Destacam-se as velhas gameleiras na antiga rua principal da cidade

Vistas parciais da cidade

 

 

Clique abaixo para ampliar

sf3.jpg (40156 bytes) scf4.jpg (49476 bytes)

             

           A cidade nasceu à margem esquerda do rio Capibaribe. À direita fica o município do Brejo da Madre Deus/PE.  Na primeira foto vê-se a avenida Padre Zuzinha, antiga rua Grande, centro velho, a partir de onde o lugar começou a crescer, com suas frondosas gameleiras no meio da artéria. Na outra, o centro dinâmico da nova cidade (Avenida 29 de Dezembro), onde o progresso da sulanca pulsa de forma bem visível. 

Outro assunto

 

Capibaribe -  Um dos principais rios de Pernambuco. Nasce nas encostas da serra da Jararaca, em Poção, agreste setentrional do estado. Formado pela junção dos riachos Cachoeira e Canhoto, tem cerca de 250 km de extensão, dos quais apenas 12 km são navegáveis por pequenas embarcações, já perto de sua foz. Começa a ser perene apenas em Limoeiro, no curso baixo. 

              Passa por 39 municípios pernambucanos, entre os quais Brejo da Madre Deus, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Surubim, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, Carpina, São Lourenço da Mata e Recife onde, confluindo com os rios Beberibe e Tijipió, atravessa vários bairros e se incorpora à paisagem urbana. Aí desemboca no oceano. Seu principal afluente é o rio Tapacurá. A área de sua bacia hidrográfica é de 7.716 Km2. Depois do curto período de cheias, vira uma estrada de areia em sua maior extensão.

               Enchente no rio é para o santa-cruzense razão de alegria, pois traz a água que nas estiagens falta. Agora é também motivo de preocupação com novas enchentes que poderão alagar a cidade. 

 

  visitas - estatísticas atualizadas desta página (clique ao lado):  See who's visiting this page.

 

Voltar ao início da página  editada em 29/09/02

Revisada em 11/05/2004