mundo.gif (2512 bytes) Histórico

1997 - Em novembro é inaugurado o novo Supermercado de Sapucaia, com uma ampla reforma na loja, com pisos novos, área ampliada, reabertura do estoque. A empresa contava com um Gerente, um Subgerente, dois Caixas, um Açougueiro, três Ajudantes, uma Balconista e um Estoquista. O equipamento usado ainda era antigo, com máquinas registradoras manuais. Porém implantou o som ambiente e duas câmeras no salão. Com o fim da safra em Novembro,   a Usina parou para manutenção e a maioria dos funcionários são demitidos, reduzindo bruscamente o número de clientes do Supermercado.

1998 - A empresa passou por um período de adaptação e experiência de resultados ainda na base da estimativa. Em Maio a safra foi iniciada e a expectativa de vendas era alta, com o grande número de contratações pela Usina refletindo no aumento de clientes para o Supermercado. Adicionou-se mais um funcionário, um motorista, para fazer entregas com uma camionete Pegout. Foi adquirido e inicializado o desenvolvimento do Programa Administratore, da Plug in Net, para informatizar os caixas. Foi um período de incertezas e de aprendizado para todos. Ao termino da safra, iniciamos estudos para verificar o resultado.

1999 - Período de espera para nova safra foi difícil, devido a preço baixo do açúcar e álcool que piorou durante a safra causando grande preocupação em relação a Usina. No supermercado, reduziu-se o número de funcionários, inicialmente foi dispensado o motorista, depois um ajudante, e por último, o estoquista, o subgerente e o outro ajudante, no término da safra. Não foi possível fazer mais investimentos na área tecnológica e o sistema foi aperfeiçoado com novas versões.

2000 - Iniciou-se com uma equipe enxuta, com um ajudante, um gerente, dois caixas, um açougueiro,  e alguns menores pelo convênio com a Prefeitura. Apesar dos caixas funcionarem através de computadores, ainda não se tem nenhum controle de estoque ou relatórios gerenciais. Durante o período de Janeiro a Março, quando a Usina não opera, o gerente dedicou-se grande parte do seu tempo ao sistema e fez muitas sugestões e listagens de erros e problemas para serem solucionados pela Plug in Net. O açúcar alcançou um preço rasoável e a perspectiva é muito boa no decorrer da safra de 2000. Ao iniciar a safra, contratou-se um motorista e um ajudante para  o açougueiro. Foi feito um investimento progressivo de mercadorias, aumentando o mix, sempre buscando as melhores margens e maior prazo.