Estocolmo:            Séculos de história                   aguardam por si!

 

Este Site está registado na  World Chess  Federation - WWW.FIDE.COM

 Sugestões para:

Superxadrez@yahoo.com.br

 

UM BOM ANO É O DESEJO DA

    

 

Seguidamente, publicamos na íntegra uma missiva que nos foi enviada, com pedido de publicação, pelo Sr. Presidente da FPX, Luís Costa :

  

 

“Exmo Sr
Abel Antunes
Director da SupraXadrez
Exmo Sr
Venho por este meio lamentar o pseudo “esclarecimento” que v.exa. uma vez mais produz.
Tal como aconteceu com a notícia relativa ao Festival de Lisboa, uma vez mais a SuperXadrez falta à verdade e entra no caminho da insinuação e da deturpação.
Para que os vossos leitores sejam devidamente esclarecidos agradecemos a publicação desta carta na integra.

1.         É mentira que a questão de Luís Santos ser ou não o futuro Director Técnico Nacional tenha causado alguma celeuma na Direcção da FPX, é um assunto que nunca foi, nem deverá ser discutido, porque nunca se colocou. Esta afirmação é MENTIRA!

2.   Conforme consta do programa eleitoral da Direcção da FPX, conforme foi reafirmado na última Assembleia Geral, conforme consta do e-mail que v.exa. recebeu a 2 de Janeiro, deixou de haver DTN, passando a existir uma Comissão Técnica Nacional a designar brevemente. É lamentável que tendo v.exa. conhecimento deste facto pelo menos desde 2 de Janeiro através do referido e-mail omita este facto aos seus leitores.
       Da sua parte é no mínimo falta de carácter escrever uma versão dos factos que sabe   não ser verdadeira.     

3.      É um atentado aos mais elementares princípios do jornalismo, escrever as seguintes frases a 6 de Janeiro: “A questão é simples: Se vai ser digam que sim, se não vai ser, esclareçam-nos do contrário/Ao que parece o cargo de Director Técnico Nacional irá ser (ou foi) extinto”. Pelo menos desde 2 de Janeiro que V.exa. sabe e foi esclarecido. Escrever o que escreveu é MENTIR a toda a gente que o lê.

4.      As insinuações que escreveram à cerca do Mestre Luís Santos na notícia sobre o “caso do Festival” apenas ensombram a vossa credibilidade, que com este vosso “esclarecimento” fica definitivamente posta em causa.

5.      Em relação à notícia do “caso do Festival” cumpre-nos esclarecer os vossos leitores que ela é parcial e indevidamente fundamentada, omite factos e deturpa outros. Mas quanto a este caso mantenho a postura de não o empolar, a bem do xadrez nacional.

Uma vez mais lamentamos que v.exa. falte à verdade perante os vossos leitores.

Com os melhores cumprimentos

Luís Canongia Costa
Presidente da FPX

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PS: Espero que esta carta seja rapidamente, agradecia também a informação de quem são os responsáveis civis pelo conteúdo do site.”

 

 Resposta da Superxadrez: 

            É absolutamente lamentável que o Sr. Presidente da FPX perca a calma da maneira que se pôde verificar, atingindo-nos com ataques pessoais e insultos, como a inadmissível acusação de “falta de carácter”, entre outras. É a tal questão da falta de uma verdadeira postura de estado. Não vamos entrar pelo caminho fácil da linguagem baixa. Não é essa a nossa postura na vida, nem estamos habituados a tratar os outros e a ser tratado dessa forma.

            E deveria ficar por aqui o nosso comentário. Mas por respeito a quem nos lê, e por amor à verdade iremos esclarecer alguns aspectos:

 

1)       Toda a argumentação do Sr. Presidente da FPX cai pela base pelo seguinte facto:  Quando se diz que a questão de Luís Santos ser ou não o próximo DTN provocou celeuma nos meios federativos, quer-se referir a questão que foi levantada na própria Superxadrez e não a quaisquer desentendimentos entre membros da FPX, por causa dessa questão. Nem outra coisa faria sentido: Que celeuma poderia levantar a eventual nomeação de um homem como Luís Santos, a quem já conhecemos há muitos anos, como um homem sereno e íntegro e cuja obra fala por si? Quem desdenharia um colaborador do nível dele?  Obviamente que o que pretendíamos referir é que estranhávamos que a simples referência a essa possibilidade, feita por nós, pudesse ter provocado tanta indignação. Apenas isso e nada mais do que isso. 

2)       O Sr. Presidente refere um e-mail que nos enviou dia 2/1. Infelizmente, o Sr. Presidente não refere que nos solicitou a sua não publicação, compromisso que respeitámos religiosamente. Apesar disso, sem citar a fonte e sem trair o compromisso assumido, referimos no nosso esclarecimento a extinção do lugar de DTN e a possibilidade de Luís Santos poder vir a integrar a Comissão Técnica Nacional. Foi essa a informação que V. Exª nos deu! Afinal onde está a mentira?      

 

Isto era o essencial que importava esclarecer. Não voltaremos a referirmo-nos ao assunto.

 

P.S.:   

1) Transcrevemos a missiva do Sr. Presidente na íntegra, tal como ele no-la enviou: Note-se a Supraxadrez, em lugar de Superxadrez, logo no início. Foi certamente um lapso, a que não atribuímos qualquer significado especial. Mas aqui fica a rectificação.

            2) Publicámos rapidamente a sua missiva, não porque o tenha solicitado, mas porque entendemos que era oportuno fazê-lo.       

3) Pretende saber quais os... responsáveis civis? Que será isso? Bom, mas ultrapassando a imprecisão jurídica, informo-o de que o responsável pelo site é o signatário. Obviamente.

 

                                                                                                         Abel Antunes