ROCK PROGRESSIVO

Para começar, temos aqui informações a respeito das bandas Emerson Lake & Palmer e Pink Floyd.

ELP, Grande grupo de rock progressivo, vieram para o Brasil há alguns anos e tocaram no Olímpia (SP) e no Metropolitan (RIO) sucessos de vários discos como "Trilogy", um sucesso deste grupo. Tocaram músicas como "Tarkus", "Welcome Back, etc. O tecladista Keith Emerson, usou e descobriu o Sintetizador Moog em seus primeiros sucessos, afinal naquela época não havia teclados tecnológicos como há hoje em dia, ELP se destaca das outras bandas de rock progressivo, também pelo fato de o tecladista ser o principal músico da banda.Como a banda não tem guitarrista (pelo menos na maioria das músicas), o tecladista faz solos impressionantes, e enormes, para compensar essa falta.

Quanto à banda Pink Floyd, disseram em uma entrevista que viriam para o Brasil até o ano 2000. David Gilmour e sua banda são conhecidos por praticarem os mais variados efeitos visuais, o que é muito interessante para acompanhar as músicas nos shows. Outra banda de rock progressivo muito admirada é o grupo GENESIS, do grande baterista Phill Collins, que têm muitos sucessos como o disco "The lamb lies down on Brodway" e "Selling England by the pound", músicas com técnicas de primeira categoria e muito apreciadas, Este grupo tem uma interessante diferença dos outros que é a presença da flauta nas músicas. Uma música deste grupo que o tecladista faz um solo (melhor caracterizado como frases) perfeito, -firth of the fifth-, muito boa música mesmo.

A banda Pink Floyd também destruiu com os cd's PULSE e MEDDLE, aí se destaca os variados efeitos dos instrumentos que sempre são bem aperfeiçoados e o tecladista não usa apenas sons de órgão, ele também pratica diversos efeitos na maioria das músicas. Outro sucesso que eu recomendo é "Journey To The Centre of The Earth", progressivo de Rick Wakeman, ex-tecladista do grupo YES. Como você pode ver, dá pra notar claramente a diferença dos grupos de Rock progressivo, No ELP, podemos ver a junção entre o jazz e o clássico, no Pink Floyd, os efeitos e a leve progressão da música e por aí vai, "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd, também é muito bom para todos que gostam de rock progressivo. Essas bandas são umas das principais que compõem a história do Rock Progressivo.