"Se lembra quando a gente, chegou um dia a acreditar, que tudo era pra sempre,sem saber,que o pra sempre,sempre acaba"


Renato Manfredini Júnior,nasceu no Rio de Janeiro, na Ilha do Governador. Dos 7 aos 10 anos, ele morou em Nova York, onde seu pai passou um período a serviço do Banco do Brasil.Na volta, à família se estabeleceu no Rio e três anos depois se mudou para Brasília.Renato tinha então, 13 anos.Com o inglês que aprendera nos Estados Unidos,aos 15 ele começou a trabalhar como monitor e em seguida professor na Cultura Inglesa.

Logo em seguida, contraiu uma doença que afeta a extremidade dos ossos, deixando-os frageis, mas por causa de um erro médico, teve que ficar 2 anos entre a cama e a cadeira de rodas.Já recuperado, formou o seu primeiro grupo,o Aborto Elétrico, que seria futuramente a Legião Urbana e sua carreira vitorisa.A Legião Urbana foi formada em Brasília,mas a primeira vez que tocou lá depois de consagrado nacionalmente, o show acabou num quebra quebra com um punhado de feridos, e um Renato Russo transtornado.

O comportamente de Renato Russo também contribuía para desenhar a imagem da legião de um grupo inesperado, com o qual tudo podia acontecer.A Legião Urbana era do contra - vendeu mais de 5 milhões de discos sem NUNCA ter adotado procedimentos recorrentes da indústria fotográfica. Jamais quis tocar em festivais, promovidos por grandes empresas. Raríssimas vezes compareceu a programas de auditório em que seus "colegas" batem cartão para venderem discos.Adotou uma postura que nenhum outro grupo arriscaria, talvez por isso tenha preservado sua autencidade e carisma. Renato Russo escreveu alguns hinos da geração dos anos 80. Será, música tocada em todos os shows(e regravada por vários outros artistas), e por exigencia dos fãs, Tempo Perdido, Pais e Filhos e uma dezena de outras músicas.

O estilo musical do grupo foi definido no àlbum "Dois", de 1986. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias e emplacou vários sucessos entre eles Eduardo e Mônica.Depois de ter se estabelecido como uma referência fundamental do rock brasileiro,Renato pode dar asas a convicções mais pessoais.Sem desfalcar a Legião Urbana, fez dois discos de sucesso.O primeiro "Stonewall Celebration" de 1994, é todo cantado em inglês, metade foi doada a companha contra a fome de Betinho. No ano retrasado, lançou "Equilibrio Distante" no qual canta em italiano. O disco vendeu mais de meio milhão de cópias, forneceu tema para novela e ainda toca nas rádios.

Texto da Veja, na época da morte de Renato.

CDs por ordem cronológica:

Legião Urbana Dois Que país é esse? As Quatro Estações V(cinco) Música para acampamentos O descobrimento do Brasil A Tempestade Uma Outra Estação

Informações Gerais da Banda(banda/discos/duração):
Legião Urbana discos:8 , sendo 1 duplo
De 1985 até 1997