Por Antônio Augusto (Shaftiel)
Anjos :
O Milagre

Introdução :
     Durante a confecção deste texto, foram observados vários trabalhos sobre anjos e todos apresentavam diferenças gigantescas. Como a maioria das pessoas acredita apenas em anjos na forma humana, é essa a forma que será abordada. Anjos em outras formas serão considerados apenas anjos que estão usando poderes para mudar de forma.

A Natureza dos Anjos

     Os anjos são seres que servem a Deus. Eles amam seu Senhor de todo o coração e fazem qualquer coisa por ele. Aqueles que duvidam logo Caem e são expulsos do Sagrado Céu, a sagrada Morada de Deus. Os anjos possuem livre arbítrio mas esse é praticamente deixado de lado pois seu amor por Deus os cega e os faz seguir todas as ordens e Mandamentos.
     A muito eles tentam proteger a humanidade e percebem que cada vez mais estão perdendo forças pois muitos humanos não possuem mais aquela fé verdadeira de outros tempos. Eles temem, eles oram mas não com tamanha convicção. Isso enfraqueceu muito os anjos que fez com que muitos deles caíssem.
     O pior de tudo, é que seu Senhor não fala com eles a muito tempo. Isso tem feito vários anjos saírem do Céu e virem para a Terra em busca de sabedoria e dos motivos do sumiço de Deus. Eles procuram entre os humanos e mesmo entre eles mesmo quais seriam suas falhas para que seu Deus tenha desaparecido assim.
     Muitos anjos apenas teorizam que seu Mestre observa o mundo e vê quem será escolhido e quais serão seus guerreiros no Apocalipse que virá. Isso faz com que eles sigam os Mandamentos de Deus ainda mais rigidamente e façam de tudo para manter o sagrado Céu puro e fazer com que os humanos trilhem o caminho da luz.
     A luta contra os seres infernais nunca terminou e continua acirrada. Próximo do Apocalipse, o Inferno está vencendo e Satã sorri estando próximo de seus objetivos corruptos. Os anjos lutam e têm fé que quando Deus voltar, o exército divino lutará e vencerá.

Fisiologia dos Anjos

     Os anjos são hermafroditas. Eles possuem os dois sexos mas podem possuir uma aparência tanto masculina quanto feminina. A maioria deles, entretanto, possui uma aparência andrógina. Depois que nasce, filho de dois anjos, o ser celestial começa a ser criado e ele passa a revelar suas tendências femininas ou masculinas. Caso revele-se muito feminina, ele crescerá e se parecerá com uma mulher. Caso seja como um homem durante a infância, se parecerá como um homem. Sendo que ele não revele tendências para nenhum dos sexos, o anjo terá sua aparência andrógina.
     Todos os anjos possuem asas, exceto os caídos. O número de asas depende de seu posto celestial e sua forma e cor de sua personalidade e Regência. Seu sangue e órgãos internos possuem tecidos como o de bebês mas são incrivelmente resistentes.

A Fé

     O que sustenta os anjos é sua fé em Deus, o amor que possuem pelo Grande Senhor. Já que sua alma é fundida à seu corpo, o que mantém os anjos vivos, obrigatoriamente, é sua fé em Deus. Os Caídos podem sobreviver pois possuem algo ligado a isso como verdadeiro ciúme de Deus, ódio por Ele e algo do tipo.
     Com essa fé, o anjo pode realizar ações que constituem verdadeiros milagres mas basta fazer com que um destes celestiais duvide de sua fé que ele pode ser considerado vencido.

A Palavra

      Todo anjo representa alguma coisa desse grande Universo. Ele recebe essa Palavra, sua representação, o elemento que vai reger após um duro trabalho e depois de ser escolhido para participar do exército divino. A Palavra do anjo poderá até ditar como vai ser sua aparência e muitas vezes até seu comportamento. Ela significa tudo para o anjo que terá sua existência baseada nela.

Deus

     A muito que Deus não conversa com nenhum anjo. Os serafins vivem discutindo o que pode ter acontecido com ele e se preocupam já que desde que ele desapareceu, o número de Caídos tem aumentado. Muitos acham que seu desaparecimento, que ocorre desde a Idade Média, tem haver com algum conflito cósmico mais importante mas que ele ainda observa o mundo já que muitas pessoas ainda podem fazer seus milagres de Fé Verdadeira. Não existe muito o que discutir sobre essa Figura misteriosa que é Deus. Sua essência é seu mistério, e a fé verdadeira nele se baseia em simplesmente acreditar em seus mistérios.

O Sagrado Céu

     Sendo um mundo criado por Deus na Umbra, o Céu é gigantesco e possui paisagens da Terra de todos os tipos só que lá as paisagens são bem mais belas e próximas da perfeição. Almas e almas humanas transitam por lá e estudam, se iluminam trabalhando junto com os anjos. É claro que nem todos os habitantes do Céu são almas, existem anjos sem Palavras que vivem como cidadãos comuns e espíritos iluminados assim como almas de animais.
     Dentro desse mundo existem cidadelas grandes com tecnologia muitas vezes avançada e outras que são tão calmas e pacatas como uma das vilas idealizadas dos contos de fadas. A principal cidadela do local é a chamada Cidadela de Prata que flutua nos céus do Paraíso. É lá que os serafins se reúnem para suas discussões e Jesus Cristo, atual líder do Céu, governa. Um conselho de Serafins ajuda a tomar as decisões mais importantes.
     Dentro do Céu existem vários templos que unem todas as religiões. Os Coros de anjos se reúnem lá para cantar e louvar a Deus. Essas caeplas são cetros de reunião e conversação dos anjos.

