Elementais

Os construtores da matéria densa

Por Maria Laura            


Eles são diáfanos como os Anjos e, sem sua intervenção, não haveria uma só Forma sobre a face da Terra.

São em número de sete, pertencentes aos Sete Raios, e têm aspecto variável, de acordo com os elementos (Fogo, Água, Terra e Ar) que manipulam, mas assemelham-se ao ser humano, espelhando tanto sua graça quanto suas dificuldades. Refletem tudo o que vêem e sentem. Se aos anjos compete a parte emocional e espiritual, aos Elementais cabe construir a parte material de todos os seres.

Sua morada são os Planos Sutis e, tanto quanto os Anjos, representam um aspecto da Divindade; encontram-se em desenvolvimento e trabalham pelo crescimento do Homem. Esse papel que desempenham na condução da humanidade varia conforme o grau de evolução que atingem, grau esse atingido sempre por Iniciação. Têm natureza brincalhona. Ficam felizes, quando invocados pelos homens e pelos iluminados para ajudá-los, pois é assim que crescem em graus de Luz. Mas só quando solicitados podem prestar auxílio, porque são obedientes à Lei Cósmica do Livre Arbítrio.

Sua evolução se dá em direção ao nível mais elevado do Reino Elemental, o grau de mestres construtores de mundos - os Elohins, seus coordenadores na construção de Formas. São instruídos pelo poderoso Maha Chohan, o Mestre Paulo, o Veneziano (o Espírito Santo para a Terra). Não raro se tornam veladores silenciosos de algum Planeta, Sistema Solar ou Galáxia.

Juntamente com o Reino Angélico e o Reino Humano, o Reino Elemental forma a trilogia que reproduz a fórmula alquímica, onde os Elementais realizam os padrões estabelecidos na mente; os Anjos fornecem a essência espiritual, fazendo irradiar a pureza dos sentimentos no nível mais elevado e gerando o poder da criação, e o Homem, ser de autoridade, cria pelo poder vibratório da palavra falada.

Antes da chegada dos "retardatários" - seres que não conseguiram acompanhar a evolução em outros planetas e foram trazidos para a Terra há milhões de anos - tudo era perfeito. Depois que passaram a habitar o nosso planeta, a freqüência da Terra foi baixando. Ressentimentos e rebeliões tomaram conta do coração dos humanos.

Os Elementais refletem tudo o que vêem e sentem, e, como fizeram voto de obediência ao Homem, aceitaram e refletiram as formas grotescas e destorcidas que contribuíram para a "queda" do ser humano.

Quando refletem pensamentos e sentimentos inferiores, ações nocivas e destrutivas dos seres humanos, podem ampliá-los e causar efeitos muito mais nocivos. Nos Planos Sutis formam-se, então, nuvens escuras - poluidoras do Plano Sutil e do mundo da Forma -, resultando em catástrofes, tempestades, ciclones, furacões, etc. Os Elementais, os habitantes e dominadores do Fogo, da Terra, da Água e do Ar são os causadores dessas catástrofes, reflexo dos desequilíbrios e das irritações do ser humano, e da destruição da Natureza.

Nos terremotos e desastres de terra deve-se apelar aos Elementais da Terra e seus Condutores, para a reversão da situação ruim.



Quatro Mundos - Quatro Elementos

1. Elementais do Fogo - Plano Espiritual

Salamandras e Salamandrinas
Diretores: Helios e Vesta

São as mais importantes dos Elementais, pois são as grandes coordenadoras do Fogo Sagrado (de onde procedem a Chama Violeta e suas congêneres) no homem e na Natureza. Desempenham importante papel na destruição das impurezas exaladas pelo pensamento e sentimento destrutivos, que tantos males causam à humanidade. Precisam ser abençoadas pelos homens para que sejam utilizadas somente nas atividades construtivas, em vez de queima de florestas, armas de fogo, bombas, etc.

