SATANISMO>> Os Senãos do Satanismo

1.O primeiro senão do satanismo fica claro a partir da sua comparação com paganismo.No paganismo existem muitos,muitos deuses que representam determinados caminhos para homem.De acordo com suas necessidades, o homem pode escolher aquele que lhe mais convém de acordo com as circunstâncias.Assim ,por exemplo, se você sente que determinados deuses cujo auxílio voce pede não estão mais satisafazendo você,ou então, esse "contrato" com deuses não está mais lhe trazendo os benefícios almejados, você, simplesmente, manda esses deuses embora,e "contrata" outros que mais lhe convêm nesse momento.Aí está a vantagem do paganismo. Agora imagine essa situação no Satanismo.Como é sabido, existem vários chamados "demônios", que são nada mais do que "faces do Satan", sendo os principais são os mais conhecidos, o Satan(fogo), o Lúcifer(ar), o Belial(terra) e o Leviathan(água)., que possuem as características representadas pelos elementos a eles associados. Agora supõe que você é um satanista, e que , por exemplo, as características do Satan e do Leviathan não estão lhe trazendo o bem.Aí, para o seu bem, teria que "mandar embora " o Satan e o Leviathan.Mas não esquece que ambos são várias faces, projeções do Satan.Aí você "mutilaria o Satan" ( ha-ha-ha).Nisso fica uma das limitações do satanismo, pois também é impossível imaginar que uma das faces do Satan é o seu "inimigo" o utras são "amigo" . Aí você deixaria o coitado do Satan com dupla personalidade(ha-ha-ha).

2.Ambos o satanismo e paganismo pregam a liberdade total e o controle da sua vida.Uma das poucas diferenças dessas filosofias é que para o pagão existe um equilíbrio, uma harmonia entre "ratio"(razão, mente) e "irratio" (emoção, coração) e nesse equilíbrio baseiam-se suas ações.No entanto, um satanista é 100% "ratio", quer dizer ele tém que matar toda a emoção dentro dele,e isso pode se tornar uma dogma do satanismo: "razão sem emoção" que pode limitar um ser humano de uma ou outra maneira, contradizendo a liberdade satânica, pois 100 ratio é um tipo de limitação.

3.Embora o satanismo condene todas as religiões monoteístas, há uma contradição nisso. Por que? O satanismo é uma forma de monoteísmo, pois existe um único Satan(embora não seja um deus, é uma força, é a natureza por si mesmo, pode até ser considerada uma idéia monoteísta) que sempre deve ser lembrado pelos satanistas.No paganismo também existe um "deus principal" mas ele se iguala aos outros deuses, que não são suas faces, projeções, são iguais a ele, por isso você pode esquecer-se absolutamente dele e só ter contato com deuses que lhe convêm.No satanismo isso não é possível, pois se você esquecer do Satan, você já não é um satanista, pois automaticamente, se esquecerá de todas as suas faces, pois, afinal , são faces do Satan. E mesmo assim, se você aprecia mais uma dessas projeções que as outras, de qualquer maneira você aprecia o próprio e o único Satan, que é uma idéia monoteísta.