O fazendeiro e o cavalo
As pessoas ficaram admiradas com a mudança repentina no comportamento de um fazendeiro
muito conhecido na região em que morava. As dificuldades pelas quais passava eram tantas que não conseguia ter esperanças de manter a pequena fazenda. E a maioria das pessoas duvidava que ele venceria tais dificuldades. Por isso, todos se perguntavam a razão da sua mudança de postura e serenidade.
Não resistindo à curiosidade, um de seus vizinhos perguntou-lhe o que havia acontecido. E o fazendeiro respondeu-lhe que havia aprendido uma grande lição com um de seus cavalos.
Ele possuía alguns cavalos e eles eram muito importantes no trabalho da fazenda. Numa manhã, o capataz procurou-o aflito, dizendo-lhe que um dos cavalos havia caído num poço
abandonado. O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirá-lo de lá.
O fazendeiro foi imediatamente até o local do acidente e avaliou a situação, certificando-se de que o animal não havia se machucado. Mas, por mais que pensasse, não conseguia encontrar uma saída. Ele não tinha dinheiro para investir em um resgate. E com muito pesar tomou a difícil decisão de sacrificar o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo, ali mesmo.
Assim, o capataz e os demais empregados começaram a lançar terra dentro do buraco de
forma a cobrir o cavalo. Mas, para surpresa de todos, o animal começou a reagir. E, à medida que a terra caía em seu dorso, o animal a sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.
Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que, finalmente, conseguiu sair !
A atitude do cavalo o fez refletir sobre sua postura derrotista. E, a partir desse dia, jurou que
jamais perderia as esperanças no futuro e se lembraria sempre da lição que o cavalo havia lhe ensinado.
(Desconheço o autor)
|
