cloud nine home page

gif012.gif (1653 bytes)Biografia gif012.gif (1653 bytes)Discografia gif012.gif (1653 bytes)Espaço para os Fans gif012.gif (1653 bytes)Notícias gif012.gif (1653 bytes)Fotos gif012.gif (1653 bytes)Links

Biografia

Lembramos que esta Biografia é interativa, ou seja, se discordarem de algo ou tiverem algo para acrescentar é só me enviar um e-mail.

george4.jpg (10233 bytes)Compreender a história de George Harrison nunca foi uma coisa fácil, na verdade após a separação dos Beatles, encontrar  matériais que destinavam-se a falar apenas de George como artista solo tornou-se uma tarefa difícil. Não que ele não tenha tido êxito após os Beatles, muito pelo contrário, o disco de estréia de George "All Things Must Pass" foi um verdadeiro sucesso de vendas e críticas e, comparando com o primeiro trabalho de cada ex-beatle Paul McCartney (McCartney I), John Lennon (Plastic Ono Band) e Ringo Starr (Sentimental Journey), o primeiro disco do George é um verdadeiro clássico e foi ele que conseguiu o primeiro hit a chegar ao primeiro lugar nas paradas com a música "My Sweet Lord".
O primeiro ponto a causar divergência toda vez que são feitas biografias do George é a sua data de nascimento, alguns escritores costumam afirmar que o dia exato foi 25 de fevereiro de 1943, outros afirmam que o dia foi 24 de fevereiro de 1943.Harrison foi o único Beatles a sair de uma família sem tragédias e separações, enquanto John e Paul perderam a mãe muito precocemente e  Ringo teve sérios problemas de saúde quando pequeno.
Seus pais chamavam-se Louise French e Harold Harrison, e casaram-se no dia 20 de Maio de 1930 no cartório de Brownlow Hill. Harold e Louise então mudaram-se para o número 12 da Arnold Grove Wavertree após o casamento e lá moraram por 18 anos. Ficava a poucas milhas de distância das áreas que Paul e John viviam.
O casal teve quatro filhos: Louise em 1931, Harold em 1934, Peter em 1940 e George em 1943. O pai de George trabalhava na Marinha, até que resolveu sair para poder dar mais atenção à família. Harold ficou no seguro-desemprego por 15 meses até que 1937, começou a trabalhar como motorista de ônibus, profissão pela qual ficou caracterizado.
George começou a estudar numa escola pública, já que não haviam vagas nas outras escolas. A escola era a  Dovedale Primary, a mesma escola que John estudava. Mesmo assim eles nunca se cruzavam pois John era três anos mais adiantado que George. Contudo o irmão de George, Peter, Harrison, estudava junto com John.
Aos seis anos, George mudou-se para uma casa da prefeitura de número 25 do Upton Green, em Speke.
George entrou para o Liverpool Institute em 1954. Escola em que Paul Mccartney já eestudava, mas só que um ano na frente. John cursava seu quarto ano na Quarry Bank High School.
George e Paul McCartney pegavam o mesmo ônibus para a escola, onde se conheceram e logo descobriram que tinham a música e a guitarra em comum. George e seu irmão Pete haviam montado uma banda de Skiffle, e pelo fato de serem muito jovens, tinham de tocar escondido dos pais nas apresentações locais. Paul apresentou, então, o sardento e magrela George ao The Quarrymen, que tinha apenas 14 anos no momento. Sem idade suficiente para integrar o grupo, George acompanhava os rapazes aonde quer que eles fossem, ficando, desta forma, muito amigo de Lennon. Ficava atrás do palco em todos os shows da banda e substituía o guitarrista quando este não aparecia aos shows. Por muitas vezes, a própria mãe de Harrison convidava os garotos a ensaiarem em sua casa. A mãe de George dava muita força aos rapazes, ficando na platéia dos shows que aconteciam no Cavern Club. Aos poucos, George foi entrando na banda, que então havia passado a se chamar Jonny and the Moondogs.
Nos anos seguintes, a banda que viria a se tornar os Beatles, começou a se apresentar em Hamburgo, Alemanha. Na primeira vez que foram excursionar por lá, eles foram deportados devido a idade de George, então de menor.Com o passar do tempo a banda foi se consolidando até que os Beatles conseguiram o seu primeiro contrato, fato que custou a saída do primeiro baterista Pete Best. No primeiro show sem Pete, a saída do baterista custou a George um olho roxo. O público gostava de Pete Best, especialmente as meninas, e ficaram enfurecidos com sua saída motivo da agressão aos Beatles.
