O Segredo do Abismo (The Abyss)

Direção: James Cameron
Elenco: Ed Harris, Mary Elizabeth Mastrantonio, Michael Biehn
Produção: EUA/1989
Genêro: Ficção Científica
Duração: 135 Minutos

Existe um romance de Orson Scott Card baseado no roteiro de James Cameron que explica melhor o que aconteceu no filme. O próprio James Cameron não ficou satisfeito com o filme e procurou Orson para completar as "brechas" deixadas pelo filme. Mas o livro não termina a história , assim como o filme, deixa em aberto o que virá depois, mas como uma diretiva mais clara do que o filme.

Este filme traz a idéia que "A verdade não está lá fora." e sim "A verdade está lá embaixo." Nas profundezas dos os oceanos, mas precisamente nas fossas submarinas. Existem várias cidades construídas por alienígenas que chegaram aqui à milhões de anos para colonizar este planeta. Estes alienígenas, que se auto denominam "Arquitetos da Mente", não vieram para cá para possuir nossos corpos ou mentes, isto porque eles chegaram muito antes de nós, e nem para dizimar nossa raça e se apropriar de "nosso" planeta, também porque ele não podem viver aqui na superfície. Eles naturalmente não se importam em repartir este planeta mas estão preocupados com a poluição que fazemos e com a possibilidade de uma guerra nuclear que destrua o planeta.

A história do filme é interessante e se desenrola em torno de uma plataforma submarina de perfuração de petróleo, o Deepcore II, sua tripulação e uma missão de encontrar um submarino nuclear americano que sofre um acidente, bem próximo deles, numa fossa submarina, a Barreira de Caimã. A enfrenta problemas durante o "salvamento" e acabam sendo ajudados pelos Arquitetos que resolvem fazer contato.

Os argumentos são muito bons, principalmente o Deepsuit, equipamento de mergulho de altas profundidades, onde o mergulhador respira líquido (emulsão de fluorcarboneto oxigenado) para combater os efeitos das altas pressões.