Home Letras Música Fotos Vídeo Links

 

Integrantes: Mike D (Mike Diamond, 20 de novembro de 1966), MCA (Adam Yauch, 5 de agosto de 1965), e Ad-Rock (Adam Horovitz, 31 de outubro de 1967)

Como o primeiro trio de rap branco a fazer sucesso, os Beastie Boys foram recebidos como o escárnio de críticos e músicos hip-hop estridentes, que os acusaram de pirataria cultural, especialmente porque eles começaram como um conjunto punk em 1981, em Nova York.

Mas os Beasties superaram as críticas, principalmente por notatem que existia uma conexão entre os dois gêneros. Certamente, o tom debochado do primeiro álbum, Licensed to III (o disco de rap que mais vendeu nos anos 80) corroborou para a ojeriza dos críticos e dos puristas do gênero. Para muitos, os Beastie Boys foram considerados como palhaços do macho.

Isso começaria a mudar com o lançamento do disco Paul's Boutique (1989), que foi produzido pelos Dust Brothers (eles já produziram discos do Beck e Rolling Stones, entre outros). Paul's Boutique foi um fracasso de vendas.

O próximo álbum sairia três anos depois. Check Your Head foi produzido num esquema que se tornaria o usual: eles retomaram os instrumentos do começo da época punk, faziam muitas improvisações e juntavam tudo mais tarde. O produtor, Mario Deodato Jr., é o mesmo desde então. Detalhe: o cara é brasileiro.

O disco foi bem de vendagem, mesmo o rap estando dominado pelo Gangstar e o cenário rock sofrendo a influência do Grunge. A música de maior sucesso foi So What You Want.

Após isso, o grupo passou por intensas transformações. Montaram seu selo, Grand Royal (que tem, entre outros, o grupo Luscious Jackson e Sean Lenon), uma revista com o mesmo nome e uma loja de roupas. MCA tornou-se budista e passou a organizar o Tibetan Freedom, um concerto em prol da libertação do Tibet (atualmente, o país se encontra sob o domínio da China).

Em 1994 sai o disco I'll Comunication. O álbum contêm a magistral canção Sabotage, que tem um vídeo de igual valor. O clip foi dirigido por Natanial Hornblower, o pseudônimo de MCA. Na cerimônia de premiação do Video Music Awards da MTV americana, MCA invadiu o palco travestido de Natanial protestando contra a vitória do clip do R.E.M. (Everybody Hurts) na categorial vídeo do ano sobre o clip de Sabotage.

O álbum seguinte só sairia quatro anos depois. Hello Nasty foi aclamado pela crítica e público e tinha as canções Intergalatic e Body Moving, entre outras.

No final de 1999, o trio lançou uma coletânea de sucessos intitulada the Sounds of Science.


Home