Blade Runner - O Caçador de Andróides (Blade Runner)

Direção: Ridley Scott.
Elenco: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, M Emmet Walsh, Daryl Hannah
Produção: EUA/1982
Genêro: Suspense
Duração: 112 Minutos

 


Esse fantástico filme no mostra uma Los Angeles no princípio do século XXI totalmente caótica, poluída, com milhões de pessoas amontoadas em ruas estreitas sob uma noite eterna e com uma miscelânea de etnias e dialetos.

Nesse ambiente, seis andróides de última geração da série "Nexus-6", conhecidos por "replicantes", ou na gíria policial de Los Angeles: "bonecos", vivem clandestinamente no meios dos humanos. Mas esses replicantes, que são várias vezes superiores em força e agilidade em relação ao homem não são perfeitos.

Apesar de toda superioridade, um arranjo genético do projeto original faz com que eles tenham apenas 4 anos de vida e somente seu criador, o Presidente da TYRELL CO. sabe como prolonga-la.

No meio desse ambiente "Cyberpunk", perdidos num caos tecnológico e de edifícios de 400 andares, existem homens treinados para caçar, identificar e "remover" os replicante

O filme "Blade Runner" de Ridley Scott é baseado no livro de Philip K. Dick chamado "Do Androids Dream of Eletric Sheep?" e acabou se tornando um dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos.

Quase 20 anos depois do lançamento, o filme ainda exerce uma influência grande no Cinema.



"Blade Runner" divide o posto de "Clássico da SCI-FI" com "2001 - Uma Odisséia no Espaço" e "Laranja Mecânica" e é, sem dúvida nenhuma, o filme mais influente do movimento "Cyberpunk".

O filme contém uma ambientação baseada no filme "Metrópolis" de Fritz Lang e serve como ponto de referência para filmes recentes como "Estranhos Prazeres", "Johnny Mnemonic" e "Nirvana".

Além de uma direção magistral de Ridley Scott (que já havia nos brindado com "Alien") e uma produção visual que impressiona até hoje, o filme contou também com a inspiração do compositor grego Vangelis que criou uma trilha musical fantástica que ajudou a imortalizar o filme.

Desde o seu lançamento em 1982, houve várias tentativas de outros cineastas para tentar suplantar "Blade Runner". Mas como o filme é simplesmente uma obra-prima do cinema mundial, eles vão ficar apenas na tentativa.