George Harrison, então nos Beatles, era sempre o mais calado da banda e seu talento era demonstrado através dos solos de sua guitarra que tornaram-se marca registrada das músicas dos Beatles. No resto o brilho de George era ofuscado por duas estrelas maiores nos Beatles, John e Paul. George foi devagarinho conquistando o seu lugar na banda e nas cabeças dos fans. George gravava no máximo duas canções por disco, e no início as músicas nem eram composições dele. No álbum "Revolver" de 1966 começou a ficar evidente o talento de George pois ele emplacou três músicas no álbum: "Taxman", "Love You To" e "I Want To Tell You".
Cartol.jpg (8975 bytes)Em 1965, durante as filmagens do filme "Help!" George apareceu com um instrumento chamado Cítara, que havia comprado e logo começou a ter aulas com o renomado músico Indiano Ravi Shankar. Este seria o início da conversão de George à filosofia e religião Hindu que mais tarde levaria os Beatles para uma experiência não muito boa à India. Na verdade este período dos Beatles na Índia foi frustante para George, pois o seu líder espiritual  Maharishi Mahesh Yogi foi acusado de utilizar a sua "pureza" para fins nada puros (ele tentou abusar sexulamente da atriz Mia Farrow que acompanhava os Beatles na viagem).
Com os Beatles George fez entre outras músicas os clássicos "Something," "While My Guitar Gently Weeps," e "Here Comes the Sun,"
George casou-se pela primeira vez com Patricia Anne Boyd, Pattie Boyd, em 21 de Janeiro de 1966, George a conheceu durante as gravações do filme "A Hard Day's Night" no qual a modelo fazia uma pequena figuração. O casal não teve filhos até o divórcio oficial em 9 de junho de 1977.
No dia 12 de março de 1969, George foi preso devido uma batida policial feita pelo Sgt. Pilcher em sua casa onde encontram maconha.
Quando Paul anunciou o fim dos Beatles em abril de 1970, George já havia feito muitas amizades no mundo da música e trabalhado em projetos solos como a trilha sonora para o filme "Wonderwal" que resultou no seu primeiro disco solo "Wonderwall"(1968). Este título de George foi usado como inspiração de um hit da banda inglesa Oasis em 1995.George também lançou o disco experimental "Eletronic Sounds"(1969).
Em 1970 George confirmou o seu talento, lançando a maravilhosa caixa "All Things Must Pass", que tinha três discos(em cd é duplo) com  músicas de "fazer chorar". Este capítulo é considerado como a libertação musical de George, pois ele grava tudo que sempre quiz gravar mas não tinha espaço nos Beatles. Algumas canções eram tocadas até com os Beatles nos ensaios como a faixa título e "Beware of Darkness".
Em 1972 Harrison organizou um mega concerto beneficente chamado "O Concerto Para Bangldesh" e em dois dias de show ajudou a arrecadar uma quantia muito significativa de dinheiro que foi convertido para o país faminto. No concerto tocaram Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr, Leon Russel, Bad Finger, Ravi Shankar, Klaus Voorman e Billy Preston. O show foi registrado em vídeo e em mais uma caixa com três discos (dois em Cd).
Em 1974, após a mal sucedida turnê que o nosso ídolo teve que interromper por um problema de garganta, George cria a Dark Horse Records empresa responsável pelas músicas do mesmo. No iníio da década de 70 George faz muitas parcerias com grandes artistas como Bob Dylan e Eric Clapton que resultaram em participações em shows e discos de vários artistas.
Seus outros discos embora tenham sido muito recebido pelos seus milhões de fans, não caiu nas graças da crítica. Na verdade George alternou a sua carreira em bons - "Live in a Material Wolrd"(1973), "33 1/3"(1976), "George Harrison"(1979) - e maus momentos -  "Extra Texture"(1975) e "Dark Horse"(1974). George ainda teria uma grande decepção quando foi processado por plágio pela música "My Sweet Lord", pelos Chiffons com a música "He's So Fine", George perdeu muito dinheiro com o processo que levou. George ainda lançou uma coletânea em 1976 "The Best of George Harrison" que trazia um lado de suas músicas com os Beatles e o outro com a sua até então curta carreira solo.