Ida para a Terra

     Os anjos podem ir para terra com permissão de seus superiores. Eles aparecem na Terra na forma de humanos normais. Os anjos estão querendo testar a Fé dos humanos e estão evitando aparecer em sua forma verdadeira. Nos últimos anos, mesmo que tenham tentando aparecer com suas asas, tem ficado mais difícil. Um mortal que realmente tenha fé pode chegar a ver as asas de um anjo. Apenas suando certos poderes eles podem fazer suas asas se manifestarem ou tomarem outras formas. Quando morrem na Terra, seus olhos desaparecem como se nunca tivessem existido.
    Os anjos não comparecem a terra apenas para realizar milagres e caçar demônios. Alguns deles vivem permanentemente aqui e possuem cargos humanos em empresas e outros. eles são os olhos do Céu e estão prontos para lutar contra os vampiros e demônios desse meio.

Os Mandamentos

     Os anjos não seguem bem os Mandamentos que os humanos seguem. Eles são obrigados a seguirem os Mandamentos pois é seu dever em relação à Deus. Esses são o básico. Algumas vezes, Deus ou mesmo os Serafins permitem que um anjo peque, mas só quando um objetivo superior está por trás disto.

1 - Louvar a Deus acima de Tudo --- todo anjo deve seguir as ordens divinas sem sequer pensar. Ele deve fazer de tudo para agradar ao senhor.
2 - Sempre rezar em nome do Senhor --- Todos os dias, o anjo deve dedica rlagum tempo para louvar seu Pai.
3 - Não mentir --- Um anjo não pode mentir de maneira alguma. Eles devem sempre falar a verdade. Podem até não responder e enrolar mas não podem mentir. Os anjos costumam usar de muita ironia e sarcasmo devido a esse mandamento.
4 - Não matar os fiéis --- É proibido matar humanos a não ser que este esteja claramente sobre influência demoníaca como os magos Nefandos. O mesmo não vale para seres sobrenaturais. Geralmente, os anjos prendem ou lançam maldições eternas sobre os humanos maus mas nunca os matam.
5 - Respeitar seus superiores --- Os najos devem respeitar as ordnes de seus superiores o tempo todo sem questioná-los. Isso é praticamente o respitar pai e mãe dos mortais.
6 - Não cobiçar o poder do Senhor --- Um anjo não deve cobiçar o poder de deus e sempre deve usar seus poderes para o bem Dele e de suas ordens nunca em favor próprio.
7 - Honrar os dias sagrados --- Um anjo deve deixar seus afazeres de lado (aqueles que interessam apenas a ele) e rezar para o Senhor e ajudar seus irmãos nos dias sagrados.
8 - Não roubar --- óbvio.
9 - Não Fazer-se de ídolo para o Rebanho --- Um anjo deve se lembrar que Deus deve ser louvado antes dele e que ele deve ler lembrado apenas como um servo de Deus, nada além disso.
10 - Não utilizarás o nome de Deus em vão -- Outra afirmação de que os anjos não podem utilizar seus poderes à toa e que devem tomar cuidado ao invocar o nome de Deus.

Criação de Personagem

Atributos

     Os anjos são muito mais perfeitos que os humanos. Eles começam com dois pontos nos atributos e devem distribuir o resto normalmente como 8/6/4. Os atributos custam cinco pontos de bônus e nível x 4 em experiência. Um anjo começa com 15 pontos de bônus.

Habilidades

     Sendo que muitos possuem contatos com almas humanas, os anjos podem chegar a aprender algumas habilidades humanas mas deve-se tomar muito cuidado ao se permitir isso. Normalmente eles possuem habilidades como Teologia, Cosmologia, Empatia, Direito (celestial). As habilidades iniciais são 15/11/7, custam 3 pontos de bônus as habilidades humanas, nível x 3 em experiência e 2 as angelicais cada ponto e nível atual x 2 em experiência.

As Virtudes
     Os anjos possuem três virtudes. Estas são Consciência, Humildade e Bravura. Todas estão baseadas em sua ligação com Deus. Os anjos começam  com um ponto nas virtudes e  possuem mais 7 pontos para gastar. Cada ponto custa 2 pontos de bônus ou, em experiência, nível x 2.
Consciência : Sempre que cometer um pecado, um anjo deve testar consciência. Caso passe no teste, ele ficará profundamente arrependido e envergonhado perante a Deus. Caso não passe, ele inventará uma desculpa para seu pecado, e se afastará mais de Deus perdendo um ponto de Fé.
Humildade : Mede o quanto o anjo sabe de sua posição no universo e o que ele sabe sobre o que é e como deve se comportar perante a Deus  e a seus superiores. Sempre que o anjo resolver desafiar um de seus superiores, ele deve testar humildade, caso passe no teste, ele se sentirá mal ao fazê-lo e poderá vir a perder um ponto de Fé. Humildade também serve como o autocontrole do anjo.
Bravura : Os contos de Bravura entre os anjos são gigantescos. É esperado que um anjo seja fiel à seus princípios. Bravura mede a força do anjo para ir contra sua Palavra, para poder desafiar as grandes bestas do Inferno que são capazes de desafiar até aos serafins. O nível inicial de Bravura é igual ao nível de força de vontade.

     Um anjo começa com um número de pontos em Fé igual à soma de sua Consciência e Humildade. Fé custa 3 pontos de bônus por ponto e nível x 7 em experiência. Um anjo pode suar fé de várias maneiras. Sempre que precisar, ele pode testar seu nível em Fé contra dificuldade 5. Cada sucesso soma um sucesso nos teste que está fazendo no momento. A cada vez consecutiva que se usa isto, deve-se somar 1 à dificuldade. Uma falha crítica no teste indica a perda de um ponto de Fé. Para cometer um pecado, o anjo deve testar Fé. Caso consiga sucesso, ele não consegue cometer esse pecado, uma falha indica que ele o faz com muito custo e uma falha crítica indica que ele faz e perde um ponto de Fé.
     Algumas vezes, o amor que um anjo tem a Deus pode ser colocado em dúvida. Deve-se fazer um teste resistido da Fé do anjo contra a Manipulação ou Carisma + Lábia de que está o acusando. O acusador deve ter pelo menos dois sucesso a mais que o anjo.

