A
Site of
|
Biografia
O grupo foi formado em 1991 por Tom Barman , Stef Kamil Carlens, Gino e Kris Daans, começam por actuar em pequenos clubes da Flandres onde tocam versões acústicas de musicas doutros grupos como: Velvet Underground, Pixies, Neil Young, etc. Quando decidem produzir uma "demo tape" na qual apresentam as suas primeiras composições, para a submeterem ao júri de admissão do "Humo rock rally", onde são admitidos e perante os enumeros concertos de selecção, juntam-se ao grupo Klaas Jansens e Oly Defosse.
Gino e Kris Daams saem do grupo, provocando uma mudança na estrutura deste que leva a que o Stef passe a ser o baixista e que entrem para os dEUS o Marc Meyers e o Marc Willems respectivamente como guitarrista e baterista. É com esta formação que chegam à final do Rock Rally. Em seguida partem para a primeira torné em Espanha onde actuam em "rock clubs" tem um certo sucesso. Mac Williems desiste do grupo e é substituido pelo o motorista da banda Julle "El Diabolo" De Borgher. De volta à Bélgica fazem vários concertos entre os quais uma primeira parte dos "The Ex" no Lintfabriek de Kontich e um concerto conceptual numa fabrica em Wommelgem. São contactados por editoras independentes como a Antler, às quais não deram resposta.
Após a Segunda torné na Espanha vêem-se sem o Marc Meyers e o Oly Defosse, é nesse momento que um dos elementos essencial dos dEUS aparece o Rudy Trouvé que fará com que a musica se torne mais "noise" que acústica. Começam agora com uma torné na Bélgica fazendo primeiras partes de grupos como: The Walkabouts, Bettie Serveert, Tom Cora, Freedy Johnston, Pere Ubo, X-Legged Sally e The Godfathers. Em Outubro de 92, projectam realizar o primeiro LP em estúdio.
Durante Dezembro de 92, registram-se com a ajuda de Peter Vermeersch e Peter Vervloesem na produção. O grupo é agora gerido por uma editora discográfica que explora K7 demo intitulado "Zea". Que no entanto não resultou. Em Junho de 93 gravam o maxi-CD "Zea" e distribuem-no por algumas revistas Flamengas. Durante Julho conseguem um acordo de distribuição e produção com a BANG!, uma pequena sociedade distribuidora que consegue a editora "Great American Nude" para os dEUS.
Durante o mês de Setembro e Outubro a BANG! Parte à procura de um distribuidor inglês para obter um contrato de distribuição mundial. Muitas firmas independentes mostraram interesse nos dEUS, mas apenas uma fez uma oferta e apresentou mesmo uma proposta de licença se aceitassem fazer um concerto em Londres. A 2 de Dezembro, actuam no "Garage" em Londres fazendo a primeira parte dos AC Acustics e dos Girls Against Boys. A prestação deles ganha o entusiasmo do publico, ai são contactados pela Island Records & Colombia Records que chegam demasiado tarde ao concerto dos Girls Against Boys.
A 4 de Dezembro, entram em estudio, com os mesmos produtores do "Zea", afim de registrar o Album "Worst Case Scenário". Na semana seguinte a Island Island Records & Colombia Records vão a Gand para ver um concerto do grupo depois de uma sessão de gravação. No dia 21 acabam o álbum, e duas copias são enviadas para Londres. Em Janeiro de 94, a Island Records organiza uma "mini tour" em Londres onde actuam em 3 clubes: The Orange, The Garage e num lugar a fixar o Marquee. Em seguida a Island Records propoem um contrato de licença mundial.