Observando a sua queda em relação à música, George resolveu investir em outras áreas, quando criou a companhia de produções de filmes HandMade Films, em1978, produzindo até bons filmes como "A vida de Brian" e a sátira "The Rutles".
George casou-se mais uma vez no dia 02 de Setembro de 1978 com a Mexicana Olivia Arias com quem Harrison teve o seu único filho Dhani em um ano depois.
Nos anos 80 George continuou o legado da década de 70 produzindo filmes e discos. O primeiro desta década foi o excelente disco "Somewhere in England"(1981) que saiu logo após o brutal assassinato de John Lennon. Neste disco ficou registrado a memorial "All Those Years Ago". No ano seguinte George lançou o "Gone Troppo", considerado por muitos como o pior disco de George, foi um verdadeiro fracasso comercial. Talvez por isso George só voltaria a lançar um disco em 1987, quando finalmente George voltou a alcançar o primeiro lugar nas paradas de sucesso com a regravação da música de Rudy Clark "I Got My Mind Set On You". George escreveu mais tarde a sua própria biografia chamada "I Me Mine".
Envolvido pelo sucesso de seu novo disco, George formou uma super banda com Bob Dylan, Tom Petty, Jeff Lyne e Roy Orbinson chamada "Traveling Wilburys" com quem gravou dois grandes discos, "Traveling Wilburys Vol.1"(1988) e "Traveling Wilburys Vol.3"(1990). O primeiro inclusive ganhou o Grammy de melhor performance de um grupo de rock.
Para encerrar a década George lança a sua segunda coletânea "Best of Dark Horse"(1989) que trazia as inéditas "Poor Little Girl" e "Cheer Down".
E os anos 90? Praticamente encerrado (hoje 21/11/99) o que eu tenho para contar? Para minha beatlemania foi uma década ótima, mas para GeorgeHarrisonMania.... Sem sombra de dúvidas esta foi a década menos produtiva da carreira de George, nenhum disco solo com músicas inéditas. O começo até que foi legal, em 1990 George lança junto com os Traveling Wilburys o Cd "Traveling Wilburys Vol.3", e uma coletênea beneficente com a música "Nobody's Child". Em 1992 George lança "Live In Japan", álbum duplo que traz o ótimo show no Japão que fez junto com Eric Clapton. Outra vez problemas aconteceram: no meio da excursão George briga com Clapton. Também em 1992, George foi homenageado pela Billboard pelo conjunto de sua obra, foi mais um prêmio para sua coleção que incluem seis Grammys Awards e um Oscar que ele divide com os Beatles.
Em 1995 George participou do projeto Beatles Anthology, e podemos matar a saudade de sua voz na gravação de "Free as a Bird". Em 1997 George participou do novo disco de Ravi Shankar "Chants of India". Em 1998 George retirou uns nódulos da garganta, foi um  grande susto para nós pois a imprensa espalhou boatos de que ele estava muito mal e com câncer.
Em 1999 começaram a surgir pistas de seu novo disco, a primeira: o filho de Carl Perkins entrega à George uma fita com 4 músicas inéditas para que sejam adicionados os vocais no mesmo estilo de "Free as a Bird", boatos dizem que estas músicas estarão num provável disco dos Traveling Wilburys. Tom Petty afirmou que existe a possibilidade da banda se reunir novamente. A segunda pista: George participa de um show de Jim Capaldi onde o mesmo afirma que gravaria a música "You ReallY Got on Me" em seu próximo disco. A terceira e mais precisosa foi informada pelo próprio George: em uma entrevista George afirmou que deverá relançar os seus discos com bônus tracks, disse também que lançaria uma caixa com raridades suas e disse também o provável nome de seu próximo disco "Portrait of a Leg End”, e algumas de suas músicas seriam “Valentine”, “Pisces Fish”, e “Brainwashed”.

Fim por enquanto...

assin.gif (7203 bytes)

 

Anderson Nascimento Productions99®