interviewed by Hell

 

Hell-Oi. Esta é uma entrevista para um netzine brasileiro. Como você se sente sabendo que tem vários fãs aqui, tão longe dos centros de musica eletronica, como os EUA, Canadá e Europa?

cEvin-Bem, é bom saber que minha musica viajou para muitos lugares aos quais eu nunca fui. A musica é como uma forma da sua personalidade, e ela ser aceita e apreciada em outros lugares é um dos melhores sentimentos já experimentados. Melhor do que ter dinheiro é ter um grupo de fãs que realmente se importa com a musica. Para mim, a musica sempre esteve em primeiro lugar.

Eu adoraria visitar o Brasil (nota-ele mesmo esvcreveu Brasil com S!). Eu nunca estive na América do Sul. É estranho como a América do Sul é pouco conhecida aqui, mas mesmo assim estamos em contato!

 

Hell-Você sabia que existem ótimas bandas eletrônicas por aqui, como o Aghast View e o Harry? Você conhece alguma banda brasileira? O que acha delas?

cEvin-A única banda brasileira que conheço é o Sepultura. Isso é péssimo, pois sei que devem existir várias que merecem reconhecimento. Recentemente eu recebi um CD de artistas brasileiros, que nós estamos ouvindo agora. Eu gostaria de saber mais sobre as bandas, e sobre como a cena está. O mais próximo que eu já cheguei foi quando eu viajei para a Jamaica e para o México há dois anos atrás, como o Legendary Pink Dots.

 

Hell-Última questao involvendo o Brasil - Voce gostaria de tocar aqui? Acha que isto seria possível no futuro?

cEvin-Eu adoraria! É claro que seria possivel. Nós tocamos no leste europeu ano passado, e encaramos vários desafios, mas estes desafios se mostraram boas aventuras, e elas ficaram na nossa memória por muito tempo. Nós amariamos tocar no Brasil, e se pudermos, com certeza iremos.

 

Hell-Ouvi falar em seu novo projeto chamado platEAU. É sobre a liberaçao da maconha, certo? Porque decidiram cria-lo? Como está indo? Será só sobre maconha?

cEvin-Bem, fui preso ano passado nos EUA por uma pequena quantidade de maconha. Isso me custou muito dinheiro para eu limpar meu nome, e eu acho que o tanto de merda que falam desta planta é loucura!!!Eu cresci com um pai alcólatra, e para mim nao existe comparaçao entre os horrores do álcool com a maconha. Principalemente porque maconha é uma erva natural, nao processada, que acalma e relaxa, e também libera a criatividade em muitas pessoas. É algo que o álcool nao faz, isso sem falar nas mortes relacionadas como álcool e drogas pesadas. A hipocrisia tem que parar!!!

Muita gente que eu conheço fuma. Eu fumei nos ultimos 23 anos. Sou um defensor da maconha.

Vancouver está melhorando rapidamente. Aqui voce nao será mais preso por porte de maconha. As pessoas estao mais preocupadas com crimes violentos e motoristas bebados assassinando gente com seus carros. Novos lugares estão sendo abertos onde voce pode fumar publicamente, ou comprar um aparato para voce mesmo plantar. Lentamente as pessoas vao mudando estas leis idiotas, e começarao a governar a sociedade pelo que as pessoas querem.

platEAU é uma tentativa de chamar a atenção para a situacao. Também pagará por alguns dos meus 5000 dólares que eu gastei para limpar meu nome, por estar com 2 ou 3 baseados.

 

Hell-E sobre as outras drogas? Bem, elas podem fazer muito mal quando usadas erroneamente. Voce tambem acha que elas devem ser liberadas?

cEvin-Bem, eu vejo a guerra contra as drogas perdendo uma batalha. Especialmente se você considerar a quantidade de dinheito anualmente gasta. Fede. Eu sou contra drogas pesadas, principalmente após a morte de meu melhor amigo e parceiro. Wu senpre soube que heroína e cocaína nao sao boas. Mas as pessoas que usam fazem isso por escolha propria. É algo que nao podemos fazer por eles.

Em primeiro lugar, devemos olhar a razão pela qual as pessoas estão tomando drogas. A maioria delas está infeliz, e procurando por uma fuga. Estamos transformando o mundo em um local onde há cada vez mais gente infeliz.

A economia é algo que faz muitas pessoas nao terem porque ser felizes. Acho que o sistema está realmente fodido. O fascismo reemergiu com um novo nome, e estamos todos pagando o preço de péssimas estruturas e economias sociais. É claro que os ricos agora querem governar os pobres, e assim vai. O sistema é uma merda, não é? Eu vejo uma grande guerra civil no futuro...

 

Hell-Skinny Puppy e Download fazem a música mais pesada-tensa-triste-densa-claustrofobica-assustadora do mundo. Os shows do Skinny confirmam isto... Como vocês fazem para não se afogarem no que criam, porque ninguem conseguiria ficar 24 horas por dia inserido nisto... Voces precisam de um tempo para "desligar" e "harmonizar"?

cEvin-Nossa mente nos move em direçoes criativas que nos mantém trabalhando dia após dia. Para nós, a vida é uma dedicação à nossa meta.

No passado, eu fiz musica para expressar meu desinteresse na musica comercial do sistema. Hoje eu faço musica para viver. O som representa os sentimentos de um mundo em desarmonia. A tristeza é uma parte dos nossos corações que ainda é sensivel, e devemos expressar nossos sentimentos para o mundo. Somos bem mais sensiveis que muitos individuos. Eu simplesmente nao posso assistir esportes ou tomar parte deste inferno que é o sistema, eu sou posso comentá-lo com minha música...

