CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > G > Gonçalves, Dr. Vasco dos Reis

Dr. Vasco dos Reis Gonçalves

 

 

 

Gonçalves, Dr. Vasco dos Reis

 

Médico, nasceu na vila de Câmara de Lobos, no dia 25 de Março de 1914, tendo falecido no Funchal, no dia 24 de Abril de 2005. Era filho de Manuel Augusto Gonçalves e de Maria Lídia Gonçalves. Era neto paterno de Francisco Gonçalves dos Reis e de Maria Natália Gonçalves e neto materno de Roque Gonçalves e de Maria Petronila Gonçalves.

Casou na igreja de São Pedro, no dia 21 de Janeiro de 1950, com Mécia Maria Gouveia de França Reis Gonçalves (falecida em Outubro de 2005), natural do Porto Moniz, filha do Prof. Francisco dos Anjos França e de D. Alda Baptista Homem de Gouveia França, de quem teve:

1. Vasco José de França Reis Gonçalves, natural de Câmara de Lobos, onde nasceu no dia 14 de Abril de 1956, tendo falecido no dia 17 de Março de 1985, deixando viúva Teresa Maria Faria Xavier Reis Gonçalves, natural do Brasil e residente no Funchal, com quem havia casado na igreja da Penha de França e de quem houve:

2. Sara Xavier Reis Gonçalves, natural do Funchal, onde nasceu no dia 23 de Agosto de 1981.

2. Rossana Xavier Reis Gonçalves, natural do Funchal, onde nasceu no dia 3 de Novembro de 1984.

 

 Foi presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Ainda que tendo participado numa sessão camarária de 1 de Agosto de 1945, é apenas nomeado para o cargo de presidente da Câmara Municipal, por alvará de 24 de Agosto de 1945, tomando posse, ao que parece, no dia 3 de Setembro, datando do dia 12 do mesmo mês e ano o registo da primeira acta da Câmara, onde o seu nome consta como presidente.

Manteve-se na presidência da Câmara até 18 de Abril de 1959, altura em que é substituído por António Prócoro de Macedo Júnior, em virtude de ter ultrapassado o período, permitindo por lei, para permanecer ininterruptamente à frente da presidência da Câmara. Regressa à liderança da Câmara em Junho de 1973, onde se mantém até 2 de Outubro de 1974.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura