faço- os saber que são os preferidos de Deus?
- Medito, de coração despojado, na ação salvadora de Deus na minha vida, na dos meus irmãos, no mundo?
 
 
5º. DIA
"Ó MÃE TERNÍSSIMA..."
 Como israelita, Maria experimentou a TERNURA de Javé por seu povo. Com essa ternura de Filha amada, amou seu Filho e velou por ele enquanto esteve entregue aos seus cuidados. Sua pergunta a Jesus, aos 12 anos, no Templo, é expressão dessa ternura. Com essa mesma ternura, ela acompanha o crescimento de seu Filho, conservando no coração tudo que via e ouvia.
- E nós? Também conservamos a lembrança da ternura de Deus que nos salva e cerca  de cuidados a cada momento?
- Como expressamos nosso reconhecimento a Ele?
- Podemos comunicar a ternura de Deus por nossas irmãs e irmãos, especialmente àqueles mais carentes dela. Como fazer isso? A quem?
Maria, nossa Mãe terníssima nos conduza para experimentarmos a terna COMPAIXÃO de Deus nosso Pai, para podermos ser seus portadores a nossos irmãos!

6º. DIA
"IMACULADA"
 Maria foi saudada pelo Mensageiro de Deus, com a expressão única: "CHEIA DE GRAÇA!" ALEGRA-TE! O Senhor está contigo!" - a plenitude da graça salvadora de Deus criou Maria Imaculada, assim nós cremos. Ela acolheu essa graça com a inteireza do seu humilde coração. A virtude de Deus a tornou capaz de gerar, na virgindade, o Salvador. E mais: deu-lhe a força de suportar o peso dessa maternidade até o Calvário e o Cenáculo! A plenitude da graça Maria respondeu com o espaço inteiro do seu puro coração. Ela nos ensina que ao purificar nosso coração pecador, também abrimos espaço para Deus colocar em nós as VIRTUDES, da FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE, que nos fortalecerão para a luta pelo Reino. Esta é a mensagem do ESCAPULÁRIO - "a veste da Salvação e da justiça" com que Deus nos reveste como revestiu Maria. Essa é a proteção que Maria promete por sua própria experiência: sermos REVESTIDAS de Deus! E, assim, preparadas para o serviço aos irmãos!

- Que sentido tem o Escapulário do Carmo para mim?
- Como tenho buscado o CORAÇÃO PURO e a RETA CONSCIÊNCIA que me   sugere a Regra do Carmo?
- Estou consciente de que só assim Deus encontra espaço para estar comigo?
- Procuro estar revestida da Salvação e justiça no meu convívio com os irmãos?
 

 
Monte Carmelo e Mosteiro de Elias
7º. Dia
"AOS CARMELITAS..."
 
Monte Carmelo: cavernas pré-históricas.
 Numa montanha - o Carmelo - Elias mostrou seu zelo restaurando não só o altar, mas devolvendo o povo a Javé. Noutra montanha, o Horeb, ele procurou ouvir este mesmo Deus, que agora falava na suavidade da brisa leve. Os Carmelitas procuraram aprender esta dupla atenção de Elias no seu serviço a Deus: ouvir o POVO nas suas necessidades - ouvir a PALAVRA através da qual Deus nos interpela. O povo para Deus - Deus para o povo! Maria também teve essa dupla atenção: à necessidade humana e à solicitação de seu Filho. Em Caná ela se apresenta como Mãe e Mestra, porque desde muito era Filha e discípula da Palavra. O resultado foi o bom vinho - sinal da abundância das Bênçãos divinas.

- Que perguntas a Palavra de Deus me tem feito? Escuto-as?
- A Meditação da Palavra me ajuda a ouvir as necessidades dos irmãos? Como isso acontece?
- Já experimentei, como Maria e como Elias, a alegria de presenciar a Bênção de Deus  na vida dos irmãos e irmãs?

8º. DIA
"SEDE PROPÍCIA"  (Socorrei Piedosa)
 Na vida de Elias há uma viúva transpassada de dor pela morte do filho. E ele luta com a oração, para a volta à vida dessa Criança. E a viúva o chama: HOMEM DE DEUS.
 Na vida de Maria, é o Filho que, na agonia da morte, se preocupa com a vida dos irmãos e discípulos que vai deixar. Ele está dando a vida por suas vidas. Entrega estes irmãos à Mãe. Ela aceita: adota-nos. Desde então, "nós levamos Maria para nossa casa". E dizemos a ela: MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS, pecadores! Confiamos que Maria nos atende.

- E nós? Intercedemos por nossos irmãos?
- Adotamo-los ou os rejeitamos?
- Somos de Deus no nosso ser e agir?

9º. DIA
"Ó ESTRELA DO MAR"
 Elias subiu ao cume do Carmelo. Movido de compaixão pelo povo castigado pela seca, prostra-se 7 vezes em ORAÇÃO. Eis que, sobre o mar, surge o sinal! Promessa de chuva - a nuvenzinha!
 O pequeno grupo dos seguidores de Jesus também sobe. Vai movido pelo desejo de continuar a construção do Reino que o Mestre veio anunciar. Pedem confiante, porque, entre eles está um sinal visível da presença e ação do Espírito: Maria, a Estrela, o SINAL, a Mãe!
 Os Carmelitas invocam Maria como Estrela do Mar! Sinal do Reino! Nuvem que traz a chuva fecunda do Espírito; Maria nos ensina, como Elias e os discípulos, a perseverarmos na oração e na LUTA pelo REINO, certos de que, quando Deus está conosco, a colheita virá porque é o Seu Espírito que age. A vitória é de Deus. Maria, ESTRELA nos faz olhar os céus e caminhar juntos para começar aqui, no MAR da vida, a construí-lo, já!

- Estou atento aos sinais de Deus? Quais são eles? A que me impelem?
- Qual a melhor maneira de expressarmos nossa terna devoção a Maria, nossa
 " ESTRELA DO MAR?"

IV. LEITURAS
1º. Dia: "FLOR DO CARMELO"    1 Rs 18,36-39 - Lc 1, 35-38
2º. Dia: "VIDEIRA FLORIDA’       Ct 2, 10-16 - Lc 1,46-48
3º. Dia: "ESPLENDOR DO CÉU’   Is 60, 1-3 - Lc 1,39-44. 2,67-68.78-79
4º. Dia: "VIRGEM FECUNDA, SINGULAR!" Is 7, 14 - Lc 2,4-11. E 16-20
5º. Dia: "Ó MÃE TERNÍSSIMA"... Is 49,15-16 e Is 46,3-4 - Lc 2,46-52
6º. Dia: "IMACULADA"   Lc 1, 26-28 - Is 61, 10-11
7º. Dia: "AOS CARMELITAS"  1 Rs 18,30 e 19,11-13 - Jo 2, 3-5
8º. Dia: "SEDE PROPÍCIA"   (Socorrei Piedosa) 1 Rs, 17-24 - Jo 19, 26.27
9º. Dia: "Ó ESTRELA DO MAR"  1 Rs 19,42-44 - Atos 1, 13-14