CURIOSIDADES

Melody Maker

Na edição de 31 de março de 1979, quase um mês depois da morte de Sid Vicious, do Sex Pistols, o lamento de um certo Eric Russel foi escolhido carta da semana. Eric era Renato. (clique aqui para ver a tradução da carta)


Renato "Russo"

Renato Manfredini Jr, passou a usar o sobrenome Russo em homenagem ao filósofo Jean-Jacques Rousseau, que defendia o ideal do "bom selvagem", ou seja, o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe, portanto o homem deveria voltar-se para o refúgio da natureza pura.


Urbana Legio Omnia Vincit - Legião Urbana a Tudo Vence

Renato Russo adaptava a frase do estadista romano Júlio Cesar (Romana Legio Omnia Vincit) pra assinar os textos sobre a Legião que sempre escrevia.


Porre Revelador

Embora a turma fosse composta por várias meninas, Renato não teve envolvimento público com nenhuma delas. A garota com quem tinha mais contato era uma descendente de chineses chamada Suzy, ele só conversava em inglês com ela. Apesar de não ter namorada, ninguém da turma desconfiava que Renato tivesse tendências homossexuais. A primeira vez que ele deu sinal, foi quando depois de ter bebido, agarrou um sujeito numa festa, onde estavam Ico Ouro-Preto, André Muller,Dinho, Dado... Lá pelas tantas, o Renato, já meio bêbado, agarrou um cara, ele não gostou e foi a maior confusão, rolou uma briga, um empurra-empurra. Todo mundo ficou surpreso. Naquela noite, mais uma vez, Renato voltou para casa a pé, sozinho.


A ou O ?

Se você sempre se pergunta se deve dizer "a" ou "o" Legião Urbana, saiba que o próprio Renato Russo usava o artigo feminino para se referir ao grupo. Portanto dizemos a Legião Urbana.


Fátima Caboclo

Havia uma (con)fusão entre "Faroeste Caboclo" e "Fátima", do Capital Inicial. Renato cantava "Faroeste" com a letra de "Fátima" e o Capital fazia o inverso. Dá pra imaginar?


Grampos na Boca

Teve uma época que Renato começou a se furar (colocava rebites metálicos no rosto) e freqüentemente adotava o visual punk mais tradicional. Pintava o cabelo com três cores diferentes, rasgava a roupa toda e botava alfinetes de fralda, também usava um pé de tênis vermelho, outro azul. Ele foi vestido desse jeito a uma apresentação nobre do bailarino Mikhail Baríshnikov. Nesse festival estavam nomes importantes do cenário de Brasília, inclusive militares. Falando em inglês o tempo todo, Renato se passou por alguém de alguma embaixada, conseguiu lugar na primeira fila, foi ao camarim ao fim da apresentação e ainda ficou amigo do bailarino, que fez questão que ele estivesse presente nas outras duas performances que faria no Rio e em São Paulo. Renato acabou nem seguindo o astro, mas mostrou o tamanho do seu carisma.


Jornal Nacional

Dado lembra de uma história dos bastidores do Jornal Nacional.

"Não sei se é verdade, mas alguém contou que quando o Renato morreu, era época da Lillian Witte Fibe e do William Bonner. Toda a equipe estava discutindo a pauta e a Lillian chegou, em um determinado momento, e falou: 'Vem cá, vocês não acham meio exagerado isso? Dez minutos no Jornal Nacional? É isso tudo mesmo? Vai pegar o jornal inteiro'. Aí o William Bonner virou pra ela e começou a cantar:'Não tinha medo o tal João de Santo Cristo...'" 


"Aborto Elétrico"

O nome da primeira banda de Renato Russo surgiu por acaso. Fê Lemos, André Pretorius e Renato estavam pensando em um nome pra banda. Fê cita um grupo americano, Electric Flag (Bandeira Elétrica), e diz que poderia se algo parecido. Daí André fala: "Aborto Elétrico", e todos concordam.

Além da imagem forte, o nome Aborto Elétrico também foi escolhido pelas iniciais AE, que eram pichadas utilizando o mesmo tipo de letra do movimento anarquista. Segundo Fê, a versão de Renato para a criação do nome - citação a um tipo de cassetete usado pela polícia brasiliense em 1968 que dava choque e acabou fazendo uma jovem grávida perder o bebê - não era verdadeira.


Garotas Abortadas do Aborto

O Aborto Elétrico tentou incluir duas vocalistas: Ana Resende e Cris Brenner, então namorada de Fê. Elas tentaram Geração Coca-Cola, escrita por Renato em uma folha de caderno espiral, mas ambas desistiram logo depois do primeiro ensaio. "Ninguém avisou que não ia dar pra escutar nada, a voz era engolida pelos instrumentos. Foi uma decepção total", lembra Ana.


Uma Barata Chamada Kafka

Em 1990, a Legião está em seu auge, com o disco As Quatro Estações. Num show no Parque Antártica, em São Paulo, Renato Russo aproveita para ironizar a banda Inimigos do Rei, que havia comentado em uma entrevista que a música deles,Uma Barata Chamada Kafka, era tão importante quanto Pais e Filhos. Antes de tocar Pais e Filhos, Renato disparou: "Essa vai para quem acha que uma barata é tão importante quanto a família da gente."


Sentado! Quieto!

Quando eles estavam preparando As Quatro Estações foram expulsos do estúdio A pois estava sendo reformado, aí foram pro estúdio B pra gravar.

O Dado conta que tava um cheiro de cola desgraçado e o Bonfá (coitado) com a maior dor de cabeça. Depois de um certo tempo lá dentro, o Bonfá levanta e diz que vai embora... HAHAHA!!! Quem disse que o RR deixa??? Ele pede pro Bonfá gravar uns minutos de bateria (pra música Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar) só pra ele e o Dado ficarem escarafunchando, botando som e tal. Aí o Bonfá grava lá uns minutos de bateria, sem acompanhamento nem nada (inventando mesmo) e é este som que tá na música.


voltar