Parques de Curitiba.
Curitiba é conhecida como a "Capital Ecológica" porque preserva extensas áreas verdes. Existem muitos parques públicos equipados com churrasqueiras e pistas de " cooper", tendo fácil acesso por ônibus, automóvel ou bicicleta ( são 150 km de ciclovias cortando a cidade ). O Jardim Botânico, por exemplo, oferece uma panorâmica da vegetação de diversas regiões. Sua estufa de arquitetura moderna e seus jardins bem cuidados tornaram-no um dos cartões postais da cidade.

Escolha o parque o qual deseja obter informações e bom passeio.

Parque Barigui Passeio Público Parque São Lourenço
Parque Barreirinha Parque João Paulo II Parque Passauna
Parque Bacacheri Jardim Botânico Bosque Gutierrez
Jardim Zoológico Parque Reinardt Maack Bosque Zaninnelli


Parque Barigui

Distante apenas 5 Km do centro, o Barigui é um dos principais parques da cidade. Possui um grande lago com 400 mil metros quadrados, circundado por uma pista de "cooper" e ciclovia. Abriga um Centro de Exposições, onde são realizados diversos tipos de feiras o ano todo, além de churrasqueiras, um Centro Gastronômico, o Museu do Automóvel e um Parque de Diversões. O seu extenso bosque é cortado por muitas ruas e trilhas, convidando para um agradável passeio a pé. Nos dias mais quentes o u em promoções especiais, o parque reune milhares de visitantes.

* COMO CHEGAR: O parque situa-se entre a BR 277 (Rodovia do Café, saída para Ponta Grossa) e a Avenida Manoel Ribas, que dá acesso ao bairro de Santa Felicidade. Também pode ser acessado pela Av. Candido Hartmann. Via ônibus, o parque é servido pelas linhas "Bigorrilho" e pela jardineira "Turismo".

FOTO

Volta ao topo da página.

Passeio Público

O mais central dos parques, o Passeio Público conta com mais de um século de existência. Possui muitas árvores nativas e um mini-zoológico. Ocupa uma área de 70 mil metros quadrados, com três lagos, passeio de pedalinho, play ground, aquário e terrário. A vegetação é formada principalmente por eucaliptos, plátanos, canforeiras, ipês e carvalhos. Possui também bar e restaurante. Abre todos os dias logo de manhã e fecha perto das 20h. Está localizado entre as Ruas Presidente Faria , Presidente Carlos Cavalcanti e João Gualberto (Centro).

FOTO

Volta ao topo da página.

Parque São Lourenço

Contém aproximadamente 60 mil metros quadrados de bosque com mata nativa, um belo lago circundado por um pista de "cooper", churrasqueiras, lanchonete, play ground e uma pista exclusiva para descida com carrinhos de rolimã. Abriga ainda o Centro de Criatividade, local de incentivo às artes plásticas, com salas de aula, auditórios, bibliotecas, ateliers e locais para exposição.

* COMO CHEGAR: O parque situa-se no bairro São Lourenço, no cruzamento das ruas Mateus Leme e Nilo Brandão, a 4 quilômetros do centro da cidade. Quem optar pelo transporte coletivo tem várias alternativas: nos domingos e feriados, tomar a jardineira "S. Lourenço/Barreirinha", na rua Presidente Faria, ao lado do Passeio Público. A partir da Praça Tiradentes, existe a jardineira "Turismo" e as linhas "Taboão", "Abranches", e "Vila Suiça". Para quem está nos bairros, a opção é o ônibus "Interba irros II". O parque abre todos os dias, das 8h às 18h.

FOTO

Volta ao topo da página.

Parque Barreirinha

Localiza-se no bairro da Barreirinha, a 10 quilometros do centro. Contém árvores nativas, cabanas rústicas, churrasqueiras, lagos e play-ground. Abriga várias espécies de mamíferos e aves. O Horto Municipal da Barreirinha, também pertencente ao parque, é responsável pela produção de mudas de plantas ornamentais.

* COMO CHEGAR: O parque situa-se na parte norte da cidade, no prolongamento da Avenida Anita Garibaldi. Via ônibus, pode ser utilizada a jardineira "S. Lourenço / Barreirinha", que parte aos domingos e feriados da rua Presidente Faria, ao lado do Passeio Público. Outra opção é o alimentador "Cachoeira", que parte do terminal da Barreirinha.

Volta ao topo da página.

Parque João Paulo II

Este parque, também conhecido como Bosque do Papa, foi construído em homenagem aos imigrantes poloneses. Nele, podemos encontrar as habitações e utensílios típicos que faziam parte da vida destes pioneiros. O parque possui lanchonetes e um agradável bosque.

* COMO CHEGAR: Localizado no bairro Centro Cívico, a poucos quilômetros do centro, o parque é facilmente acessível seguindo-se pela rua Mateus Leme e entrando à direita na rua José S. Cortes. Outra opção é a jardineira "Turismo", que parte da Praça Tiradentes.