 

Hell-De K9 a platEAU: Você é um dos maiores "heróis" da cena eletrônica. Começou a fazer musica eletronica fabulosa nos anos 80 e ainda está fazendo musica eletronica fabulosa nos anos 90. Como você se sente olhando para trás e vendo tudo que você construiu na cena eletronica?

cEvin-Me sinto bem por ter descoberto um modo de lidar com as coisas. Ter uma saída criativa é ter vida. Eu me orgulho do que fizemos, e eu tenho que me dedicar a isso toda a minha vida. Eu nunca mudarei e começarei a fazer pop music - só posso seguir minha intuição. Eu eventualmente gostaria de me unir a outros que também se sentem assim e colaborar com filmes e imagens que cheguem a este ponto.

NÓS PRECISAMOS SER MAIS SENSÍVEIS.

 

Hell-Depois da morte de Dwayne, vários fãs de eletro começaram a falar dele como nunca antes, como se fossem amigos íntimos. Bandas dedicando demos, etc...O que você, que era realmente um amigo íntimo dele, acha disso tudo? Podem falar como quiserem de Dwayne ou voce prefere que parem de usar seu nome?

cEvin-Dwayne deve ser lembrado com uma pessoa que nao teve intencao de morrer por uma causa. Ele foi uma vítima da sociedade. Eu conheço sua dor e como se sentiu. Para as pessoas que embasam sua inspiracao em sua morte e seu sofrimento, isso é apenas uma homenagem a Dwayne e seu trabalho. Tenho certeza que Dwayne apreciaria as pessoas o reconhecendo como um individuo sensível e carinhoso que morreu porque a vida nao pode ajudar sua frágil natureza.

 

Hell-E Ogre? Vocês ainda conversam? Não existiriam mesmo possibilidades de novas colaborações futuras?

cEvin-Falamos por e-mail. Criamos um grande abismo entre nós dois nos ultimos anos. Não nos demos muito bem. Nunca gostamos da atitide de rockstar de Ogre, e de sua personalidade que tratava os outros como inferiores a ele, e também de suas aventuras com drogas. Houveram vezes quando nao conversamos em uma tour inteira!!!

Houveram vezes quando o odiamos tanto quanto você possa imaginar, e ainda assim tocamos no mesmo palco. Assim é a vida - Existimos num lugar onde nos sentimos bem, mas detestamos e desaprovamos tudo de ruim em volta de nós. Cada chance de tornar as coisas melhores sempre foram evitadas.

Atualmente falo com Ogre muito cuidadosamente, e se ele fosse capaz de adotar uma postura melhor, que se preocupasse com os outros, então talvez eu trabalhasse com ele em uma canção novamente. De qualquer modo, ainda acho que ele sempre foi um ótimo letrista e cantor.

 

Hell-Falando em colaborações, como voce se sente trabalhando com Valcic e Philth? Voce acha que descobriu parceiros definitivos para musica?

cEvin-Eu realmente gosto de meu relacionamento com Philth. Viemos do mesmo lugar, e por algumas razoes temos os mesmos interesses. E também nos comunicamos muito bem. Ele é um maluco tecladista e programador, e cada dia no estúdio nós estamos sempre alegres, e nós dançamos e tocamos muitas coisas novas. Acho que vou trabalhar com Phil por um boa tempo...

Anthony Valcic também é um cara talentoso, que eu realmente gosto de ter trabalhado por esses anos todos. Nao temos uma relação como eu tive com Duck (N. do E.:Dwayne) ou tenho com Philth, mas acho que ele é um cara extremanente talentoso. Ele é muito quieto, e raramente fala o que sente, enquanto eu e Phil somos o oposto disso. Phil e eu também adoramos acender um, e o THC nos afeta de uma maneira similar. Espero que na próxima tour nós três nos unamos mais, para fazer um time mais forte no futuro.

 

Hell-Subconscious, seu selo tem interesse em outras bandas? Novas bandas? Você produziria alguma? Elas podem mandar demos?

cEvin-Recebemos várias demos aqui. (subconscious- 800-525 Seymour St Vancouver BC V6b 3 h7). Estamos abertos para produzir e remixar outros artistas. É só uma questao de tempo e interesse. Temos ofertas de remixes, entre outras coisas, e fazemos quando possivel. Trabalhamos 6-7 dias por semana no que fazemos, e eu ainda administro o selo e a editora. Sou muito ocupado. Estamos procurando por um produtor de filmes, que queira musica realmente diferente para seus filmes. Acho que nosso futuro estará aí.

 

Hell-Você deve ouvir muita música. Que tipo voce ouve? Quais bandas são realmente boas na sua opiniao?

cEvin-Bem, ouço muita musica. Muita musica diferente. Sempre gostei de musica eletronica, desde que eu ouvia Kraftwerk, quando eu era criança. Meus favoritos recentes sao as bandas do selo CHAIN REACTION, Maurizio, Porter Ricks, VainQuer, Monolake e outros. O estilo é um groove dance minimanista, lo-fi, que finalmente provou que é a vibraçao que conta, nao a grana gasta em estúdio. Também curto Autechre, Aphex Twin e Squarepusher, sem mencionar um monte de reggae.

 

Hell-Muito obrigado. Algo mais a dizer?

cEvin-Obrigado pelo interesse - mantenham contato, BRASIL!!!


Incision Electro Bible - <Index>