Os Coros Celestiais

     Depois que entra para o exército celestial, o anjo passa por uma série de postos, os Coros Celestiais. A cada Coro que passa, ele ganha um par de asas. Portanto, um anjo, ou mensageiro, possui apenas um par de asas e um serafim no mínimo nove pares. A cada três Coros que sobe o anjo tem direto a escolher mais uma Regência e, portanto, mais um palavra. Ele ainda ganha muito mais mobilidade no Céu e pode usar sua Fé para chamar outros anjos, o que nem sempre funciona.
    Os Coros Celestiais ditam a proximidade do anjo a Deus e fala muito sobre seu poder e idade. Cada tríade está uma esfera mais próxima ou longe do Senhor. Os Serafins são considerados os mais nobres justamente por isso. Eles lidam com assuntos que chegam a preocupar Deus e Jesus.
    Nem sempre um anjo sobe no nível dos Coros costumando ficar muito tempo no mesmo posto por ser mais útil ali. Por exemplo, Miguel é considerado um anjo muito velho e imfluente no Céu, poderia estar entre os Serafisn mas ainda é o líder dos arcanjos e o maior general do Céu.

Coros : 1- Anjos ou Mensageiros – os anjos de baixo escalão, eles são os soldados do Céu.
2 - Arcanjos – Considerados algo como os l'íderes dos exércitos do Céu. Eles costumam comandar grupos de anjos em missões ou memso atuar sozinhos como grandes agentes. Os Arcanjos ainda são os mestres da guerra e o exército de frente do céu.
3 - Principados – Líderes da primeira tríade. Os Principados são os responsáveis por vigiar e cuidar de várias regiões da Terra. eles mesmos costumam criar uma Hieraquia entre si, sendo alguns destinados a governar cidades e estados e outros governam países e continentes.
4 - Virtudes – As Virtudes lidam diretamente com humanos e outros seres da Terra a nível individual. Eles acabm sendo responsável por aconselhar pessoas importantes para o Céu, vigiam magos e outros seres sobrenaturais.
5 - Potências – Anjos de poder bruto grande já iniciados nos segredos do Céu. eles são protetores diretos da terra sendo responsáveis pela natureza e vida em geral. Assuntos importantes que envolvam a proteção do mundo são mandandos para as Potências.
6 - Domínios – Líderes da segunda tríade. São a elite de guarda do Céu sempre mandados para agir quando um assunto é muito importante e precisa ser resolvido imediatamente.Os Domínios são orgulhosos e sempre agem diretamente preferindo agir sozinhos.
7 - Tronos – Responsáveis por passar as ordens da terceira tríade par aos outros anjos, os Tronos costumam ser bons embaixadores e agem socialmente.
8 - Querubim – Os Querubins são considerados puros e muitas vezes são desenhados como bebês como prova disso. Em sua real forma, eles não precisam ser assim. Esses anjos costumam estar sempre lidando com os ciclos do mundo e com as almas do Céu.
9 - Serafim – Os Líderes de todos os anjos. Eles comandam e são os mais próximos de Deus podendo fazer o que quiser, ou quase isso.

Poderes Intrínsecos

      Os anjos possuem certos poderes naturias que podem usar o tempo todo. Suas asas permitem que voem a um velocidade de 40 km/h por cada par que possuírem. Eles ainda são capazes de regenerar um ponto de vitalidade por 10 - nível na Hieraquia celestial turnos (caso o dano seja agravado, regeneram em dias). Assim, enquanto um Serafim recupera um ponto de vitalidade por turno, um anjo demora 9 turnos.
    Na Terra, os anjos não podem voar já que assuem uma forma praticamente humana, sem asas. Eles podem pular três vezes mais que um humano normal e ainda possuem um equilíbrio perfeito. Usando magias, eles podem até criar asas e voar.
    Além desses poderes, os anjos são imortais. Com seu aumento de idade, eles têm direito a subir na Hieraquia Celestial entrando em novo Coro. use a tabela a seguir.
 
Idade Poderes
até 75 anos Tudo normal, máximo dos atributos, habilidades e vantagens até 5, pode ser apenas um anjo normal.
76 a 300 anos Máximo dos atributos, habilidades e vantagens até 6. Pode chegar a ser um arcanjo após completar 230 anos.
301 a 700 anos Máximo dos atributos, habilidades e vantagens até 7. Pode chegar a ser um Principado ao completar 400 anos.
701 a 1800 anos Máximo dos atributos, habilidades e vantagens até 8. Aos 700 anos, pode se tornar uma Virtude, aos 1111 anos, pode se tornar uma Potência. Completando 1750 anos, pode se tornar um Domínio.
1801 a 2600 anos Máximo dos atributos, habilidades e vantagens é 9. Ao completar 2300 anos pode se tornar uma Tronos. 
2601 adiante Máximo dos atributos, habilidades e vantagens é 10. Pode se tornar um Querubim. Após completar 3000 anos pode se tornar um Serafim. 
 
Fraquezas

     Caso o coração de um anjo seja atingido, ele deve testar vigor para não ter sua Fé destruída. quano o coração de um anjo é atravessado, caso sobreviva, ele deve testar Fé (dif.8). Falha indica que ele perde um ponto de Fé. Sucesso indica que "apenas" recebeu o dano.
    Um anjo deve seguir todos os mandamentos sem questiná-los. Isso, por si só, já é um grande fraqueza. Eles costumam ser punidos severamente caso falhem em cumprir essas leis divinas.

Canções

     As Canções indicam os poderes principais do anjo. Geralmente, um anjo tem como principais Canções aquelas que sejam mais parecidas com sua Palavra. Um anjo começa com três pontos para distribuir entre suas Canções. Cada ponto custa 7 pontos de bônus e, em experiência, nível x 7. Para se usar uma Canção deve-se somar o nível do anjo nesta com a atributo que melhor se relaciona com a ação. A dificuldade é definida pelo Narrador. Sempre que o anjo usar seus poderes para algo que envolva sua Palavra, ele tem a dificuldade diminuída em 1.
     Um anjo não pode abusar dos poderes de sua canção. Caso a use mais de uma vez durante uma cena deverá gastar força de vontade para repetir o feito.