O Fogo é Elemento básico da criação, origem e fim de toda matéria e receptáculo das forças espirituais. O Fogo é o reflexo mais perfeito e não adulterado da
Chama do Criador.

O Elemento Fogo tem três fases: Fogo, Chama e Luz.


1o) Fogo - relaciona-se com o signo de Áries, com a impulsividade, com a Terra, a aceleração e com a cabeça;

2o) Chama - relaciona-se com o signo de Leão, com o coração humano, com o ser interno e com a coluna vertebral;

3o) Luz - relaciona-se com o signo de Sagitário, com o Cosmo, com a meta e com a prosperidade.

O
Fogo Kundalini é a energia sexual e pode ser usado para a criatividade ou para a procriação.


2. Elementais da Terra - Plano Físico

Gnomos e Gnominas (ou Fadas), que vivem embaixo das árvores, e Duendes e Duendinas, que vivem nas partes altas.
Diretores: Pelleur e Virgo
Signos: Touro, Virgem e Capricórnio
Chama: Violeta com nuances Rosa

Zelam pelo equilíbrio das forças naturais, produzem os metais e pedras preciosas que enriquecem o Planeta. Com o Espírito da Primavera - Amarilis - criam as flores, árvores e arbustos. Para os homens trabalhadores e pacientes, são engenhosos e afáveis, mas costumam armar acidentes para aqueles que destroem a Natureza.


3. Elementais do Ar - Plano Mental

Silfos e Sílfides
Fadas e Elfos
Diretores: Thor e Áries
Signos: Gêmeos, Libra e Aquário
Chama: Dourada

Trabalham pela purificação do Ar; governam as atividades da mente, sentem atração pelos sábios e são antipáticos aos ignorantes

Thor controla os ventos dos quatro Pontos Cardeais, manejando-os de forma construtiva.

Áries dirige as sílfides no trabalho de purificação do ar.

Nos furacões e desastres dos ventos deve-se apelar para os Elementos do Ar, enviando-lhes Amor, sob a forma da Chama Rosa.

Num estado adiantado de controle respiratório, pode-se obter alimentação a partir de energias retiradas do Ar.


4. Elementais da Água - Plano Emocional

Ondins, Ondinas, Sereias, Tritões e Naiades
Diretores: Netuno e Lunaras
Signos: Câncer, Escorpião e Peixes
Chama: Violetaa

Compõem a maior parte da superfície da Terra e do corpo humano.

São atraídos por indivíduos com temperamento fleumático (voluntário) e amam a docilidade e a adaptabilidade.

A "queda" do homem, seu desequilíbrio emocional e a poluição dos rios e mares provocaram a revolta das Ondinas, que devolveram à humanidade as tempestades e enchentes.

O grau de visibilidade dos Elementais varia conforme a sensibilidade de cada pessoa. Mas chegará o dia em que todos os homens poderão se comunicar abertamente com Anjos e Elementais, num mundo onde os Três Reinos possam novamente alcançar a paz na realização do Plano Divino. Este é o propósito da Alquimia interior - a transformação do homem, permitindo-lhe viver harmoniosamente com o Universo que o recebe de braços abertos.



Bibliografia:

FONTES, Narcy C. A Hierarquia dos Iluminados (Os Portadores da Luz Azul), Madras Livraria e Editora Ltda, São Paulo, 1995.

REYO, Zulma. Alquimia Interior, Editora ground, São Paulo, 1989.

TAMBURINI, Doryanah. Manual de Canalização (dos 12 Raios e do Disco Solar), Madras Livraria e Editora Ltda, São Paulo, 1998.

GELDER, Dora van. O Mundo Real das Fadas, Editora Pensamento, São Paulo, 1990.

HODSON, Geoffrey. O Reino dos Deuses, Editora Pensamento, São Paulo, 1995.



Exemplo de salamandras





Clique na figura para ver meus mascotes

1