A Minha Terra

Monte Real

Conforme vários peritos na historiografia desta terra, a povoação de Monte Real teria sido fundada em Outubro de 1292 por D. Dinis, no Reguengo de Ulmar. Posteriormente chamou-se Póbra de Mõ Real e Vila da Póvoa de Mon Real. Também foi chamado o Reguengo da Camarinha. Monte Real tem uma área aproximada a 1385 hectares.
Varia entre as quotas que vão de 4.80 , nas terras mais baixas junto do rio Lis, até 51 metros no ponto mais alto .
Monte Real é limitado pelo rio Lis e o Pinhal de Leiria .Tem área urbana e área rural . Há monte e planície .
Monte Real tem actualmente cerca de 3000 habitantes . São cerca de 850 famílias ,com uma média de dois filhos cada .
As actividades económicas desta vila centram-se na hotelaria, no comércio, na Base Aérea, na agricultura, nos serviços e no turismo. A industria que existe reparte-se pela transformação de madeiras, mobiliário e construção civil.
Entre os variados pontos de interesse turístico destacam-se o Pelourinho, a Ermida de São Martinho , as Termas de Monte Real conhecidas pelas qualidades terapêuticas das suas águas, mas de todos o mais valioso património está na natureza, na densa mata que rodeia a freguesia e na amenidade do clima.
Venha descobrir Monte Real , uma vila cheia de encantos e beleza natural !