Beba da Fonte da Água da Vida

“E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida." (AP 21:6)

 Esse é um texto escatológico, e se refere ao Reino dos Céus, ou seja, à Nova Jerusalém que Deus preparou para os salvos em Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto e reviveu. Mas a própria Palavra de Deus fala de si própria que ela se renova a cada dia, ou seja, um texto do Antigo Testamento tem muitas mensagens para as nossas vidas hoje, assim também muitos textos escatológicos podem e devem ser aplicados em nossas vidas hoje. Como assim? Hoje eu posso beber da Fonte da água da vida? É isso que veremos a seguir.

 1) Entendendo o Reino de Deus

Quando Jesus veio ao mundo, ele anunciou: “É chegado o Reino dos Céus” (MT 4:17). Em certa ocasião, ele estava expulsando demônios e era caluniado por alguns incrédulos que diziam que ele expulsava os demônios por Belzebu (pelo próprio demônio), mas prontamente ele respondeu: "Se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus." (LC 11:20). Se ainda hoje demônios são expulsos em nome de Jesus, se o próprio Deus disse que seu Reino era chegado, se vemos milagres e maravilhas feitos ainda hoje quando uma vida em ruínas é transformada pelo poder de Deus, é porque com certeza a nós foi chegado o Reino de Deus, a preparação dos salvos que alcançarão a Nova Jerusalém. Por isso em sua oração ele nos ensinou: “Pai nosso que estás no Céu... venha a nós o teu Reino...”.

Ainda quando muitos indagavam Jesus a cerca do Reino, perguntando se esse reino seria visível (eles ainda tinham uma visão política e local do reino anunciado por Jesus), o Senhor respondeu: "Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós." (LC 17:21) O Reino de Deus está sendo preparado, primeiramente dentro de cada um de nós.

 2) Como podemos desfrutar do Reino de Deus na Terra? Isso é possível?

 Como os Embaixadores que mesmo estando num país estranho representam a sua pátria, e estão sob a lei do seu país de origem, assim somos nós, embaixadores do Reino de Deus na Terra.  Temos a lei da pátria em que vivemos, mas estamos sob a garantia da lei que rege a nossa Pátria Celestial.

 Devemos obediência ao Senhor, ao “presidente” do Reino de Deus, pois estamos sob as suas leis e o nosso salário é pago por Ele, as nossas gratificações vêm dele, os nossos julgamentos são feitos por Ele, o nosso sustento na Terra estranha vem dEle.

Como o embaixador e sua família são sustentados por sua Terra Natal, assim nós somos sustentados por Deus e pela nossa Pátria Celeste.

Mesmo na face da Terra temos total acesso para desfrutarmos da benção de Deus que fluem do Trono da sua Glória e vêm direto do seu Reino porque somos embaixadores. A Palavra final na vida do Cristão ecoa da boca de Deus, o nosso Rei e Senhor. Apocalipse 19.16 encontramos que em suas vestes tem escrito os nomes: Reis dos Reis e Senhor dos Senhores.

 Muitos teólogos distorcem essa mensagem dizendo que devemos reinar aqui neste mundo com muita riqueza material e abundancia, pois somos príncipes. Filhos de um Rei. Mas esquecem de que Jesus não trazia em sua cabeça uma coroa de ouro e cristais, em troca disso Ele tinha uma coroa de espinhos. Ele não trazia nas suas mãos pedras preciosas e rubis, mas rudes pregos. Ele mesmo disse:... . Mas hoje, Ele está no seu trono de Glória, rodeado pelos seus anjos que o adoram. Hoje Ele vive entre ouro e cristais. Mas isso só se sucedeu como uma conseqüência da sua obediência. Ele levou o Plano da Salvação até o fim. Obedeceu a vontade do seu Pai. Venceu o Mundo. Assim é nas nossas vidas. Deus quer prosperar o povo, mas primeiramente é necessário descer sob as mãos da obediência. Buscai primeiro...”

 3) Como ser um Embaixador

 Todo o embaixador é amado e respeitado por sua Terra Natal. Deus nos ama e nos respeita.

 “Mas ninguém dá nada por mim” – Você pode pensar. Lembre-se de que quando a Palavra de Deus se refere a Jesus no livro do profeta Isaías 53.2, fala que ele não tinha beleza alguma e nem formosura para que pudéssemos desejá-lo, mas se tratava de Jesus, o Rei dos Reis, o filho de Deus. Assim como nós podemos parecer ao mundo que não termos importância alguma, ainda que sejamos desprezados, humilhados e caluniados pelos homens, devemos saber que somos importantes para Deus! Não se esqueça que Jesus chama a cada um pelo nome, Ele conhece você e a sua vida, e se Ele lhe chamou para o Seu Reino é porque tem uma grande obra a se realizar através de você. Ele é fiel para cumprir as promessas que lhe fez, pois um dos seus maravilhosos nomes é FIEL (Fiel e Verdadeiro - Apocalipse 19.11) . Tome posse de tudo o que o Reino oferece a você !

 Bebendo da Água do Reino 

Mas se o Reino de Deus é chegado eu já posso beber da Fonte da água da vida? A resposta é sim. Lembre-se de que como embaixador de Deus, você também tem direito a desfrutar do que o seu Reino te oferece. Mas que água é essa? “É a água que procede do trono de Deus” (AP 22:1).

A Bíblia usa muitos símbolos para que possamos entender as coisas espirituais. Por exemplo, em Jo 6.35 Ele diz que é o “pão da vida”. Então encontramos Jesus somente na padaria? De forma alguma. Isso significa que ele é o alimento para as nossas almas, é o alimento que dá força e energia, sem alimento ninguém vive, e só em Jesus temos vida. Dessa forma poderemos compreender melhor o que seja essa água da qual o texto inicial se refere.

Primeiramente, temos que saber que essa água é de graça, não como uma água mineral comprada num bar qualquer, mas ela já foi comprada por preço de sangue, o sangue do Cordeiro. Depois temos que saber que essa água jorra de uma Fonte, a fonte é Jesus. Fonte de sabedoria, Fonte de renovo, Fonte de vida, Fonte de vitória, Fonte de paz, Fonte de segurança, Fonte de fé, Fonte de esperança.

Mas que água é essa? Essa água é a plenitude do Espírito de Deus. Plenitude não é totalidade, pois isso acontecerá quando nossos corpos corruptíveis se revestirem de incorruptibilidade. Plenitude é uma vida constantemente cheia da presença de Deus. E nós já podemos desfrutar dela. Jesus deseja que estejamos vivendo na plenitude do seu espírito. No Antigo Testamento o Espírito era dado sob medida, mas no Novo Testamento ele é derramado, e somos cheios do Espírito de Deus.

 Vivemos sedentos nesse mundo. O próprio Jesus disse que nesse mundo teríamos aflições. Sendo assim, ficamos sedentos de paz, sedentos por justiça, sedentos por vitórias, sedentos por Deus, desejando em todo momento que Deus responda os nossos clamores e às nossas necessidades. Viver nesses dias atuais é como viver num deserto. Mas a água que Jesus oferece é a plenitude do Espírito de Deus que sacia a nossa sede. Com ela temos paz e segurança, porque mesmo que estejamos no deserto da vida, essa plenitude traz o refrigério, ainda na terra seca, Deus faz brotar uma fonte, um manancial de paz.

 Está com sede? Beba da água da vida.

Está com medo? Beba da água da vida.

Está doente? Beba da água da vida.

Está sem esperança? Beba da água da vida.

Pecou? Confesse, alcance a misericórdia de Deus e beba da água da vida.

 4) Multiforme Graça de Deus

 A Água é para todos que tem sede. Deus não faz acepção. Ele está sempre pronto a saciar aquele que clamar por água.

A Mulher Samaritana a qual a Bíblia nos relata era uma mulher mal vista pela sociedade, era uma pecadora. Certa vez ela foi até num poço tirar água, num horário que ninguém costumava ir, até mesmo para evitar a descriminação, mas ao ir até ao poço ela teve um encontro com Jesus. Este por sua vez não lhe acusou, apenas lhe mostrou que conhecia a sua vida e os seus pecados, mas logo em seguida ofereceu a ela a água da vida da qual ela nunca mais teria sede. Creio que ela não era feliz, já havia tido muitos maridos e era muito humilhada por causa do seus próprios pecados. Mas Jesus estava pronto a usar da sua graça e chamá-la para fazer parte do seu Reino, onde ela poderia tomar da Fonte da água da Vida.

 A Igreja precisa de um avivamento para impactar este mundo. A cada dia que passa o mundo fica mais frio e calculista. Os crimes aumentam e a Palavra vai se cumprindo. Satanás está com seu tempo contado e por isso tem pelejado contra a Igreja de Cristo. Mas os soldados do Reino de Deus, eu e você, vamos não apenas tomar, mas mergulhar nessas águas e deixar com que Deus faça de nossas vidas bombas para impactar o inferno. Estando na Plenitude do Espírito de Deus tornamo-nos invencíveis, combatemos o bom combate, acabamos a carreira e guardamos a fé.

 Beba de graça da água da vida que jorra do trono de Deus.

  Sabrina Fortunato

 

 

Voltar para "Mensagens Bíblicas"