Legião Urbana (1985) |
Com
certeza ésse é o disco de estréia mais contundente de
uma banda brasileira. Renato e seus comparsas chegavam de
Brasília ávi- |
Dois (1986) |
O segundo disco da banda é o que pode ser chamado de clássico do rock brasileiro. A poesia crítica de Renato Russo poucas vezes voltou a estar tão depurada e harmonicamente casada com as músicas. Estrondoso susesso de vendas, o disco teve vários hits: "Tempo Perdido", "Eduardo e Monica", "Daniel na Cova dos Leões", "Quase sem Querer" e "Índios"- uma das melhores canções gravadas pela Legião Urbana. Superesperado depois da festejada estréia, o álbum também para catapultar o nome da Legião no Olimpo do rock nacional, que na época dominava as rádios e o mercado fonográfico do país. Músicas mais intimistas e sombrias dividem espaço com sonoridades punk que remontam a origem da banda brasiliense. Por outro lado Russo já dava amostras de estava mesmo fadado a se tornar o porta voz da "Geração Coca-Cola". Os Teens da época fizeram de "Eduardo e Monica" e "Tempo Perdido" hinos que se juntaram a muitos outros produzido pelo poeta. |
Que País É Este (1988) |
Em meio uma crise de relacionamento que culminaria com a saída do baixista Reanto Rocha a Legião tira de seu fundo de baú nove músicas para fazer um disco. Das velharias duas foram incluídas. Gravada antes pelo Paralamas do Susesso em seu primeiro disco, "Química" havia sido o "passaporte" de entrada da banda na gravadora EMI- Odeon. O épico "Faroeste Cabloco" marcou história. Além de contar a saga de João de Santo Cristo -Segundo Renato, um jovem de classe média, revoltado com a vida dese que perdeu o pai assassinado - A faixa causou polêmica ao ocupar com seus nove minutos bons espaços no Globo de Ouro e nas rádios FMs comericais. O Curare Escorria aos monte da boca do vocalista. A balada "Angra dos Reis" aborda a sindrome nuclear,"Que país é Este" protesta claramente contra a politicagem exercida na cidade natal do grupo. "Química" nada mais é do que um puro desabafo estuantil contra a "tirania do saber" do saber imposta pelos calendários escolares. Apesar de irregular o álbum apresenta um clássico "Eu Sei" está na lista das melhores músicas pessoais de Renato Russo. |
As Quatro Estações (1990) |
Para a decepcão de alguns e deleite de milhões, a Legião Urbana fez As quatros Estações o seu disco mais platável e adolescente. O teor introspectivo e elaborado das letras de Russo cederam lugar as refrões simplórios e de faácil assimilação, que passaram a povoar os corações e mentes de toda uma geração de teens. Em "pais e filhos", um dos maiores hits da carreira da banda, Russo anuncia que queria dar ao filho nome de Santo - e que seu os pais nãoentendem seus filhos a recíproca também é verdadeira. O simplismo e relativo moralismo do versos acabou fazendo com que alguns fãs da Legião torcessem o nariz. Mas muita gente acabou se identificando e fazendo da música um hinp que deve atravessar o milênio. "As Quatro Estações" também serviu ao vocalista como veículo de sua primeira declação - em forma de música a respeito da sua opção sexual. Em "Meninos e Meninas", Renato anuncia curto e direto, rápido e rasteiro: "gosto de meninos e meninas/Vai ver que é assim mesmo e vais ser assim pra sempre". |
Cinco - V (1991) |
Este sem duvida é um dos trabalhos mais fracos da Legião senão for o pior. Investe um pouco na onda mística que começa a tomar conta do país no ínicio da década. "Metal Contra as Nuvens" com seus inacreditáveis 11 minutos. Os hits radiofônicos foram "O Teatro dos Vampiros" e "Vento no Litoral". |
Música P/ Acampamentos |
Disco Duplo ao vivo com
curiosidades como trecho do acústico MTV (" Eu
Sei", Índios" e uma cover do Buffalo
Springfield), a demo de uma canção especial infantil da
Globo |
Descobrimento do Brasil |
Renato ameaça abandonar a
depressão profunda do anterior e acena um breve retorno
á acidez e lingua ferina ("Perfeição" |
A Tempestade (1996) |
Mais turbulencias nas gravações, desta vez pela completa falta de entendimento entre os integrantes e o agravamento da imunodeficiência do vocalista. O clima pesado acentuado pelos teclados carregados ao fundo ganha, ganha tons sinistros, com várias referências á aids e versos de despedida. Letras longas e arrastadas dispensam refrões e retratam toda a dor e a angústia que Renato sentia nos últimos meses. |
Uma Outra Estação (1997) |
Nem a morte de Renato Russo em 1996 serviu para encerrar o ciclo Legião Urbana. Apesar de oficialmente a banda ja ter acabado os fás do grupo terão a opotunidade de ouvir uma séria de canções inéditas. O álbum tem 15 cancões e é um álbum mais acessível que a tempestade, este cd conta um pouca da trajetória da banda tem de tudo rock, que lembra os primeiros trabalhos da Legião baladas e canções épicas como Clarice |
Mais Do Mesmo (1998) |
Mais do Mesmo é um disco perfeitamente coerente e não uma mera coletânea, são três faixas do primeiro cd, o politizado Legião Urbana, de 1985: "Será", "Ainda é Cedo", "Geração Coca-Cola". São Três faixas do segundo, o amoroso Dois , de 1986 "Edaurdo e Monica", "Tempo Pedido" e "Índios". São duas faixas do irado Que País é Este a própria e "Faroeste Cabloco". São Três faixas do Religioso As Quatro Estações de 1989 "Há Tempos", "Pais e Filhos" e "Meninos e Meninas", uma faixa do sombrio V de 1991 "Vento no Litora". Duas do reflexivo Descobrimentoi do Brasil de 1993 "Perfeição" e "Giz". Uma do deprimido A Tempestade, de 1996 "Dezesseis". E uma do redentor Uma Outra Estação de 1998 "Antes Das Seis". |