O poder da Canção : a media que o anjo aumenta seu posto celestial, os poderes de suas Canções também aumentam podendo ser usadas em mais pessoas ou a distância maior.
Anjo ou Mensageiro -> Máximo de pessoas descritas ou apenas uma, distância máxima15 metros;
Arcanjo -> Máximo de três pessoas, distância máxima 25 metros;
Virtude -> Máximo de pessoas igual sua Fé, distância máxima 35 metros;
Potência -> Máximo de pessoas igual sua Fé x 2, distância máxima 60 metros;
Principado -> Pode usar em um número de pessoas que estiver em uma sala (máximo 20), distância máxima 75 metros;
Tronos -> Máximo 25 pessoas, distância máxima 90 metros;
Domínios -> Máximo de pessoas igual sua Fé x 4, distância máxima 110 metros;
Querubins -> Número máximo de pessoas igual a sua Fé x 6, distância máxima 500 metros;
Serafins -> Número máximo de pessoas igual sua Fé x 9, distância máxima 5 quilômetros.

Almas
1 - O anjo pode sentir quando as almas penadas estão perto e conversar com elas.
2 - O anjo pode invocar almas penadas, pode sentir o que as prendem ao lugar onde estão.
3 - O anjo pode comandar almas, pode entrar no mundo das almas penadas.
4 - O anjo pode levar almas consigo para o céu ou pode ferí-las com um simples olhar.
5 - O anjo pode fazer almas reincarnarem, pode mudar seus atributos.

Clima
    A duração dos efeitos dessa Canção costuma ser um númeor de dias igual a força de vontade do anjo.
1 - O anjo pode prever o clima quando quiser. Ele aind apode fazer com que uma neblina se faça ou se desfaça.
2 - O anjo pode fazer ligeiras modificações climáticas podendo controlar as nuvens, a temperatura (ao um máximo de 5 graus por nível nessa Canção, apartir do segundo).
3 - O anjo pode fazer chover normalmente, pode criar nuvens.
4 - Pode criar relâmpagos e trovões controlando onde os primeiros vão cair e a intensidade do som dos outros.
5 - O anjo pode fazer verdadeiras tempestades ou secas, a um nível muito forte.

Morte
     Essa canção se baseia em várias situações. Um anjo que tenha a palavra da morte pode usá-la a qualquer momento sem problemas, alguns que possuem palavras como doença e outras costumam usar a Canção da Morte por meio disso, portanto, no nível um poderiam saber as doenças das pessoas, no nível dois seria possível retirar essa doença ou colocá-la.
1 - Pode sentir quando pessoas estão morrendo por perto, cemitérios.
2 - Pode retirar energias da morte de alguém (recupera força de vontade). Pode ver do que alguém morreu.
3 - O anjo pode paralisar a morte do alvo. Ele continuará ferido mas não morrerá tendo mais chance de ser curado. Ele pode, também, tornar a morte do alvo mais fácil sendo que o tempo de vida deste será mais curto, esta pessoa  pode até passar a receber mais dano de ataques.
4 - Pode causar ferimentos em alguém com um simples olhar.
5 - Pode criar zumbis de pessoas que estão quase morrendo. Esses zumbis ganharão um ponto nos atributos físicos e continuarão com os outros atributos iguais. Eles não poderão morrer enquanto o anjo não deixar ou até serem cremados.

Vida
1 - Pode sentir todos os tipos de vida por perto e até analisar sua espécie.
2 - Pode curar os outros. Cura um nível por sucesso.
3 - Pode transformar os atributos de um certo ser tornando-o mais forte ou mais fraco durante um certo tempo. Soma um ponto por sucesso. Dura uma hora.
4 - Pode fazer a vida se desenvolver em algum lugar fazendo com que as plantas cresçam depressa ou mesmo controlar o crescimento de certo ser.
5 - O anjo pode mesclar seu corpo a outros tipos de vida e até modificar-se para se adaptar a certas agressões do ambiente.

Sentimento
     Essa Canção se baseia em certo sentimento. Uma anjo mais poderoso pode até vir a ter uma Palavra que indique emoções gerais mas a maioria tem um sentimento específico como amor, paciência, raiva.
1 - O anjo pode ver os sentimentos das pessoas não importando qual seja sua Palavra
2 - O anjo pode invocar certo sentimento no alvo. Este terás o direito de testar força de vontade para resistir a esse sentimento.
3 - O anjo pode fazer com que o alvo não seja mais capaz de sentir alguma emoção ou dobrar o efeito do que este ser sente.
4 - O anjo pode compartilhar o que ele ou alguém sente com outras pessoas e pode afetar um número de seres igual a duas vezes seu nível em Fé.
5 - O anjo pode fazer com que as pessoas recuperem força de vontade ou mesmo se recuperem de doenças como depressão usando seu sentimento como sobrecarga.

Sonho
1 - O anjo pode saber quando uma pessoa ou ser está sonhando, pode ainda fazer alguém dormir.
2 - O anjo pode saber o que o alvo está sonhando e ainda falar com este por seus sonhos.
3 - O anjo pode entrar nos sonhos de alguém quando quiser. Ele praticamente entra no Reino dos Sonhos.
4 - O anjo pode moldar os sonhos como quiser, podendo modificar sua substânica e tudo o que acontece.
5 - O anjo pode conectar sonhos de outras pessoas fazendo com que possam se comunicar e conversar. Ele pode se comunicar mentalmente através sonhos de outros mesmo que esteja em outro plano mandando uma mensagem para o sonho do alvo.

Vingança
1 - O anjo pode sentir quando alguém precisa ser vingado e os motivos disso. Ele sente o ódio das pessoas.
2 - O anjo pode localizar facilmente o alvo da vingança e ainda pode somar alguns sucesso em sua Batalha contra esse alvo.
3- O anjo pode batizar um arma para se vingar. Essa arma provocará dano agravado.
4 - O anjo adquiriu poder das Chamas da Vingança. Ele invoca os poderes da vingança e faz seu alvo queimar. O corpo, a mente e a alma do alvo serão queimados.
5 - O anjo pode invocar a Lei de Talião. Ele toca o alvo e o que ele fez de errado acontecerá com ele. Nesse nível, ele pode também provocar um profundo arrependimento no alvo e fazer com que este nunca mais possa cometer aquele crime.

Luz
     O anjo pode usar este poder para criar uma grande quantidade de luz. Esse poder costuma ser usado como efeito especial em sua aparição. Não são poucos os anjos que o têm mas os que o dominam são capazes de grandes efeitos. A partir do nível 3 deste poder, a Luz começa a ferir vampiros causando dano igual a Fé do anjo.
1 - O anjo pode criar um pouco de luz em certa parte do seu corpo iluminando como uma tocha.
2 -  O anjo pode trazer uma luz que traz conforto fazendo fiéis recuperarem um ponto de força de vontade e se sentirem bem.
3 - O anjo pode controlar os efeitos da luz chegando a criar ilusões ou mesmo podendo ficar praticamente invisível.
4 - O anjo passa a enxergar bem melhor podendo ver tudo que é invisível (pode haver um teste resistido) ou mesmo chegando a ver tudo bem longe.
5 - O anjo pode brilhar como o Sol praticamente se tornando a Luz. Essa luz poderá cegar as pessoas (ou mesmo anjo sem essa Canção) e causará desconforto entre os infiéis fazendo com que percam força de vontade. O anjo poderá fazer um número de ações por turno igual a seu nível na Hierarquia Celestial.

Transformação
1 -  O anjo pode sentir quando alguém usou algum método para mudar sua aparência ou a substânica de alguma coisa podendo enxergar sua aparência antiga.
2 - O anjo pode fazer ligeiras modificações em seu próprio corpo mudando um pouco a aparência, cor dos cabelos, pele, olhos.
3 - O anjo pode transformar os outros e reverter transformações feitas por outros anjos (caso tenha nível maior do que o outro anjo).
4 - O anjo pode fazer modificações mais grotescas em si e nos outros. Ele pode até criar asas enquanto está na Terra.
5 - O anjo pode transformar matéria viva em matéria inanimada.

Trevas
     Mesmo no céu existem Trevas pois lá existe luz. Os anjos das Trevas tendem a ser mais calados e agirem silenciosamente. Geralmente são os espiões na luta contra os demônios.
1 - Pode enxergar no escuro normalmente sem precisar de teste.
2 - Pode controlar as sombras fazendo com que fiquem maiores ou diminuam. Isso causará certo desconforto a certos seres não acostumados com as trevas.
3 - Pode se mesclar as sombras e viajar através delas.
4 - Pode dar forma às sombras fazendo com que estas possam segurar objetos e pessoas. O número de dados que estas sombras terão em atributos é igual a Fé do anjo.
5 - Pode se tornar um sombra ficando impossível atingi-lo. Pode também usar o nível três dessa canção para aprisionar pessoas em um reino de Trevas.

Guerra
     Os máximos abaixo não se aplicam quando o anjo usa os poderes em si mesmo.
1 - Pode passar a usar uma arma com mais facilidade durante o resto da cena diminuindo em um a dificuldade para usá-la.
2 - Pode incitar outros a guerrear fazendo com que ganhem um número de dados nos testes da batalha igual a seu número de sucessos no teste (máximo 3).
3 - Pode aumentar o dano causado por armas de outras pessoas e das suas. Ganham um número de dados nos testes da batalha igual a seu número de sucessos no teste (máximo 3). Pode fazer sua arma causar dano agravado.
4 - Pode aumentar a resistência dos outros durante a batalha dando a oportunidade de gastarem um ponto a mais de força de vontade e podendo somar um número de dados em sua absorção igual ao número de sucesso no teste (máximo 3, mais um por nível máximo nos atributos).
5 - Pode se tornar uma verdadeira máquina de guerra, o guerreiro perfeito. O anjo soma três pontos em todos os seus atributos físicos e ganha quatro pontos em intimidação. Sua arma causa dano agravado.

Proteção
1 - Pode fazer com que a dificuldade par aos outros empunharem suas armas seja aumentada em um ponto.
2 - Pode criar um escudo para proteger a si mesmo e a outras pessoas. Esse escudo pode usa um número de dados igual à fé do anjo para poder absorver.
3 - Pode impedir que armas sejam ativadas em certo local (ver distância máxima). As armas terão o dano diminuído em um número de dados igual à fé do anjo.
4 - Pode retirar as habilidades de luta de alguém. O alvo perde um número de dados igual a Fé do anjo quando tenta atacá-lo ou a algum de seus protegidos.
5 - Pode retirar maldições de um de seus protegidos e protegê-los contra estas ou mesmo de doenças.

Elementos
     Um anjo não controla todos os elementos, ele deve escolher um de cada vez.
1 - Cria um pouco do elemento.
2 - Pode sentir certo elemento. Com fogo, o anjo sente a temperatura e onde está calor, com os outros pode muito bem sentir que está andando usando terra, quais os cheiros que o ar carrega, quem está na água, usando água.
3 - Pode controlar o elemento.
4 - Pode convocar a essência do elemento para si mesmo. Ao invocar o fogo, pode causar mais dano, terra permite absorver mais, ar permite fazer mais de uma ação, água permite curar suas feridas. Funciona na base de um ponto de Fé para cada dado que ganha ou nível de vitalidade e ação que ganha.
5 - Pode transformar seu corpo no elemento e, ou,  viajar livremente através dele.

