Curiosidades

A tatuagem é uma arte pré-histórica, segundo testes de Carbono 14 feito em múmias data de mais de 3000 antes da era cristã.

Essa arte é existente em todo o globo terrestre, no Brasil umas das únicas tribos que praticava este tipo de decoração corporal foi também uma das primeiras a ser dizimada pelo dito homem civilizado.

Em lugares como as ilhas polinésias é uma questão de postura social ter tatuagem, as tatuagens são feitas com bastões de madeira na ponta deste são fixados dentes de cachorro por se tratar de um animal sagrado, pois em suas excursões por novas ilhas os animais eram levados como fonte de alimentação.

No Japão a arte foi usada para especificar famílias Yakuza (Máfia japonesa). Que também se especializou no Monopólio de artes bizarras, tirando a pele de pessoas tatuadas para a confecção de objetos decorativos (abajur, quadros etc.) oferecendo seleto e milionário mercado de colecionadores exentricos.

Na América do Sul e Central o pioneiro na arte com materiais elétricos e atelier foi o velho Luck de Santos. Desembarcou em Santos (anos 60),vindo de um país europeu e ali se instalou.

Marco Leoni(Tattoo You) é considerado o embaixador da tatuagem no mundo. Por falar várias línguas e vários dialetos e também um dos pioneiros na arte. Hoje trabalhando na Itália.

Foram realizadas convenções internacionais no país, com presença de artistas de renome mundial.

QUESTÕES TÉCNICAS

Diário Oficial: D.O.E.; Seç. 1, São Paulo 102 (150), sábado, 8 de agosto 1992.

Centro de vigilância sanitária portaria CVS-13 de 7-8-92.

Dispõe sobre a regulamentação da realização de tatuagens, neste artigo lei do diário oficial especifica as necessidades técnicas e físicas para o funcionamento de um estúdio de tatuagem.

Pessoas diabéticas com deficiência de células que retêm pigmentação não é aconselhável.

Menores

Por mudança na estrutura do tecido não é aconselhável.

Materiais

Hoje existem bons materiais nacionais.

Existem firmas especializadas em vários países do mundo. Procurar em revistas especializadas.

Voltar