FOTO

Volta ao topo da página.

Parque Passauna

Situa-se às margens da represa do rio Passauna, que é responsável pelo abastecimento de água potável para um terço da população de Curitiba. Além de preservar espécies de animais, entre aves e pequenos mamíferos, o parque possui uma extensa pista de "cooper", ladeada pelo rio e por um bosque. Em um de seus extremos, foi construído um mirante que oferece uma agradável vista. Nos finais de semana e feriados, o parque é visitado por milhares de pessoas que apreciam a pescaria, pedalar em uma biciclet a ou simplesmente caminhar.

* COMO CHEGAR: Relativamente distante do centro, o Passauna pode ser acessado seguindo-se pelo prolongamento da Avenida Batel. Outra opção é pela Avenida Juscelino Kubitschek, que corta a Cidade Industrial, entrando na altura da fábrica da Volvo.

FOTO

Volta ao topo da página.

Parque Bacacheri

Também chamado de Parque Gal. Iberê de Mattos, resultou da recuperação de um lago artificial, realizada em 1988. Possui, além do lago, canchas de futebol de areia e vôlei, play-ground e churrasqueiras.

* COMO CHEGAR: O parque localiza-se entre as ruas Canadá e Rodrigo de Freitas, no bairro do Bacacheri. Via transporte coletivo, pode ser utilizada a linha de ônibus "Tingui", que parte do terminal do Cabral.

Volta ao topo da página.

Jardim Botânico

Seguramente, é um dos mais belos parques da cidade. Possui amostras de espécies vegetais de todo o Brasil, algumas delas abrigadas em uma estufa de original concepção arquitetônica. Os jardins são belíssimos e muito bem cuidados, enfeitados por fontes e cascatas. Abriga ainda o Museu Botânico, com auditório, biblioteca e espaço para exposições, quadras de tênis e um velódromo.

* COMO CHEGAR: Localiza-se no bairro de mesmo nome, na Av. Professor Lothario Meissner. Os ônibus "Centenário" e "Capão da Imbuia" passam próximos. Outra opção é tomar a jardineira "Turismo" , na Praça Tiradentes.

FOTO

Volta ao topo da página.

Bosque Gutierrez

Com uma área verde de 18 mil metros quadrados e uma fonte natural de água com vazão de 1350 litros por hora, o Bosque Gutierrez convida para um passeio a pé tomando um contato mais íntimo com a natureza. Nele podemos visitar o Memorial Chico Mendes, a casa do Seringueiro, o Pavilhão de Educação Ambiental e a Escola Amazônica.

* COMO CHEGAR: O bosque localiza-se no bairro Vista Alegre, entre as ruas Albino Raschendorfer, Jose G. Carrilho Jr, Amapá e Virgínia Bressam. Por ônibus, utilize as linhas "Vista Alegre", "Interbairros II" ou a jardineira "Turismo".

FOTO

Volta ao topo da página.

Zoológico

Relativamente distante do centro da cidade, o Zoológico de Curitiba abriga mais de mil animais, vivendo em um ambiente próximo dos seus habitats naturais. Faz parte do Parque Regional do Iguaçú, o maior parque urbano do país, com 8 milhões de metros quadrados, um santuário ecológico para muitas espécies. A infra-estrutura oferece estacionamento, sanitários e lanchonetes. Funciona de terça a domingo, das 8 às 17 horas.

* COMO CHEGAR: Através da Rua Francisco Derosso, seguindo as placas indicativas, ou pela Avenida Mal. Floriano Peixoto, entrando à direita na Via Intercavas, logo após o viaduto do Boqueirão. Se for de ônibus, pegue a linha "Zoológico", que parte do terminal do Boqueirão, ou a linha "Pinheirinho/Zoo", que parte do terminal do Pinheirinho.

Volta ao topo da página.

Bosque Reinhardt Maack

Ocupa uma área de 78 mil metros quadrados, disputados por praticantes de trekking e jogging em meio a trilhas abertas pelo arvoredo. Situa-se na Vila Hauer, com acesso pelas Ruas Raggi Izar, Waldemar Kost, André Ferreira e Oswaldo Aranha.

Volta ao topo da página.

Bosque Zaninelli

Este bosque possui um mirante e abriga a Universidade Livre do Meio Ambiente, um interessante projeto que visa a difusão do conhecimento ecológico, com salas de aula ao ar livre e um anfiteatro.

* COMO CHEGAR: Situa-se no bairro do Pilarzinho, na Rua Victor Benato, 210. O ônibus que passa pelo local é o "Jardim Kosmos", com ponto na Travessa Nestor de Castro. Outra opção é a jardineira "Turismo", que parte da Praça Tiradentes.

Volta ao topo da página.