Editorial

 

Esta página tem agora cerca de 1 mês e cerca de 3000 visitas , o que dá uma média de cerca de 100 hit's por dias , o que estava longe daquilo que eu esperava ( para melhor ). Neste mês de existência aprendi imenso mas tenho algo para expor especialmente em dois temas principais : MP3 e autor.

Já muita gente me pediu ou perguntou sobre ficheiros MP3 com canções dos Silence 4 . Embora eu compreenda , penso que neste momento não é o mais acertado para fazer tal coisa por 3 principais razões:

1. Os Silence 4 ainda têm poucos meses de vida , no entanto já se ouve na televisão : " O grupo português mais famoso do momento ".Embora isso seja verdade também é verdade que nenhum dos elementos dos Silence 4 tencionava viver da música até há poucos meses . Por isso acho acertado que pelo menos enquanto tiverem uma carreira estável e que os possa sustentar , e de maneira a não terem de lançar discos à pressa e mal feitos como forma de viver , tipo música pimba ou a martelo . Se tiverem um fundo razoável então poderão criar músicas com mais tempo e aperfeiçoar as novas e as existentes para que eu e todos aqueles que ouvem Silence 4 possam ouvir e apreciar a melhor música escrita e cantada por portugueses.

2. Devido à proliferação de ficheiros MP3 contendo músicas pirateadas , muitos servidores como a Geocities proíbem a utilização destes ficheiros . Ainda não sei até que ponto os proíbem mas não quero arriscar o futuro do Site com maior nº de visitantes sobre os Silence 4.

3. Embora tenha dito que não iria disponiblizar as canções em formato MP3 , não excluo a hipótese de disponiblizar amostras com menos de 30 segundos de cada uma das faixas deste disco . Por outro lado , por gostar da música deles , penso que não faz sentido chatear a Polygram . Tal só traria problemas a mim e aos próprios mambros da banda . Assim , estou a planear disponiblizar on-line amostras das faixas do disco APENAS com a autorização da Polygram ou de algum membro do grupo . Apreciava por isso alguém que me pudesse indicar uma forma de contactar a editora , preferencialmente alguém da própria editora que me contactasse .

 

Outra coisa que já tenho reparado e que está patente no GuestBook é que as pessoas têm a tendência a pensar que eu sou um mambro do grupo . Tal não é verdade . Não sou membro do grupo nem os conheço pessoalmente , embora conheça pessoas que os conheçam . Por isso é escusado mandarem-me mensagens para a banda (embora aprecie os nº's de telefone :) , mas por razões de ética (eu sei que parece estranho) não pretendo aproveitar-me dos sentimentos das pessoas em relação aos membros da banda , especialmente para com o David e a Sofia .

Se tiverem alguma coisa a acrescentar , não guardem só para voçês as voças opiniões sobre este assunto . Para tal têm o meu e-mail . Se as opiniões forem construtivas , mesmo que sejam contra ou a favor aquilo que eu escrevi acima , terei todo o gosta em publicá-las.

 

TAF

10/2/98

 

Bem, eu só comecei a manter esta página com o Taf quando ela já estava quase toda construída. No entanto, já tenho feito mais algumas alterações...

Acho que é suposto eu dizer como conheço e porque gosto de Silence 4... Eu vivo nas Caldas da Rainha mas vou todas as semanas a Leiria (a “home town” dos Silence 4), onde tenho montes de amigos, por isso já conheço Silence 4 há mais de um ano (quando eles ainda tinham de “pedir” para dar concertos gentlemen).

Porque é que gosto da música deles? Sinceramente não sei... Talvez por ser um som mais virado para o acustico ou por ser diferente de tudo feito até agora em Portugal.

Agora de uma coisa tenho a certeza: este é um dos projectos portugueses com mais hipóteses de sucesso lá fora. E, honestamente, acho que eles merecem. Parecem-me pessoas simpáticas e pela pequena conversa de meia hora que eu e uma amiga tivémos com o Tozé no dia do concerto do palco 6, percebi que são, acima de tudo, humildes. Querem levar tudo com muita calma. Na minha (simples) opinião, acho que essa é a postura correcta.

Martika