Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 54

 

Modelos de Perfeição

 

 

Mini-Curso de Construção de Miniaturas Artesanais

 

Materiais e Ferramentas

G) Fibra de Vidro: A fibra de vidro basicamente contém camadas de resina com malha de fibra de vidro entremeada. É muito usada no Brasil para se fazer piscinas (com certeza você já viu alguma piscina azul que parece plástico). É leve e resistente. É muito usada em processos que envolvem Moldagem (Cast and Molding).

Abaixo você pode ver um pouco das etapas de moldagem de uma peça de fibra de vidro. Na primeira foto a malha de fibra de vidro está sendo mergulhada numa bacia com a resina própria para fibra de vidro. Na segunda foto a malha está sendo retirada da bacia com resina. Na terceira foto a malha com resina está sendo colocada dentro do molde negativo de gesso. Na quarta foto você o molde negativo de gesso já todo coberto com a malha. Na quinta foto você pode notar a peça de fibra de vidro já seca e retirada do molde.

 

 

 

Para saber mais sobre como é feito uma peça de fibra de vidro, não deixe de conferir o site Studio Creations.

 

Destes materiais todos citados anteriormente, creio que os mais difíceis de serem encontrados (é claro que depende da cidade brasileira) são: Espuma de Uretano, Poliestireno, Acrílico e alguns tipos de resinas.

Mas caso você não tenha acesso a estes materiais, existem vários outros bem perto de você. Dentro de sua casa, com certeza, existem vários tipos de plásticos recicláveis e que podem ser usados como material para suas miniaturas. Se você olhar na parte inferior de muitos recipientes de produtos como detergentes, desinfetantes, entre outros, você notará um símbolo de reciclável com um número dentro. Cada número corresponde a um tipo de plástico reciclável e que você pode usar.

Abaixo você verá os diferentes tipos de plásticos recicláveis e alguns exemplos de objetos feitos com eles e que você poderá usar para construir suas miniaturas. Observe que cada tipo de plástico é representado por um número dentro de um símbolo de "reciclável". Cada tipo de plástico tem suas próprias características.

 

Fontes Alternativas de Plásticos:

PET (PoliEtileno Tereftalato): é encontrado em garrafas de refrigerantes de 2 litros, em embalagens de bolos de confeitarias (daqueles encontrados em supermercados), etc. Você pode usar as garrafas de refrigerantes de 2 litros para criar objetos cilíndricos como foguetes. Como geralmente são transparentes, é muito fácil para simular janelas, pois basta colocar pedacinhos de fita adesiva antes de pintar no lugar desejado para facilmente se tornarem janelas. Assim, quando seco, basta tirar as fitas adesivas, ficando as janelas transparentes no seu lugar.

PEAD ou HDPE - PoliEtileno de Alta Densidade (High Density PolyEthylen): é encontrado em vasilhames de detergentes, de desinfetantes, em baldes comuns de roupa, de leite de magnésia, de amaciante, de sorvete de 2 litros. São muito úteis para se criar revestimentos externos de miniaturas pois são resistentes e ao mesmo tempo relativamente maleáveis.

PVC - PoliCloreto de Vinila: é encontrado em embalagens transparentes como de garrafas de água para geladeira, de produtos como Cepacol. Podem ser usados para janelas planas de miniaturas de veículos ou ainda para se criar detalhes de painéis da superfície externa de naves.

PERD (PoliEtileno de Regular Densidade) ou LDPE (Low Density PoliEthylen): é encontrado em algumas embalagens de adoçantes.

 

PP (PoliPropileno): é encontrado em alguns copos de refrigerantes descartáveis, em vasilhames de doces à granel vendidos em supermercados, em vasilhames de margarina, em caixas de fitas de VHS e em vasilhames de guardar alimentos como as Tupperware. Estas do tipo Tupperware podem ser encontradas em tamanho grande e também de forma quadrada, sendo excelentes fontes de plástico barato. Facilmente encontradas em lojas tipo R$ 1,99. São úteis para revestimento externo de miniaturas. As caixas de margarina são úteis para serem utilizadas na Técnica de Laminagem.

PS (PolieStireno ou PoliStyren): é encontrado nas caixas de CD's, em caixas de fitas cassetes, em copos plásticos descartáveis de água (aqueles brancos) e de refrigerantes (os brancos). É também encontrado em placas de avisos e que são vendidas prontas. Os plásticos de copos de refrigerantes são úteis para se criar detalhes de painéis de carcaça de miniaturas de naves e também para Técnica de Laminagem.

 

 

IR PARA A PÁGINA 56

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail