Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 2

Escultura

 

Noções sobre argilas e massas

 

Massas Alternativas

São massas que não são usadas tradicionalmente em efeitos especiais, mas que em países como o nosso, onde os recursos são limitados, podem se tornar uma boa escolha.

1) Massa de Porcelana Fria ou Biscuit - A porcelana fria é uma massa caseira que serve para fazer esculturas e que dentro de alguns dias ela seca, apresentando a consistência de plástico. Assim, ela evita que você faça a escultura e depois tenha que tirar uma cópia em gesso para ter uma escultura mais resistente ou para pintar. No entanto, em relação a outros tipos de massa, a massa de porcelana fria não permite tantos detalhes. Assim, ela é mais indicada para esculturas de objetos que não tenham detalhes muitos finos. No Brasil, estas massas são muito usadas em artesanato, podendo ser encontradas muitas revistas especializadas nelas nas bancas. Essas massas são uma boa alternativa para se criar cenários para animação quadro-a-quadro. Cenários como o do jogo The Neverhood (fotos abaixo) em animação quadro-a-quadro poderíam ser facilmente feitos com a massa de porcelana fria.

 

Este tipo de massa é ótimo para se obter textura por pressão ou mesmo serem colocadas em moldes, sobretudo de silicone, podendo reproduzir os detalhes do molde.

A massa de porcelana fria pode ser esculpida praticamente com os mesmos instrumentos e técnica que é utilizada para outros tipos de massa. No entanto, como é uma massa muito plástica e um pouco elástica, ferramentas tipo aro não são muito úteis. As ferramentas de ponta fina e as redondas, além de carimbos de texturas fornecem bons resultados. Além disso, com a massa de pocelana fria é possível já fazer as esculturas com a cor já definida, sem precisar pintar. Isso é possível porque a massa de porcelana fria pode ser colorida quando você for prepará-la, de forma que quando ela secar ela já ficará com a cor que você escolheu. Observe abaixo exemplos de escultura feitas com este tipo de massa.

 

Receita de Massa de Porcelana Fria:

Ingredientes: 2 xícaras de chá de cola branca; 2 xícaras de chá de amido de milho (Maizena); 1 colher de sopa de de suco de limão (esprema um limão e pegue essa quantidade); 2 colheres de sopa de vaselina líquida (comprada em famácias); 1 colher de sopa de creme para as mãos (não gordurso), tinta à oleo para pintar tela (quadros) afim de colorir a massa nas cores desejadas.

Modo de Preparo no Microondas: 1) Coloque numa tigela de vidro a maizena, a cola branca e a vasleina líquida e vá mexendo. Esprema o limão na colher e adicione à tigela. Misture bem todos os ingredientes (com exceçãod creme para as mãos). 2) Coloque a tigela no microondas e regule-o para 3 minutos, em potência máxia. Após cada minuto, misture bem a massa com um colher de pau. Em seguida, volte ao forno. Se necessário, deixe-a por mais 1 ou 2 minutos no forno, sempre verificando e misturando a massa após cada minuto, até que fique completamente cozida. A consistência da massa cozida é semelhante à da massa de modelar. 3) Uma vez pronta a massa, espalhe sobre uma superfície lisa o creme não gorduroso para mãos, sem exceder na quantidade indicada na receita. 4) Lave bem as mãos agora, para evitar formar bolo na massa. Despeje a massa por cima, ainda quente. Sove-a por vários minutos seguidos. Quanto mais você manuseá-la, melhor ela ficará para trabalhar. 5) Quando a massa estiver bem sovada, pressione-a formando um rolo maciço. 6) Coloque a massa numa saco plástico ou envolva-a em filme de PVC, para evitar que resseque. Utilize-a quando estiver totalmente fria.

Modo de Preparo no Fogão: 1) Misture todos os ingredientes (exceto o creme para as mãos) numa panela antiaderente. Leve ao fogo brando, mexendo sempre com a colher de pau, até que a massa forme uma bola e solte do fundo e dos lados da panela. 2) Em seguida faça o mesmo que os passos 3, 4, 5, 6 do microondas.

Para colorir a massa durante a sua criação, use tinta à óleo para tela e se desejar tons metálicos, pode-se usar até purpurina em pó. Depois da escultura pronta e seca, pinte com tinta plástica. A tinta plástica fornece um acabamento mais plano. Se quiser pintar com tinta à óleo, umedeça o pincel em secante de cobalto e depois na tinta. A tinta à óleo fornece um acabamento mais gradual. Se quiser em várias cores, separe quantidades de massa e coloque cada uma em uma cor. Se quiser uma massa de pequena espessura, use um rolo (ou cano de PVC) para amassar ou mesmo rolo de pastel. Se quiser cortá-la use estilete. Lembre-se que a massa deve ser guardada enrolada em plástico (filme de PVC).

 

2) Argila Sintética de Epoxi - Assim como a porcelana fria esta massa não é tradicionalmente usada em efeitos especiais, mas em países como o Brasil, elas podem ser uma boa alternativa, principalmente para esculturas pequenas, ou seja, maquetes. É muito conhecida como massa epoxi e algumas marcas são tradicionais, como a Durepoxi (foto ao lado). Geralmente elas vêm em blocos de 2 cores: branca e cinza escuro. Quando estes blocos são misturados, obtem-se uma massa homogênea cinza mais clara e que seca em contato com o ar. Existem massas que secam em alguns minutos e outras em algumas horas. Não é muito fácil de se trabalhar com ela, mas a vantagem é que pode-se obter esculturas prontas sem precisar assar. Quando for trabalhar com ela, se desejar suavizar a superfície de sua escultura use álcool ou vaselina. Lembre-se que a melhor forma de lixar é com lixa d'água, pois o acabamento fica melhor. E depois de secas, além de poderem ser lixadas, elas podem ser riscadas para fazer texturas e serem pintadas com tintas tipo esmalte sintético automotivo, tinta acrílica para tela, tinta plástica e tinta látex de pintar parede.

Existem algumas massas epoxi importadas como Apoxie Clay que é mais macia e mais fácil de se trabalhar. É uma massa de duas partes, que permite riqueza de detalhes, podendo ser pintada antes e depois de seca, permitindo trabalhar por 2 horas, secando totalmente em 24 horas. Vem em 2 cores: cor de terra e branco.

 

 

 

 

Dependendo do talento do artista, olhe o que pode ser obtido com massa epoxi:

Escultura do personagem Trinity do filme Matrix, feita com massa epoxi comum (Durepoxi) pelo brasileiro Olyntho Tahara:

 

 

Escultura do personagem de quadrinhos Colossus em massa Apoxie Clay, feita pelo argentino Martin Canale:

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar para a página principal |Voltar para Escultura

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail