O Iron Maiden, é uma banda Inglesa que foi criada em Maio de 1977 por um "adolescente" de 21 anos chamado Steve 'Arry. O nome da banda vem de um instrumento de tortura medieval chamado donzela-de-ferro, instrumento que se parece com um sarcófago, mas com muitos fincos, para que estes possam matar o prisoneiro, quando as paredes da "donzela" se juntam.
Steve teve a idéia para o nome da banda após assistir um filme chamado, "O Homem da Máscara de ferro".
Sua primeira formação, foi a seguinte: Steve Harris no baixo, Dave Sullivan e Terry Rance nas guitarras, Ron "Rebel" Matthews na bateria, e Paul Day no vocal, não confundir com Paul Di'Anno, que so viria um pouco mais tarde.
O Iron Maiden teve no total 25 formações oficiais, mas nesta matéria, procuparemos apenas com as 3 principais.
No ano de 1979, quando o Punk-Rock dominava toda a Europa, e o Heavy Metal, parecia estar com os dias contados, uma banda de boteco, Iron Maiden, estava causando grande furor em toda a Londres. No final do ano a banda lança um single chamado "The Sound House Tapes", custeado pela própria banda, que vendeu mais de cinco mil cópias, apenas no boca a boca. Os DJs Londrinos não acreditavam no que estava acontecendo.
Então a EMI convidou os membros da banda para gravar um álbum com as melhores músicas de Heavy da época, o álbum se chamava "Metal for Muthas".
Com o sucesso da banda no dia 14 de abril de mil novecentos e oitenta, o primeiro álbum sai, "Iron Maiden". O sucesso foi enorme, junto com eles Ozzy Ousbourne lançava seu primeiro álbum solo, firmando assim a volta do heavy Metal.
Em 1981 o segundo álbum, "Killers" sai, e com ele a primeira turnê mundial. Neste álbum, o guitarrista "Dennis Straton" sai, para que "Adrian Smith" possa entrar. No final do ano o vocalista "Paul Di'Anno" é despedido, por não estar andando na linha, ele fumava e bebia demais, o que poderia ser prejudicial para sua voz. Neste ano entra no Iron aquele, que na minha opinião foi o responável pelo Mega-Sucesso do Iron, seu nome? Bruce Dickinson (ex-Samsom). Bruce foi apresentado ao público no dia 15 de novembro daquele ano, os fãs protestaram um pouco com sua entrada mas depois viram que ele era o homem certo.

No dia vinte e nove de março do ano mil novecentos e oitenta e dois D.C. é lançado o álbum responsável pelo estouro Iron Maiden. O nome do álbum? "The Number of the Beast", com músicas consideradas satânicas, o que fez suas vendas aumentaram mais ainda, afinal de contas tudo que é proibido é cobiçado. O álbum foi responsável pela primeira grande turnê mundial. Mas a verdade é que "The Number of the Beast" não é um álbum satânico, como foi questionado na época, a música, foi um pesadelo que Harris teve após assitir o filme "Omem II", então escreveu a música. As pessoas falavam que haviam muitos "Lucifers", "Dead", "Kill" nas músicas do Iron. PELAMORDEDEUS, se não houvesse, não seria Heavy Metal.
16 de Maio de mil novecentos e oitenta e três, dia do lançamento do álbum "Piece of Mind". A grande mudança neste álbum foi a saída de Clive Burr, por motivos familiares se podemos assim definir, e a entrada do grande, tanto em tamanho quanto em carisma, "Nicko Mc Brain".
A formação da banda nesta época, era a da foto ao lado, (Steve Harris no baixo, Bruce Dickinson no vocal, Adrian Smith e Dave Murray nas guitarras, e Nicko Mc Brain na bateria), e foi a que mais durou, esta formação permaneceu junta por sete anos.
1984 foi um ano marcante na carreira do Iron, sem dúvida nenhuma eles estavam no auge da sua forma e fama, a turnê do álbum "Powerslave", chamada de "World Slavery Tour", foi a maior que o Iron ja fez ate hoje, 190 Shows. O álbum é um dos melhores da banda, junto com "The number of the Beast", cuja turnê foi a segunda maior do Iron - 180 shows. A primeira vez do Iron na América do Sul, foi durante esta turnê, eles vieram para o "Rock and Rio" e tocaram para um público de aproximadamente duzentas mil pessoas.
Em 86 o Iron lança outro GRANDE álbum, "SomeWhere in Time" possui um dos mais belos desenhos de capas para álbuns que ja vi em toda minha vida, os detalhes são tantos , que uma FAQ do Iron gastou duas páginas para descrever todos os detalhes. Neste álbum, para quem tem o cover dele, pode escutar o guitarrista "Adrian Smith" cantando, ele que sempre fez os Back vocals, desta vez foi promovido a vocalista, a música se chama "Reach Out" e a versão original é da banda A.S.A.P.
Em 88 "Seventh Son of the Seventh Son" é lançado, um projeto que Bruce Dickinson, diz que foi o mais caro e audacioso que o Iron ja havia feito. O álbum é marcado por voltar ao misticismo de "The Number of the Beast".
Em 1990 o guitarrista Adrian Smith sai para dar lugar a Janick Gers. O álbum lançado era "No Prayer for the Dying", e é sem dúvida nenhuma o mais fraquinho que o Iron lançou ate mesmo Bruce Dickinson achava isto, em uma conversa com Nicko uma vez ele disse o seguinte: "Nicko, você ja escutou "Dream Theatre"? A música deles é pura escuta só. Agora escuta a merda que nós fizemos" - e ele coloca "No Prayer for the Dying" no Cd player. É também nesta época que Bruce lança seu primeiro álbum solo "Tattoed Millionare"
Em 1992 é lançado "Fear of the Dark", este álbum tinha como projeto principal tentar fazer com que o Iron voltasse a suas raízes, fracassou.
A pior notía que poderia se esperar ocorre, Bruce Dickinson, avisa que vai deixar o Iron Maiden. A turnê "Fear of the Dark" foi a que teve menos shows, 91. A razão é óbvia, com Bruce saindo do Iron, ficaria difíl para eles produzirem uma turnê muito grande. A notía cai como uma bomba na cabeça dos membros e fãs do Iron, todos pensavam que seria o fim. mas felizmente a história continuou ...

"The X-Factor", o nome do último álbum do Iron Maiden. Neste álbum ocorre a entrada do novo vocalista Blaze Bayley, que veio para substituir Bruce Dickinson. Quando o novo vocalista estava sendo escolhido, muita gente acreditou que Steve e a banda estava promovendo um convurso para escolher um novo "frontman" para a banda. O que eles não sabiam, é que Blaze ja era a escolha certa desde o ínicio, aquela babogera que disseram, sobre André Matos (Angra), que ele havia ficado em segundo lugar, Mentira!!! O concurso foi uma jogada de Marketing, para promover a banda, ou vocês acham que Harris iria deixar qualquer um se tornar vocalista da banda?
Setembro de 1996. A banda lança uma coletânea com suas melhores músicas, e uma nova "Virus". Agora a banda esta descansando e escrevendo o novo material, então, o que nós meros mortais devemos fazer é esperar e UP THE IRONS!!!


Eddie - Um companheiro Inseparável

Eddie é um zombi, que sempre aparecia, apenas a cabeça, logo acima da bateria nos shows do Iron. Após alguns anos de vida Eddie começou a cuspir coisas pela a boca, apenas para parecer mais real. Mas Eddie ganhou um corpo mesmo quando o Iron assinou com a EMI e o desnhista "Derek Riggs" foi chamado para pintar a capa de "Running Free", esta foi a primeira aparição de Eddie com um corpo, em desenho. Nos shows, Eddie tornou-se um boneco de quase 4 metros de altura, e apenas na turn&ecric; de "Piece of Mind" que Eddie Virou o enorme boneco atrás da bateria de Nicko.
A última cartada de Eddie foi em um game de realidade virtual, para computadores IBM e Sony Playstation, o game chama-se Melt e vale apena conferir.


Esta página foi criada por Vinícius Caldeira Carvalho especialmete para a revista "A Banda".
Mail da A Banda
MENU