Magia
     Os anjos com poder sobre a magia têm o hábito de se julgar os mestres do universo muitas vezes agindo como agentes do Paradoxo para os magos ou mesmo como destruidores de certos rituais dos vampiros Tremere. Quando possui essa Canção, o anjo pode realizar rituais.
1 - Pode sentir magia e ver as auras dos outros.
2 - Pode invocar contra-magia anulando um sucesso do alvo para cada ponto de Fé que possui.
3 - Pode sugar energias de nodos e caerns, controlar as energias de certo efeito mágico aumentando ou diminuindo seu poder.
4 - Pode modificar certa magia ou mesmo anulá-la. Precisa atingir um número de sucesso igual ao do atacante.
5 - Pode fazer com que certa magia se volte contra seu adversário.

Mente
     Geralmente, os poderes da mente podem ser resistidos pelo alvo caso ele use força de vontade.
1 - Pode ampliar seus sentidos diminuindo as dificuldades nos testes de percepção em um ponto.
2 - Pode ler os pensamentos de outra pessoa e transmitir mensagens como pequenas sugestões.
3 - Pode usar telecinésia para erguer objetos (peso máximo igual sua Fé x 20 em quilogramas).
4 - Pode controlar a mente de outra pessoa.
5 - Pode projetar-se no plano astral.

Força
     Essa canção funciona praticamente como a Potência dos vampiros. Os anjos ganham um sucesso nos testes de força para cada ponto na Canção.


     Os anjos que regem a Fé são muito importantes pois observam o rebanho e ajudam a julgar quem é merecedor do Céu. Um anjo não pode possuir essa canção em nível maior que sua Fé.
1 - Pode sentir se uma pessoa realmente tem fé em Deus.
2 - Pode fazer com que os fiéis recuperem força de vontade com sua simples presença. Recupera-se um ponto de força de vontade por ponto de Fé do anjo. O que passa do total deve ser gasto até o final da cena.
3 - É capaz de julgar uma pessoa sabendo se ela realmente tem fé e se passaria na maioria dos testes para entrar no Céu.
4 - Pode pedir um milagre para salvar ou ajudar um fiel.
5 - É capaz de criar solo sagrado onde as pessoas possam se proteger. O nível do solo sagrado será igual a sua Fé.

Demônios
     Os anjos que possuem essa Canção são aqueles que caçam demônios na terra, banem esses seres infernais.
1 - Pode sentir demônios
2 - Pode ver que tipo de demônio está enfrentando e ter uma idéia de seus poderes.
3 - Pode fazer com que sua arma cause o dobro de dano em seres infernais.
4 - Pode purificar certo local de influências demoníacas.
5 - Pode banir um demônio de volta para o Inferno. Isso pode ser resistido pelo demônio caos ele use força de vontade.

Espíritos
     Os anjos conhecem a Umbra e muitos deles são capazes de entrar nela e procurar por seus inimigos lá.
1 - Pode sentir quando existem espíritos por perto.
2 - Pode Invocar um espírito. Deve conseguir um número de sucessos igual a força de vontade dele x 2.
3 - Pode penetrar na Umbra.
4 - Pode controlar um espírito.
5 - Pode destruir um espírito. O anjo causa dano na gnose do espírito ao invés de atingir seu Poder. Caso a Gnose chegue a zero, o espírito é destruído.
 
União de poderes

     Um anjo pode unir duas canções criando um poder completamente novo. Ele deve gastar um número de pontos de experiência igual a soma dos dois níveis a serem unidos x 5. Assim nasce um poder que ele pode usar sempre que gastar um ponto de força de vontade.
Sentimento do tempo (Mente 2/Elemento 4, 30 pontos de experiência) : O anjo pode invocar esse poder sobre um pessoa fazendo com que sua personalidade se eqüivalha a do elemento que ele invoca. Fogo fará um pessoa agressiva, ar, alguém volátil. O humor da pessoa também mudará de acordo com as condições do clima.
Perceber a alma (Magia 1/Espírito 1, 10 pontos de experiência) : O anjo pode ver a alma de outra pessoa ou ser podendo ver suas falhas, sua corrupção e como ela está sendo atingida.
Forma de relâmpago (Elementos 5/Clima 4, 45 pontos de experiência) : O anjo pode tormar a forma de um relâmpago e viajar a uma velocidade de 800 km/h. Caso atravesse alguém nessa forma, causará dano igual a sua Fé.

Objetos Mágicos

    Os objetos listados aqui são de menor importânica mas o Narrador pode incluir em sua crônica objetos como a Trombeta de Gabriel e dos outros anjos que serão usadas no Apocalipse, diz que um demônios roubou a sétima Trombeta. Ainda existe a Espada de São Miguel e outros itens de poder imenso abençoados diretamente por Deus.
Anel do Carisma (nível 2) : Quando usa este anel (que deve ser ativado com um teste de Fé, dificuldade 6), o anjo ganha três dados nos testes sociais durante o resto da cena.
Lança do caçador (nível 5) :  Essa lança é concedida a caçadores de nível maior (é diferente daquela concedida na qualidade Caçador). Ela tem dificudlade 7 e necessita de força 5 para ser usada, causa dano força + 7 agravado. Um anjo ainda pode somar sua fé ao dano caso gaste dois pontos de força de vontade. Ela ainda concede um bônus de dois dados nos testes de armas brancas.
Espada do Caçador (nível 4) : Funciona como a Lança do Caçador só que seu dano é força + 5 e precisa apenas de força 4 para ser utilizada.
Olho do Coração (nível 1) : Esse obejto tem a forma d eum olho brilhante que é capaz de observar o coração das pessoas ditando se sua próxima ação será má ou boa. É preciso ativá-lo com um teste de Fé, dificuldade 6.
Flechas do Mártir (nível 3) : Quando se usa estes flechas (o anjo tem 7 delas), pode-se causar um dano agravado e soma-se quatro sucesso no teste de arqueirismo. O problema é que para cada flecha que se usa, perde-se um ponto de vitalidade.
Armadura Divina (nível 2- 5) : Dependendo do nível comprado, essa armadura concede um bônus igual ao dobro de seu nível na absorção.As armaduras de nível mais baixo costuma  ser feitas de prata ou memso um material menos valioso, enquanto as mais poderosas brilham como o Sol. Elas podem ter poderes adcionais sendoque algumas concedem bônus em liderança e intimidação.

