Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 14

 

Modelos de Perfeição

 

 

Detalhes de Construção

 

Detalhamento dos Painéis Externos com Pintura

 

Uma outra forma de dar a idéia de grande tamanho, principalmente para aviões e submarinos, é fazer um grande número de faixas estreitas riscadas com estilete e pintar o sulco formado para simular placas de metal que compõem o veículo. Esta técnica foi usada pela ILM nos submarinos do filme Caçada ao Outubro Vermelho e deu uma idéia de grande tamanho.

Na foto abaixo, você pode ver dois modeladores da ILM detalhando a superfície externa de uma miniatura de submarino do filme Caçada ao Outubro Vermelho. Note que eles estão riscando a superfície externa e pintando o sulco formado pelo risco. Isto tira a idéia da miniatura ser "lisa", dando uma idéia de grande tamanho.

 

Essa mesma técnica também foi usada no filme Maré Vermelha. No filme, os submarinos Trident de 170 metros de comprimento por 12 metros de diâmetro e altura de 4 andares foram representados por miniaturas. Segundo David Goldberg da DreamQuest Images, "foi difícil dar a ilusão de escala de grandeza. Quase sempre nas miniaturas, algo que revela a pequena escala é a aparência lisa, como se tivesse sido esculpida em um bloco único de isopor e recebido um acabamento liso. Para evitar isso, construímos as miniaturas de submarino para dar a impressão de terem sido feitas chapa-a-chapa. Isto causou um efeito ondulado no submarino, como se tivesse sido feito por diversas partes, fazendo-o parecer maior".

 

 

Uma técnica bastante interessante usada pelos modeladores é obtida pela pintura. Esta técnica consiste em desenhar painéis de cor diferente. Se você observar um avião real de perto, você notará que ele é formado por várias placas de aço, mas elas tem uma diferença de cor entre elas. Umas são mais claras, outras são mais escuras. Este efeito também é utilizado por modeladores, não só para dar impressão de maior tamanho, mas também para dar mais realismo às miniaturas. Assim, quando os modeladores pintam as miniaturas, eles o fazem pintando painéis com diferença de tom.

Observe as fotos abaixo. A da esquerda mostra um detalhe da miniatura de X-Wing do filme Guerra nas Estrelas. Veja a grande variedade de cores na fuselagem da nave. Alguns painéis são cinza claro, outrso são cinza escuro, outros são mais azulados e outros até são amarelados. Esta técnica de pintar painéis com tons diferentes de cor, tira a sensação de uma nave "lisa", pois uma miniatura com superfície toda "lisa" (por exemplo uma nave pintada em um só tom de cinza) lembraria muito mais um brinquedo!

A foto da direita mostra um detalhe da fuselagem de uma miniatura de Enterprise de um dos filmes de Jornada nas Estrelas. Note a imensa quantidade de pequenos retângulos pintados de cores diferentes. Uns são cinza mais escuro, outros são mais claros, e assim vai.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma variação desta técnica seria não só pintar painéis com cores diferentes, mas também com alto e baixo-relevo.

A foto abaixo mostra um detalhe da fuselagem de uma miniatura de Enterprise de um dos filmes Jornada nas Estrelas. Veja que os painéis não só tem cores diferentes, mas também tem alturas diferentes. Uns painéis são mais altos que outros e outros são mais baixos. Este efeito é facilmente obtido com pintura. Normalmente, as partes mais baixas são pintadas primeiro. Assim, os modeladores pintam toda a miniatura com a cor que deverá ser a mais baixa. Depois de seca, eles mascaram a superfície com fita adesiva (colocam fita crepe) naqueles trechos que devem ficar mais baixos. Depois eles pintam com outro tom de cor. Assim, as partes pintadas com este outro tom, como foram pintadas por cima da primeira, ficarão mais altas. Assim, as outras cores que forem pintadas por cima, ficarão sempre mais altas que as pintadas anteriormente.

 

 

Uma outra variação desta técnica seria pintar painéis não só com cor diferente mas também com brilho diferente. Esta técnica foi utilizada na miniatura da Jupiter 2 do filme Perdidos no Espaço. Algumas das porções azuis da parte de cima do casco da Jupiter 2 eram mais brilhosas enquanto que outras eram sem brilho. Isto cria um tipo de discreto contraste quando oberservado contra a luz.

.IR PARA A PÁGINA 16

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail