O Tempo de Deus

 

"O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem. Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve."(1SM 3:8-10)

 

 Sabemos que o jovem Samuel era um moço temente a Deus, criado nos caminhos do Senhor... (1SM 2:26) "E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o SENHOR, como também para com os homens."

Até o capítulo 2 (dois) de I Samuel, Deus ainda não tinha se revelado a ele da maneira grandiosa como se revelaria no decorrer de sua vida, podemos crer que o jovem Samuel esperava ansioso esse tempo: o tempo em que teria uma revelação direta de Deus. O tempo de Deus revelar o Seu querer para vida dele.

 Muitas vezes o Senhor faz promessas para as nossas vidas, e nós ficamos como Samuel, esperando o tempo em que Jesus nos chamará e dirá: É chegado o tempo! Mas quando o tempo de Deus na vida desse jovem chegou, ele estava desapercebido. Deus precisou chamá-lo três vezes. O tempo de Deus havia chegado! MAs ele estava acomodado. Demorou a discernir a voz de Deus, e para perceber quem o chamava.

 Eli, um homem experiente em ouvir a voz do Senhor, o auxiliou, e ao ser chamado mais uma vez, Samuel prontamente Respondeu: “Fala Senhor, que o teu servo ouve!”. Era o tempo dele !

 Às vezes estamos esperando as promessas de Deus em nossas vidas, e Deus está nos chamando, como se Ele estivesse dizendo: "Meu filho (seu nome), faça isso e você receberá a promessa!" ou "Moisés, toca nessas águas que os carros de Faraó serão vencidos, e seu povo receberá a promessa da Terra Prometida". Já pensou se Moisés não estivesse atento a voz de Deus? Ou ainda: “Neemias, depois de muitas lamentações e orações o seu tempo chegou! Diga para o Rei tudo o que você precisa para ir reconstruir os muros de Jerusalém e eu serei contigo!” Quando o tempo de Deus chega nós precisamos estar atentos para responder: “Eis-me aqui”, ou até mesmo para agir.

 É certo que a Palavra de Deus fala dos tempos determinados no livro de Eclesiastes :

"TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (EC 3:1). Mas um dia esse referido "tempo determinado" chega. Por exemplo: "Há tempo de nascer, e tempo de morrer..." (EC 3:2). Cada um de nós nascemos num determinado dia, mês e ano, naquela hora era o nosso tempo de vir ao mundo. O tempo de Deus para nós havia chegado... ainda não morremos, mas por certo, um dia esse tempo chegará!

O que devemos pedir a Deus é que Ele sempre nos conceda forças para estar em plena comunhão com Ele, para quando chegar o nosso tempo de receber vitória, não precisemos esperar Ele nos chamar 3 vezes antes de ouvi-lo, ou até mesmo correr o risco de não ouvir Sua voz em nossos corações. Quando Ele nos chamar para nos conceder o que tanto almejamos, no tempo que Ele escolheu para nós, que cada um possa prontamente responder: “Eis-me aqui Senhor, fala que o teu servo ouve!”

 

Atentem aos versículos abaixo:

(GN 18:14) "Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho."

(GN 21:2) "E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado."

 Neste segundo versículo o tempo de Deus havia chegado para Sara. Aos nossos olhos humanos achamos que Deus está demorando em nos abençoar, mas quando isso acontece, é porque Ele está trabalhando... colocando alicerces firmes para sustentar a nossa fé a a preservação da benção que será concedida.

 Será que Deus já lhe chamou para entregar sua vitória ou para cumprir Suas promessas e você ainda não ouviu a voz dele? Ele poderá estar falando baixinho ao seu coração : "Toca nessas águas", como disse a Moisés, ou melhor: "Dê o primeiro passo"... Será que Ele já está com tudo pronto só esperando você ficar atento para ouvir e agir? Você pode perguntar: Agir como? Consagrando a sua vida para ouvir a voz de Deus e obedecer ao seu chamado.

 

  Sabrina Fortunato

 

 

Voltar para "Mensagens Bíblicas"