Rituais

     Estes rituais só estão disponíveis para anjos que possuam a Canção da Magia. Conforme o nível da canção, ele poderá conseguir estes rituais. Os testes para os rituais devem ser feitos como um teste normal para uso da canção, de acordo com o nível.
Purificação (nível 1) : O anjo toca o alvo e reza durante alguns minutos na presença de incenso. Assim, o mortal será purificado de influências demoníacas tendo sua alma limpa e ficando livre de toxinas.
Choro da Fé (nível 1) : Faz um humano chorar sangue. Aqueles que têm fé não são afeados. Caso o humano prove de suas próprias lágrimas, ele sofrerá muita dor. O anjo deve furar seu próprio dedo e jogar sangue sobre seu alvo.
Retirar Sede de Sangue (nível 2) : O anjo pode amarrar um fita em volta do pescoço do vampiro e este poderá ficar sem se alimentar durante três dias por nível do anjo na Hierarquia Celestial.. Caso a fita seja retirada a força ou pelo anjo, o vampiro perde um ponto de humanidade.
Vôo (nível 3) : O anjo pode voar enquanto estiver na Terra. Ele deve possui a pena da asa de um principado ou anjo de nível maior para usar este ritual. Enquanto segura a pena, pode voar por dez minutos por sucesso que conseguir no teste.
Retirar a Besta (nível 4) : Ao usar este ritual, o anjo segura uma cruz e enrola um fita vermelha nesta rezando e citando o nome do alvo. Assim que terminar de enrolar, o alvo (um lobisomem), não poderá se transformar mais, ficando preso em sua forma natural. Impuros ficam na forma Crinos, o que pode ser muito perigoso. O único jeito de retirar o efeito do ritual é ganhando um ponto permanente de fúria ou desenrolando  a fita.
Pregos de Cristo (nível 5) : O anjo deve ter um prego de ferro em mãos e banhá-lo com seu sangue. Assim, ele enfia esse prego em uma pegada deixada pelo alvo. Este sentirá suas mãos e pés serem atingidas por pregos como se estivesse sendo pregado. Ele receberá quatro pontos de dano agravado ficando com as mãos e pés incapacitados.

Antecedentes
 
    Certos antecedentes como recursos, influência, aliados e contatos, estão barrados. eles podem ser adaptados para se usar no Céu. Assim, seus aliados e contatos seriam outros anjos, sua influência e recursos seriam na Cidade de Prata ou outras cidades celestiais.
Resisdente da Terra :  O anjo faz residência na Terra tendo direito a antecedentes humanos. A cada nível nesse antecedente, o anjo pode comprar um nível igual de um antecedente humano.
Objeto mágico : Define o nível do objeto que o anjo pode possuir.
Espiões : Define quantos espiões o anjo possui ou o nível em que um de seus espiões está infiltrado.Os anjos costumam deixar espiões em territórios de outros, nos reinos infernais, na Terra.

Qualidades angelicais
Insensibilidade (4 pontos) : você praticamente não liga quando pessoas morrem a seu lado ou quando tem que realizar missões que exijam autocontrole muito alto. Você tem + 2 na força de vontade para resistir a intimidação e magias de controle emocional. As dificuldades nos testes de Humildade e Coragem são diminuídas em um ponto.
Anjo observador (5 pontos) : você é um daqueles anjos do filme "Cidade dos Anjos". Sua missão é proteger os humanos e observar quem os influência, eventualmente, você tem que caçar alguns demônios e espíritos que possuem seus corpos. Você pode ficar invisível par aos humanos fazendo-se aparecer quando quiser. Sempre que precisar, pode dar uma ajuda fazendo eles prestarem atenção em algo. O problema é que você não possui paladar, tato, olfato. Você não sente nada e ainda enxerga em preto e branca não tendo muito acesso a maioria das sensações.
Infiltrado (1-5 pontos) : o anjo está infiltrado na igreja tendo permissão para ser passar como humano e tendo um cargo. Ele deve decidir o que será. Ser um padre custa um ponto, bispo 2, arcebispo 3, cardeal 4 e papa 5. É bem aconselhável que não sejam permitidos anjos papas.
Anjo humano (2 pontos) : Você era humano antes de se tornar anjo. Sua alma ascendeu aos céus e foi percebido que você era muito útil e valoroso. Os serafins resolveram transformá-lo em um anjo. Você tem direito a comprar habilidades humanas durante a criação do personagem e ainda tem a dificuldade para testes de empatia com relação a humanos diminuída em 2.
Manifestação (2-6 pontos) : Algum tipo de manifestação ajuda você a se. Ela lhe dá um bônus. Talvez seja uma aura de fogo ou seus olhos brilham com a fúria dos injustiçados causando mais intimidação. Para cada dado de proteção, bônus ou dano que causar, o custo é de dois pontos. Isso só afeta você e uma habilidade. Uma aura de fogo só protegerá você dos danos mas um teste de fé (dif. 9) pode até permitir que ela proteja alguém que esteja segurando. Uma luz cegante que sai de seu rosto que retira três dados na percepção de quem olha para você custa 6 pontos.
Anjo caçador (7 pontos) : você é um anjo caçador de demônios vampiros ou algum outro ser. Tem permissão para caça-los na Terra e destruí-los. Pode até ser que você pareça com uma daquelas "anjas" de Spawn. Além de ganhar três armas especiais (uma espada, uma lança e uma adaga, dano força + 5, força + 6, força + 1, agravados) e um ponto de força, você ainda tem direito a elevar seus atributos físicos a um nível além do normal (um anjo teria um máximo de 6 nos atributos físicos). O problema é que o custo em experiência para canções que não sejam a Canção dos Demônios, da Guerra, da Força e da Vingança, é nível x 8.
Poder especial (2-6 pontos) : O anjo pode ter um poder de uma Canção eu seja natural dele. Pode ser até no máximo de nível 3 e custa o dobro de pontos de bônus que seu nível. Assim, caso um anjo queira um poder de nível três, gastará 6 pontos de bônus e não terá acesso aos de nível 1 e 2 simplesmente por que comprou esse nível. Ele deverá comprá-los separadamente ou conseguí-los como uma canção normal.
Ligação terrena (5 pontos) : seu anjo possui um lugar especial na terra. Talvez seja louvado nesse território ou simplesmente tenha uma conexão mística com o local. Ele ganha três dados a mais em todos os testes ali e 4 dados quando tenta proteger o local. Dano agravado pode ser curado ao ritmo de um por hora quando parado descansando.  Caso o local seja destruída, você perde um ponto de fé permanente.
Tradutor universal (3 pontos) : O anjo pode entender ou se comunicar com qualquer mortal em qualquer língua caso seja bem sucedido em um teste de inteligência + empatia (dif. 8 - carisma do humano). Ele não pode escrever ou ler nesta língua a não ser que tenha o conhecimento.
Auréola (3 pontos) : O anjo possui um alo luminoso logo acima de sua cabeça. Indicando valor e pureza que o anjo possui, concede a ele um bônus de três dados nos testes sociais com outros anjos.

