Principais Bens Representativos da Cultura e da História
Capela Nossa Senhora da Ajuda
Camuruji
Data de criação: Meados do século XVIII
Monumento com nave, capela-mor, sacristia e alpendre lateral. Uma escada de madeira, sob o alpendre, serve de acesso ao coro e sineira, tipo espadanha, arrematada por pequeno frontão e o alpendre, sustentado por pilares de seção quadrada. O templo possui só uma porta de acesso e três janelas de coro com vergas abatidas e cercaduras ogivais.
Capela Nossa Senhora da Boa Morte
Jordão
Data de criação: 1707
Monumento rural, com nave e capela-mor com tetos em abóbodas de tijolo, duas sacristias e alpendre em arcaica que envolve as
fachadas principal e lateral direita. Na esquina do alpendre, há uma torre sineira. Os beirais são do tipo beira-saveira. A fachada principal, assimétrica, é marcada pela presença do alpendre, com dois arcos de alturas diferentes e uma torre com terminação piramidal alongada. Coruchéus respaldam os cantos da nave e da torre.
Casa à Praça da Bandeira, 12
Data de criação: 1907
Sobrado disposto paralelamente à Praça, com entrada lateral, por escadaria pública. Frontispício amplo, com oito portas encimadas por igual número de janelas, com caixilharia de guilhotina. Cunhais arredondados, cimalha e um friso enquadram e dividem o frontispício em dois pavimentos. A fachada lateral é marcada pela altura inusitada da porta central de ingresso.
Casa à Praça da Bandeira, 174
Data de criação: Meados do século XIX
Residência construída em um pavimento sobre porão parcial, com terreno em aclive. Planta aproximadamente quadrada, com duas circulações paralelas que ligam as salas da frente à zona de jantar e serviços. A fachada é dividida por pilastras em três panos, cada um dos quais vazados por três vãos. As janelas possuem verga reta e caixilharia em guilhotina. A porta, com elevado pé direito, é em arco pleno.
Casa da Fazenda Jenipapo
Data de criação: 1874
Casa implantada em terreno de declive. Entrada por escadaria lateral externa que conduz diretamente à sala de visitas. Porão em terra batida.
Fazenda Bom Retiro
Camuruji
Data de criação: Final do século XVIII
Sede de fazenda com frontispício marcado por uma longa e estreita varanda que se articula com o terreno através de escadaria de alvenaria, com guarda-corpo em madeira, situado na fachada lateral esquerda
Igreja de São Brás
Praça da Bandeira
Data de criação: Início do século XVII
Igreja de relevante interesse arquitetônico, com nave, capela-mor recoberta por abóboda de berço, sacristia-corredor e torre sineira incompleta, com acesso externo. A fachada é emoldurada por cunhais e coroada por frontão triangular, flanqueado por pináculos. Portas de verga reta, com cercadura de arenito, no frontispício e na ligação da nave com a sacristia. No coro, três janelas estilo D. Maria I.
Mantenedor: A Paróquia.
Loja Álvares
Rua Marechal Deodoro, 219
Data de criação: 1878
Edifício construído para fins comerciais. Casa térrea, com pequeno sótão-depósito, aproveitando o desvão do telhado de duas águas. A fachada sobressai na praça, graças ao revestimento de azulejos azuis e brancos e à platibanda, coroada por estatuetas e pinhas de louça do Porto. As portas são em arco pleno, com cercaduras em massa branca e soleira em cantaria
Prefeitura Municipal
Praça da Bandeira, 138
Data de criação: final do século XVIII
Edifício cuja fachada principal é constituída por dois corpos separados por uma cornija. O térreo com porta central flanqueada por dois vãos de cada lado. O andar superior é menor, mas apresenta maior número de vãos: seis janelas de guilhotina.
Sobrado da Fazendo Boa Sorte
Camuruji
Data de criação: Meados do século XIX
Sobrado rural com beirais em cachorrada. Térreo ocupado por serviços: depósitos, gaveta de secagem de cacau e garagem. Primeiro andar com acesso lateral externo, constituído por salas, quartos, alcovas e cozinha. Um pequeno corredor assimétrico articula as salas de visitas e de jantar. Os quartos e alcovas se abrem diretamente para as salas