"Porque o Joao do Pastel Vende Maconha Pra Garotada..."

    Todo individuo, em algum momento da vida entre os 10 e os 18 anos, se depara com a constatacao inevitavel: "Tem alguma coisa errada". Alguns poucos individuos, no entanto, alem de perceberem, tambem sentem isso.
    No primeiro caso (a percepcao unicamente racional), a pessoa pode relegar a informacao a algum canto escuro da memoria (pois e nisso que resume se a percepcao para alguem que nao pode sentir: num conhecimento adquirido), entao a pessoa estuda, se forma, arranja um trabalho, se casa, vem a familia, e o entulho da vida acaba eclipsando de vez a antiga ideia. Ja os individuos talentosos que nao conseguem sentir resolvem explorar o tema (como se estivessem falando de um simples objeto de dissertacao, inspiracao artistica ou tema de discussao); nao por estarem verdadeiramente empenhados em encontrarem respostas ou solucoes, mas por gostarem de se ouvir dizendo tais coisas. Em seu narcisismo, acabam dando de cara com o obvio e com a utopia, gritando coisas bonitinhas para o alto, e adotando posturas ultrapassadas e estereotipadas (por que nao dizer, ridiculas?). "A miseria tem que acabar! Vamos ressucitar a mata atlantica! Vou virar comunista! Viva a anarquia! Morte a Coca Cola!"
    A excessao - os que podem sentir - tras consigo a ideia como uma conviccao, e isso acaba elevando os problemas do mundo ao estatus de fardos, as vezes pesados de mais para serem carregados. Os que sentem nao pensam em palavras como "miseria", ou "diferenca social", ou "injustica". Pensam no Bill Gates e no Joao, que vende pastel na parada da 11 e tem a mesma idade do dono da Microsoft. Os dois tem ainda outras coisas em comum: 36 cromossomos e um cortex cerebral desenvolvido, o que os torna identicos aos olhos da evolucao natural. Mas enquanto o primeiro tem um patrimonio virtualmente (que ironia) infinito, o segundo inexplicavelmente tem de dar duro para subexistir com os 9 filhos, um dos quais esta na "instituicao de menores" por porte e consumo de merla. Este e conhecido por Sexta-feira, e tem a mesma idade do filho mais novo da princesa Diana, que por sua vez morreu no mesmo dia e com a mesma idade que tinha dona Maria (uma possibilidade) quando de seu falecimento: uma, vitima da insensibilidade de reporteres (que precisavam da materia para pagarem seus alugueis), outra, em decorrencia a  esquistossomose que contraiu enquanto lavava a roupa das criancas no acude da favela. As luzes da fama, tao devastadoras e frias, nao sao piores que as luzes dos farois dos carros de policia num beco escuro.
    Esta e a realidade. Quem pode sentir que as coisas estaum erradas percebe que o abismo e mais profundo do que se pode conceber, e que  o buraco, sem sombra de duvidas, e mais embaixo. Todas as posicoes, solucoes e respostas propostas sao sumariamente descartadas - se fossem aplicaveis estariam ganhando forca, e nao se apagando progressivamente. Assim, o comunismo e encarado como algo nao aplicavel, por nao se adequar ao atual momento historico (proletariado?). A anarquia cai na vala das utopias: e um estado a ser alcancado, mas nao se sabe como, visto que o homem nao sabe lidar nem com sua precaria democracia. Percebe-se entao: o homem nao esta pronto para ser livre. O homem nao sabe o que e liberdade.
    Aqueles que podem sentir querem algo novo. Procuram brechas, modos de usar o sistema contra o sistema. Procuram alternativas. Sequestrar um figurao (um crime hediondo) e pedir de resgate nao alguns milhares de dolares, mas cadeiras de roda e equipamentos para hospitais e escolas (filantropia). Jogar a moral contra a moral, sem se importarem com os estilhacos que podem voar em sua direcao. Afinal, ja dizia alguem ai: "O caos e o estado que antecede a criacao". Os que sentem continuam formentando a confusaum mental e moral que sentem, na esperanca que dos escombros possa emergir algum tipo de resposta, que faca tudo isso valer a pena.