Contos, Lendas e -Factos

 

O galo de Barcelos

Diz a lenda que os habitantes do Burgo andavam preocupados com um crime porque ainda não se tinha conhecido o criminoso.

Num certo dia apareceu um galego que se tornou suspeito. Assim as autoridades resolveram prendê-lo.

Aquele afirmava que se tinha deslocado a S. Tiago de Compostela para cumprir uma promessa uma vez que era devoto deste santo assim como de S. Paulo e de Nossa Senhora. Ninguém se acreditou nele e este foi condenado à forca.

Antes de ser enforcado pediu que fosse levado à presença do juiz que o condenou.

No momento em que chegou junto do juiz, este estava junto com os amigos a fazer um banquete. O galego, voltou a afirmar a sua inocência e, como ninguém se acreditava nele, este apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e disse: "É tão certo eu estar inocente, como esse galo cantar quando me enforcarem".

Os presentes riam-se e comentavam, mas pelo sim e pelo não, o que é certo é que ninguém tocou no galo.

Qual não é o espanto de todos, ao ver o galo assado levantar-se na mesa e cantar quando o galego estava a ser enforcado.

Todos acreditaram na inocencia do galego e o juiz correu para a forca e espantado vê o galego com a corda no pescoço, mas o nó lasso impedindo o estrangulamento. Soltaram-no imediatamente e mandaram-no em paz. Passados anos voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor à Virgem e a S. Tiago.

Agradecemos a colaboração de: Manuela de Sousa

 


Página

Primeira página

Inicial

Conte-nos

o que conheçe