2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001 - A Space Odyssey)

Direção: Stanley Kubrick.
Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Daniel Richter, Douglas Rain, Leonard Rossiter.
Produção: EUA/1968
Genêro: Ficção Científica
Duração: 141 Minutos.
Sinopse: Durante expedição a Júpiter, o fantástico computador HAL 9000 tenta assumir o controle da nave e vai eliminando aos poucos a tripulação. O objetivo da viagem era investigar um misterioso monolito negro que parecia emitir sinais de outra civilização. Pela espantosa perfeição de seus efeitos especiais, este filme revolucionou o gênero da ficção científica e ganhou um merecido Oscar. Baseado no conto “The Sentinel”, de Arthur C. Clarke, com roteiro do autor e do diretor. 
Na trilha musical, esplendoroso aproveitamento da valsa "No Belo Danúbio Azul”, de Johann Strauss, e do poema sinfônico “Assim Falou Zaratustra”, de Richard Strauss. Teve uma continuação interessante, mas inferior, em 1984.




A primeira sequência do filme foi uma surpresa. Era esperado veruma cidade do século 21, e em lugar disso vimos macacos. 

Este encontram um monolito fincado na terra. Cheios de curiosidade eles o tocam, mas não sabem do que se trata. Mais tarde, porém, um dos macacos aprende a usar os ossos de quadrúpede para matar inimigos e caçar. 

Homo sapiens, que evoluiu do macaco, que aprendeu a usar um osso como uma arma, viaja agora no espaço. 



A nave especial "Discovery" com destino a Júpiter, é controlada por uma AI (Inteligência Artificial) chamada "HAL 9000" que é reponsável pela vida de seus tripulantes. 
Este computador é um símbolo da mais avançada tecnologia humana e é uma paródia do próprio homem se tornando instrumento.


Quando o monolito é achado na cratera Lunar de Tycho o diretor mostra-se sarcástico ao mostrar os cientistas em trajes espaciais examinando o monolito como os macacos, sem a menor idéia do seu significado. A única diferença entre eles e os macacos é que eles conseguem descobrir que o monolito emite sinais para Jupiter.

Somente Hal sabe que o objetico real da "Discovery" é averiguar para quem ou para que os sinais são emitidos.

O computador questiona o cmtde. David Bowman sobre o objetivo da missão, mas ele entende que está sendo manipulado pelo computador. 

Hal 9000 é capaz de pensar, ler os lábios e jogar xadrez sabiamente, mas o segredo que somente ele conhece afeta sua capacidade de "pensar" e finalmente fica "louco". 


O comandante intervém no computador "louco". Agora ciente dos objetivos da missão, aproxima-se de Jupiter de seus satélites, vê um gigantesco monolito no espaço. O frio, negro e retangular objeto, que contrasta com o esférico Jupiter, de modo impressionante nos mostra a existência de uma misteriosa sabedoria além da nossa compreensão.

Aqui ocorre a segunda grande mudança. Uma pequena nave espacial megulha em direção a um "espaço paralelo". Acelera-se através de luzes multicores e voa ao encontro do espaço extra-galático. Então a cena se transforma e o tempo e espaço entram em caos. A jornada atinge seu ponto capital. Estas cenas são mostradas de tal modo realista que chegam a chocar.

O comandante se recolhe ao seu subconciente e seu corpo "material" atinge seu limite e o monolito aparece em sua mente. Através de suas revelações ele se liberta de uma existência mundana e é transformado no primeiro ser dotado de um Conhecimento Universal. Esse embrião, o "Filho das Estrelas", guarda dentro de si a chave para o Universo e se transforma em um embaixador da humanidade perante uma sabedoria infinita.