REGRAS DO TÊNIS
ENTENDA AS APAREMTENTE COMPLICADAS REGRAS DO TÊNIS

Clique aqui para ir direto às NOVAS REGRAS

INTRODUÇÃO
Muito diferentemente do que muitas pessoas pensam, as regras do tênis são muito simples. Vou explicá-las passo a passo.

O tênis é um jogo de raquetes em que o jogador (simples) ou duplas (pares) competem entre si. O jogo se desenvolve em uma quadra dividida por uma rede. O objetivo é fazer com que a bola atravesse a rede de tal forma que caia dentro do campo do adversário. A quadra pode ser de grama, de saibro (terra batida) ou de piso sintético.

O PLACAR
A partida é marcada por games e sets. Em cada game o jogador começa do zero. Antigamente, os pontos eram marcados de 15 em 15 e quem fizesse 15 pontos quatro vezes ganhava a partida (15, 30, 45, game). Atualmente, com a dinamização do tênis convencionou-se que seria mais fácil a utilização do 40, ao invés do 45. Portanto, atualmente, o primerio ponto vale 15, o segundo 30 e o terceiro 40. O quarto ponto marca o final do game. Caso os adversários empatem em 40, o jogador (ou dupla) terá que fazer dois pontos consecutivos para fechar o game. Enquanto isso não acontece, a partida irá sempre voltar para o 40-40 (40 iguais). O ponto na frente do adversário depois do 40 iguais é chamado "vantagem".

O primeiro jogador a fazer seis games ganha o set a não ser que os atletas tenham empatado em cinco. Caso o empate ocorra, a partida continua até que alguém faça dois games de diferença. Dependendo do torneio disputado, caso os jogadores empatem em 6X6, acontece o chamado "tie break". Confira mais a baixo a explicação para o Tie-Break.

Os jogos para os homens são disputados no máximo em cinco sets e para as mulheres três (exceção ao Virginia Slims - torneio feminino disputado em cinco sets). Caso a disputa for de melhor de 3 sets, ganha quem fizer 2 primeiro. Em caso de melhor de 5 sets, ganha quem fizer 3 primeiro.

JOGANDO
O saque (ou serviço) é o que dá início ao ponto, jogo ou set. Cada jogador saca a cada game do jogo. O jogador sempre começa sacando pelo lado direito e a cada ponto muda para o lado oposto ao anterior (ex.: após jogado o primeiro ponto do game - direita -, o jogador deve sacar da esquerda). Existem duas chances de saque. Para validar o serviço, o jogador tem que fazer com que a bola quique no quadrado da quadra adversária que se localiza na frente da rede (observe na figura ao lado os quadrados coloridos). O quadrado deve ser o inverso ao lado em que o jogador saca (ex.: se o jogador saca na esquerda a bola tem que quicar no quadrado direito). Ou seja, o tenista sempre sacará na diagonal (observe o desenho ao lado; se a pessoa saca de um lado no fundo da quadra, ela terá que acertar o quadrado em sua diagonal do outro lado da rede). Quando o jogador saca e a bola bate na rede conseguindo atingir o quadrado onde deveria, acontece o famoso "Let". O jogador que saca tem a chance de sacar de novo. Quando ele erra o quadrado ou quando a bola bate na rede e não acerta o quadrado certo é FALTA, então o jogador que esta sacando tem direito ao seu segundo saque e se errar novamente é ponto do adversário (é a chamada dulpa-falta). A escolha do serviço (saque) é decidida na sorte (os métodos dependem de cada um, como o cara-ou-coroa, par ou ímpar ou o conhecido método entre os tenistas de usar a raquete como uma moeda do cara-ou-coroa).

METRAGEM DA QUADRA
Uma quadra tem 23,77 metros de comprimento por 10,97 de largura. Se for calcular com o recúo (espaço que o jogador tem para correr, fora da marcação da quadra em si), a quadra passa a ter 33 por 17 metros.

ARBITRAGEM
A arbitragem depende do criterio adotado pelo torneio. Assim como existem torneios amadores sem juízes, existem também torneios profissionais com mais de 5 juízes em quadra. O juíz localizado no centro-lateral da quadra em cima de altas cadeiras é o juíz principal, que pode sobrepor os outros (juízes de linha) nas decisões.

TIE BREAK
A disputa de sets no tie-break foi incluída recentemente no tênis, para facilitar a transmissão de jogos pela televisão (já que sem o tie-break, o jogo pode ficar muito longo). No tie-break, vence o jogador que fizer sete pontos primeiro. Em caso de empate no 6X6, vence o jogador que fizer dois pontos de diferença primeiro. O primeiro jogador a sacar, saca somente uma vez e cede logo em seguida o serviço para o adversário. A partir daí, cada jogador sacará duas vezes até a soma dos pontos dos mesmos resultar em 6. Quando a soma resulta em 6, os jogadores trocam de lado na quadra (sem descanço) e o tenista que sacava antes da virada, continua sacando a sua segunda vez e cede logo em seguida o saque para o adversário (exatamente o que acontecia antes da virada). Essa virada ocorre em todas as somas múltiplas de 6. Um detalhe importante, é que no primeiro ponto do tie-break, o jodador deve começar sacando da direita e a partir daí, todos os jogadores devem começar a sacar da esquerda.

NOVAS REGRAS fonte: Confederação Brasileira de Tênis
A partir de 1º de Janeiro de 2000 começou a valer não só para o circuito brasileiro de veteranos e de juvenis, mas para todos os torneios da ITF (Federação Internacional de Tênis) três novas regras que alteram um pouco o que se foi falado até aqui (nessa seção de "Regras do Tênis").

A introdução dessas novas regras tem como objetivo minimizar a duração de uma partida de tênis, dinamizá-la e penalizar jogadores infratores de forma mais justa.

Regra 1 - As vantagens foram abolidas, ou seja, quando o game estiver empatado em 40 (deuce), não haverão mais as vantagens. O recebedor escolhe o lado para receber o serviço e, quem fizer o ponto, ganha o game (basta o recebedor se dirigir para o lado que quer receber).

Regra 2 - O descanso de 90 (noventa) segundos na virada de lado no término do primeiro game de cada set não mais existe. Os jogadores não descansarão mais, simplesmente trocarão de lado. Em compensação foi criado um descanso de 2 (dois) minutos no fim de cada set, independentemente da contagem.

Regra 3 - As penalidades do Código de Conduta serão aplicadas como segue:
    1ª Violação: Advertência.
    2ª Violação: Perda do Ponto.
    3ª Violação: Perda do Game.
A partir da 4ª Violação, ficará a critério do Árbitro se continua penalizando com perda de games ou com a desclassificação do tenista faltoso.

A possibilidade de uma desclassificação imediata, em caso de grave violação do Código de Conduta, continua a critério do Árbitro Geral, que decidirá quando a falta é passível de desclassificação.

É isso aí!
Se ficou alguma dúvida ou se eu esqueci de alguma coisa, por favor
me mande um e-mail.
Ficarei contente em esclarecer as dúvidas.

Por Marcelo Ribeiro Cunha