Navigator - Uma Odisséia no Espaço (Navigator - A Medieval Odyssey)

Direção: Vincent Ward
Elenco: Bruce Lyons, Bruce Hayward e Hamish Macfarlane.  
Produção: EUA/1988
Genêro: Ficção Científica
Duração: 170 Minutos

 

Cartaz
"Navigator" do diretor Neo-Zelandês Vincent Ward não pode ser classificado apenas como ficção científica... é uma espécie de mistura entre os filmes de Ingmar Bergman e a série "Twylight Zone" (no Brasil com o título de "Além da Imaginação"). Seria melhor classificado (se é que podemos fazer isso) como Ficção Fantástica.

O filme nos leva à uma viagem entre as "trevas" da Idade Média e as "luzes" das cidades luxuriantes de hoje. "Navigator" é uma fábula que conta uma odisséia de homens simples e sonhadores que acreditavam que sua fé poderia salvá-los das maiores provações, inclusive a temida "Peste Negra". É através de visões proféticas de um garoto que os pobres habitantes de uma pequena vila de fazendeiros em algum lugar perdido no tempo se embrenham numa jornada que irá levá-los ao século XX.

Vincet Ward comanda com maestria esse clássico do cinema fantástico. Sua direção é firme e singela ao mesmo tempo. A fotografia é sobreba e conta com uma trilha sonora extremamente afinada com o enredo.

É impressionante como coisas do cotidiano da vida moderna se transformam em mágica e abominações aos nosso próprios olhos enquanto acompanhamos os bravos homens do passado em sua busca à "Catedral da Cristandade".

O diretor Vicent Ward mostra também que não é preciso milhões de dólares em efeitos especiais para nos fazer viajar em cenas de rara beleza e magia. É um filme deslumbrante pela sua beleza e sutileza.