Aluísio Azevedo
(1857-1913)
Aluísio Azevedo nasceu em São Luís do Maranhão. Fez estudos irregulares, enquanto trabalhava no comércio e praticava pintura. Em 1881, ano da publicação de O Mulato, transferiu-se definitivamente para o Rio de Janeiro. Integrou-se nos grupos boêmios da época, dedicando-se ao mesmo tempo à elaboração de seus romances. Em 1895, ingressou na carreira consular e prestou serviço em vários países: Espanha, Japão, Inglaterra, Argentina.
Com a publicação de O Mulato (1881), Aluísio Azevedo consagrou-se como escritor naturalista. A partir daí tentou viver exclusivamente como escritor. Para isso, recorreu, como outros, ao jornalismo, escreveu romances para publicação em folhetins, sujeitou-se muitas vezes às exigências de um público heterogêneo, da pressa e da improvisação.
Tudo isso explica e justifica a irregularidade de sua produção literária, oscilante entre Realismo e Naturalismo, alternando trechos de intensa morbidez romântica com outros predominantemente realistas.
FONTE: CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português:Linguagens.Literatura, gramática e redação vol.3. ed.2. São Paulo:Atual Editora, 1997.