O "BERRO"

do Coronel

Ano I - Primeira Edição - Editora Responsável: Marlene Heidy Muller Itanhaém, Abril de 1998

 

UM PEDAÇO DO PARAÍSO EM ITANHAÉM

 

Cidade Jardim Coronel, Equitação, Bairro do Rio Acima, Fluvila, Vila Parque Fluvial, Estancia Suíça, Parque Real... formam uma das mais belas regiões de Itanhaém. Com lindas praias fluviais banhadas pelo Rio Preto de Itanhaém, quiosques aconchegantes e natureza pulsante, o local chega a ser freqüentado por milhares de turistas na alta temporada e mesmo fora de estação muitas pessoas abrem mão das praias e do "conforto" da cidade para usufruir deste paraíso, com características rurais, que a custa do heroísmo de seus freqüentadores mantém-se como um pólo turístico do litoral, mesmo durante o inverno.

De acesso precário, uma vez que depois de alguma chuva a estrada fica intransitável, esse pequeno pedaço de paraíso é sem dúvida, um dos sustentáculos do turismo regional, apesar de ser um dos locais mais carentes do município.

Como toda má administração gera diferenças sociais, a região é cenário de uma cruel injustiça social; entre belas chácaras, casas suntuosas, invasões e desmatamentos, rebaixamento desordenado de ruas e lotes, vive o povo nativo, em situação por vezes ultrajante, apesar do comércio alternativo local gerar algumas centenas de empregos e subempregos como: exploração de caiaques para turistas, etc...

Uma região que, entre garças, patos selvagens, caxinguelês e borboletas azuis, vem crescendo sozinha, a mercê da atenção da administração pública, as custas do heroísmo de turistas que nunca desistem de freqüentar o local e do sacrifício dos seus habitantes que, as vezes, por dias, deixam de mandar seus filhos para a escola por não terem o dinheiro da passagem.

Parabéns Coronel e adjacências, parabéns aos nossos visitantes e principalmente ao nosso " POVO DO MATO" !!!

____________________________________________________________________________________________

 

A NATUREZA PEDE SOCORRO

O Homem é um animal provido de inteligência e consequentemente social; porém viver em sociedade, nem sempre é fácil, mesmo para os mais inteligentes.

Um dos problemas que começa a afligir o homem do século ( quase ) XXI é o LIXO.

Numa época em que ecologia e meio ambiente transformaram-se em expressões da moda, o grande vilão aparece como uma grave ameaça para o mundo.

Para sentir de perto o problema, basta um "gostoso" passeio pelo bairro que sem dúvida, ainda é um dos maiores redutos da Mata Atlântica e da Natureza em nosso Planeta. Em alguns locais, os moradores até com certo cuidado, construíram lixeiras altas, tentando evitar o estrago provocado pelos animais de grande porte que circulam soltos pela região, porém não tiveram muito sucesso. Por outro lado, a maioria dos moradores "Cospe no prato em que come", jogando lixo nas esquinas sem a menor preocupação e esquecendo-se de que além de "emporcalharem" o belo lugar em que moram, estão com sua atitude, formando verdadeiros criadouros de ratos e outros animais peçonhentos que amanhã irão invadir suas casas e com certeza adoecer seus próprios filhos.

Como a intenção desse nosso veículo comunicador não é só a de apontar problemas mas também a de sugerir soluções, nossa proposta baseia-se no famoso provérbio: " A União faz a Força ".

Assim, aconselhamos a comunidade a que se una em uma espécie de "MUTIRÃO DE LIMPEZA" em defesa da Natureza, uma vez que não podemos contar com a assiduidade da limpeza pública e o apoio dos administradores.

É preciso que nos conscientizemos de que precisamos da natureza para sobreviver e ela mais do que nunca, precisa de nós para continuar existindo.

____________________________________________________________________________________________

" Você Sabia? "

 

OS DESCONHECIDOS LIMITES DE ITANHAÉM

 

São raros os habitantes de Itanhaém que conhecem as suas divisas reais.

Você sabia, por exemplo, que nossos limites chegam a: Peruíbe, Mongaguá, Juquitiba e até São Paulo ?

Você sabia, também, que na divisa de Itanhaém com a Capital do nosso Estado, existem loteamentos localizados e aprovados em nosso município e aos quais o acesso só é possível por São Paulo? Exemplo: o Rainbow Walley.

Você sabia, ainda, que a divisa de Itanhaém com Peruíbe é feita pelo eixo de uma rua do Balneário Santa Cruz, aprovado em comum entre os dois Municípios?

Você Sabia? Itanhaém é muito maior do que você pode imaginar !!!

____________________________________________________________________________________________

 

"MOCA BONITA"

Lazer diferente na Cidade

 

Mesmo que se viva em uma maravilhosa pequena cidade litorânea como Itanhaém, sofre-se a ameaça constante do mal da década de 90: o famigerado "STRESS’’.

Segundo os especialistas, poucas atividades podem ser mais relaxantes do que uma boa pescaria, conclui-se portanto que na eventualidade de um jogo: pescaria x stress, a pesca é, sem sombra de dúvida, "Dona da Bola ".

Daí vem, com certeza, o crescimento de uma atividade cada vez mais útil e promissora que são os Pesque Pague, traduzidos por horas de lazer em contato direto com a natureza e sem que se perca as comodidades a que se está acostumado.

Por apenas R$ 5,00 da taxa de permanência, por pescador, ( com direito a uma cerveja ou um refrigerante ), acompanhantes não pagam, pode-se passar um dia gostoso a beira do lago, pescando pacús, tambacús, tilápias, traíras e carpas cabeçudas de até 7 kg, sem se preocupar com o transporte de varas de pesca, puçás, samburás, anzóis e iscas pois o Pesque Pague "MOÇA BONITA" fornece todo o equipamento necessário a uma boa e farta pescaria.

Em atividade há apenas dois meses, o Pesque Pague "MOÇA BONITA", localizado à Rua Gino Arduini, nº 30, a 500 ms do Trevo da Cesp, com acesso asfaltado, próximo a Kuka Terraplenagem, é hoje com certeza, um dos locais mais propícios a que se passe horas de agradável lazer, para toda a família.

PESCARIA - diversão e lazer para "jovens" de todas as idades !!!

____________________________________________________________________________________________

 

 

 

O "Berro" chegou!!!

Que bons ouvidos o ouçam e bons olhos o leiam!...

 

Voltar à Página Principal