Defeitos angelicais
Pecador (2 pontos) : você já pecou mas foi perdoado. Mesmo assim, alguns anjos preferem não estar em sua companhia. Você perde dois dados nos testes sociais com anjos e seres celestiais. Existe uma marca em você que eles reconhecem como pecador.
Sensibilidade a invocações (4 pontos) : você é sensível aos estúpidos rituais que as pessoas aprendem em livros sobre anjos podendo até comparecer algumas vezes. Rituais sérios de invocação serão resistidos com mais dificuldade sendo que você perde três pontos de força de vontade ao resistí-los.
Ligação terrena força (4 pontos) : funciona como Ligação terra só que você foi força do a ficar em certo local. Deve proteger esse território ganhando um dado ao protegê-lo contra ataques. Você não pode se afastar mais de 20 metros por ponto de força de vontade que tem. Caso seja destruído, você perde dois pontos permanentes de fé.
Anjo da guarda (3 pontos) : Você é responsável pela guarda de um mortal. Deve fazer tudo para protegê-lo. A morte deste humano faz com que você perca um ponto permanente de fé e dois pontos permanentes de vitalidade.
Forma de bebê (2 pontos ) : Você possui a forma de um bebê ou uma criança pequena. Apesar de ser bem carismático (você ganha um ponto em carisma), o máximo que seus atributos físcos podem chegar é dois níveis abaixo do nomel. Assim, quando completa 76 anos, seu nível máximo nos atributos físcos é 4. Ainda fica difçil manusear armas como lanças e outros itens utilizados por anjos tendo ter os seus adaptados (o que costuma diminuir o dano).

Outros seres

Vampiros

     A relação entre os anjos e vampiros não costuma ser muito boa. Os seres angelicais evitam contato com estas criaturas das trevas. Muitas vezes, rituais são feitos por vampiros Tremere e Giovanni para chamá-los. Os anjos da Magia e da Morte não gostam muito destes clãs e costumam destruir muitos destes vampiros que ousam interferir muito na magia e na morte do mundo. Anjos das almas entram em conflito com os Giovanni que insistem em afetar almas boas da Terra.
     Os outros clãs não surtem muito efeito. Alguns anjos em missão que controlam grandes empresas podem até entrar em atrito com os Ventrue e outros mas eles acabam sem saber a verdadeira natureza de seus inimigos.

Lobisomens

     Os Garou não ligam muito para anjos pois nada tem haver com suas crenças. Eles acham que estes seres não passam de outros espíritos que gostam de incomodar mas que podem ser bons aliados. A maioria dos licantropos tem a mesma opinião.
     Algumas vezes, um anjo da vida pode até se aliar aos Garou para defender a natureza e um anjo das almas pode ajudar na luta contra a Wyrm que tenta corromper os homens. Anjos da morte costuma ser alvos dos Garou muitas vezes enquanto cumprem suas missões.

Magos

     O Coro Celestial sabe muito da existência dos anjos e até chega a convocar alguns (Espírito 4, Primórdio 3, Correspondência 3, Tempo 2). Essa tradição conta com aliados poderosos e fiéis quando seus membros realmente têm fé. As outras podem até conseguir ajuda como os Eutanatos que podem até se encontrar com os anjos da morte (alguns desses gostam muito das crenças desse Tradição).
     A Ordem de Hermes é outra tradição especialista ao lidar com anjos. Com seus entendimentos cabalísticos, eles sabem como invocar estes seres e pedir sua ajuda. Alguns chegam a exigir obediência e usam magias para controlar os seres celestiais.
     A Tecnocracia não é muito ajuda pelos anjos, apesar de já ter sido uma aliada. Hoje, com seu modo de agir, conseguiram inimigos poderosos que apenas esperam ordens para atacar. Durante o Apocalipse, esses magos podem contar com ataque direto dos anjos.
     Os Nefandos são inimigos e isso nem precisa ser discutido. Anjos com a canção do Demônio caçam esses malditos com toda sua força. Os Desauridos já são um problema a ser julgado com mais cuidado. Caso interfiram, são caçados ou afastados.

Fadas

     A maioria das fadas considera os anjos apenas outro tipo de fadas. Algumas têm medo deles já que sua religião os causou muito mal. Mesmo agindo com receio ou apenas lidando normalmente, cada fada tem sua opinião sobre os anjos.

Fantasmas

     Quando estes seres vêem um anjo, com certeza estarão cara a cara com um  anjo da morte ou um anjo das almas. Alguns desses percorrem o mundo dos mortos a procura de almas que devem ser salvas. Eles são responsáveis pela criação de muitos cultos hereges que incomodam a Hierarquia. Os deathlords não gostam muito de anjos em seus domínios mas agem com cautela em relação a esses seres.

Por Antônio Augusto (orifiel@hotmail.com)