Francês

OS FINANCIAMENTOS SOLIDARIOS

Home

Acesso directo ao nosso projecto

Quem somos

O que ê um financiamento solidario ?

As origens do sonho

Que ideia tao estranha a de querer associar dinheiro e solidariedade, na hora onde se multiplicam os danos causados pelos mercados financeiros e principalmente para os mais pobres. No entanto, ha mais de vinte anos que em todo o mundo se criam experiencias, tanto no Norte como no Sul, para dar financiamentos aos projectos dos mais desfavorecidos.

A experiencia mais conhecida, a Grameen Bank, nasceu em 1976 no cérebro dum genial economista, Mohamed Yunnus, que viu na vriaçao de grupos de emprestimos solidarios uma soluçao para tirar o pais, o Bangladesh, da miseria. Cada grupo é composto por 5 mulheres : 2 recebem um emprestimo, depois desses emprestimos pagos, 2 outras recebem um tambem e sempre assim para lhes permitir o desenvolvimento de actividades economicas. O montante desses emprestimos é muito pequeno e o pagamento semanal, mas da para criar um pequeno negocio ou uma produçao artesanal.. Hoje, a Grammen conta 2.350.000 membros e as suas tecnicas sao utilisadas no mundo inteiro.

Esse sistema de pequenos emprestimos esta hoje conhecido debaixo do nome microcredito. Constitui, as vêzes com alguns riscos de derivas, uma das principais orientaçoes da politica do Banco Mundial na luta contra a pobreza (ver o programa microcredit summit que quer chegar aos 100 milhoes de pessoas utilizando o microcredito até 2005.

Mas nao se pode reduzir os finaciamentos solidarios ao microcredito. Outras iniciativas existem : caixas de aldeias na Africa, bancos comunitarios nos Estados Unidos, os sistemas de troca locais (LETS na Inglaterra) em todo o mundo, os circulors Cigales em Fraça, os Solides no Canada (Québec), etc...

Todas essas iniciativas sao diferentes mas no fundo têm muito em comum :

- Objectivo : financiar projectos viaveis que o sistema financeiro classico nao quer ajudar (pobres, vivendo em certos bairros, actividades pouco rentaveis que têm no entanto um utilidade social...),

- Meios : inovar para adaptar as exigencias dos excluidos as ofertas de financiamento,

- Resultado : projectos que funcionam, novos projectos ou serviços que dao jeito a todos e empreiteiros felizes.

Para saber mais :
- a associaçao Animar (associaçao portuguesa para o desenvolvimento local em meio rural) - calçado Marquês de Abrante, 10-3°Esq, 1200-719 Lisboa- T/F : 21 397 87 94 trabalhou num ptojecto europeu chamado MECFIN (Mecanismos de financiamento alternativo das micro-empresas)

- Inaise : em particular as publicaçoes e lista dos membros

- Finansol : para poupar solidario em França

Et agora o nosso projecto...

O percurso

Antes da partida

Financiamento solidario

Dia a dia

Inscreva-se

Nos escrever