2000.jpg (43101 bytes)

Get Back Beatles Fanclub
Matérias

Classificados Fã Clube Novos Amigos Filiação Banda Covers Matérias Notícias
In My Life Publicações Foto do mês Get Back Responde Reuniões Anúncios Links

Inéditas e Necessárias

Por Anderson Nascimento em 10/10/00

    Há trinta anos atrás era decretado o fim de um sonho que influenciou toda uma geração de pessoas, mudando costumes, idéias e quebrando barreiras nunca antes atravessadas. John Lennon em sua canção "God" acordou-nos para uma realidade que era muito difícil de assumir, expressando toda a dor que esta realidade anunciava em seus versos "... O sonho acabou, o que eu posso fazer?...", sepultando assim a nossa esperança de uma nova reunião da maior banda de todos os tempos, os Beatles.
   

    Após tantos anos desde o fim do grupo, ainda convivemos com manias que eram exclusivas do pessoal que viveu a época. Ainda temos de tempos em tempos, lançamentos de músicas inéditas (como na Antologia), de músicas novas (Free as Bird, Real Love) e melhor: a consciência de que existe ainda muita coisa inédita para ser lançado. Tudo isso causa uma certa compensação por (muitos de nós) não termos vivido a época. Acredito que, na maioria dos casos, as músicas inéditas e as alternativas (as que chamamos de piratas) são as grandes responsáveis pelo aumento do frenesi em torno dos Beatles.

    Muito se fala da legalidade desse tipo de música, que já circula entre os fãs por intermédio dos "pirateiros" há muito tempo. Alegam que direitos autorais estão sendo violados e etc.., mas na verdade o público que as tem nas mãos sabe o quanto elas são necessárias. Na Antologia dos Beatles por exemplo, muitas das "novidades" já não eram novidades para nós há muito tempo. No "Live At the BBC", quase tudo já era conhecido, por isso, esse processo apenas transforma gravações obscuras e inéditas em material original, diminuindo consideravelmente a pirataria em cima do que não é mais inédito.

    Apesar da oficialização de grande parte do material com o lançamento da Antologia, temos ainda um vasto material "inédito" mas que já fazem a nossa alegria. Algumas destas canções/versões são para mim materiais que não deveriam nunca ficar longe das mãos (e ouvidos) dos fãs dos Beatles, são as canções que eu intitulo de "Necessárias".

Nesta categoria eu posso citar vários exemplos, os quais quem conhece as músicas em questão com certeza saberá do que eu estou falando:

- She’s a Woman (take 7)

Está no Ultra Rare trax Vol. Esta "She’s a Woman" costumamos chamá-la de versão Rock. Isto porque Paul McCartney faz do final de seus longos seis minutos um verdadeiro festival de Rock, com gritos e bateria pesada. Esta música deveria ter sido lançada na Antologia.

- Get Back (Rock Version)

Está no Celuloid Rock. Esta versão de Get Back tem uma peculiaridade muito interessante: a participação quase integral de John Lennon nos vocais. É além de tudo curioso ouvir John dividindo os vocais com Paul em uma versão muito mais Rock’n’Roll do que a original.

- Dig It (Full Version)

Lembra-se daquele pedacinho desta música que está no Let It Be? Ela é na verdade uma jam bem longa e divertida. Apesar de já ser muito conhecida entre os fans, muitas pessoas ainda não tiveram acesso a ela.

- Dhera Dhun (George Harrison)

Quem assistiu a Antologia deve lembrar de um trecho onde Paul, George e Ringo conversam sobre uma música da época do Álbum Branco escrita por George. Pois bem, esta é a música que eu estou falando. Existe uma versão maravilhosa desta música no cd pirata "Though Many Years", com arranjos perfeitos e produção bem elaborada. Essa música é uma daquelas em que nos perguntamos o porquê dela não Ter sido lançada oficialmente.

- Good Bye

Gravada ainda na época dos Beatles, esta linda canção foi dada por Paul para Cilla Back, que logo a transformou em um grande sucesso. Essa versão que eu estou falando tem uma belíssima interpretação de Paul McCartney.

Quem quiser acrescentar mais alguma "Inédita e Necessária" nesta matéria, por favor entre em contato conosco!

Voltar para o início

Volta para a página principal

Atualizada em 10/10/00
Anderson Nascimento Productions 2000
â